Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Mega passeio em Lisboa junta 1600 a pedalar

Na semana da mobilidade, a adesão foi imensa

A capital recebeu no passado sábado 20 de setembro um mega passeio de bicicleta, cerca de 1600 ciclistas juntaram-se no Terreiro do Paço em Lisboa, para participar num mega passeio de bicicleta organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), inserido na Semana da Mobilidade.
Com a concentração marcada para as 14 horas, a partida foi dada pelas 16 horas, depois dos participantes terem confirmado as inscrições, e receber algumas lembranças, bidons e t-shirt alusivas ao evento, o qual teve início no Terreiro do Paço, seguiu pelo Cais do Sodré, Av. Brasília e Belém com paragem junto à Torre. Depois foi o regresso pelo mesmo caminho, com as pedaladas a terminarem pelas 18 horas com um trajecto de cerca de 18 quilómetros.
Num sábado marcado com um tempo instável, o céu carregava algumas nuvens, mas a chuva esteve ausente, deu espaço ao sol, que aqueceu os participantes, com temperaturas elevadas, o que proporcionou assim umas belas pedaladas.
“Um olhar pelo evento”
A utilização da bicicleta seja como forma de exercício, como de transporte alternativo, continua cada vez a ter mais expressão, cada vez se veem mais utilizadores da mesma, e estes eventos servem sem dúvida para demostrar a vontade das pessoas para andar de bicicleta, o que muitas vezes retrai as mesmas pela falta de segurança, e ainda pela inconsciência de muitos automobilistas de não respeitarem quem anda de bicicleta, apesar das alterações ao código da estrada, muitos são ainda aqueles que o desconhecem, ou tentam desconhecer, não dando oportunidade e segurança a quem gosta de pedalar.
Neste sábado pudemos ver uma diversidade de utilizadores de bicicleta, pessoas equipadas a rigor, outros casualmente, os objetivos em comuns, andar de bicicleta, demostrar que a mesma está bem viva. Tivemos participantes de diversas idades, participantes masculinos e femininos, e muitas crianças, famílias a pedalar, pais com crianças em cadeiras próprias, no passeio da mobilidade onde se sentiram seguras, algo que quando andam sozinhos na estrada muitas vezes não encontram.
Na semana da mobilidade muito se faz e fala da bicicleta, porem depois ao longo do ano muitas vezes fica esquecida, mas uma entidade que tem lutado pelo direito da mesma tem sido a FPCUB que ao longo dos anos tem conseguido direito para os ciclistas, e espaço para as bicicletas, a sua luta é diária para que a bicicleta e o seu utilizador seja respeitado, e possamos ter também um ambiente menos poluente, e neste passeio a FPCUB conseguiu juntar uma mancha imensa de bicicletas, com uma pedalada cheia de muito sucesso, e tentamos saber no final a opinião do presidente da instituição José Manuel Caetano, que no final dizia á nossa reportagem; “Estou sem palavras por esta adesão imensa, este passeio foi muito positivo e ultrapassou as nossas expectativas, o que vem demostrar o nosso trabalho em defesa da bicicleta. Esta semana tivemos o Prémio da Mobilidade que foi um sucesso, hoje todas estas bicicletas aqui presentes, estou sem palavras. É muito bonito ver esta moldura humana, tivemos um pelotão com uma extensão imensa, a cabeça do mesmo já passava o Cais do Sodré, e ainda havia pessoas a sair da Praça do Comercio, é algo maravilhoso, e diz tudo. Isto dá-nos ainda mais força para trabalharmos mais e melhor na defesa da bicicleta”.
E foi sem dúvida uma grande pedalada pela capital, muitos participantes, muitas pessoas a apoiarem e a aplaudirem, com uma tarde bastante solarenga, tudo esteve reunido para um belo passeio, uma forma saudável de celebrar mais uma semana da mobilidade, onde a bicicleta foi sem dúvida a rainha.
No final existiu ainda um momento de sorteio, onde foi sorteada entre os participantes duas cadeiras para transporte de crianças, e ainda uma bicicleta.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta