CLÁSSICA ALDEIAS DO XISTO DECIDE TAÇA DE PORTUGAL

O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto no dia 16 de abril, data em que se realiza a 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, a única prova oficial de competição que começa e acaba numa aldeia, e que determinará o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Este ano, o percurso liga as Aldeias do Xisto do Mosteiro, no concelho de Pedrógão Grande, e Aigra Nova, no concelho de Góis.

O acolhimento aos atletas e Secretariado Técnico decorre no Município de Castanheira de Pera. Participam 17 equipas profissionais, num total de 120 atletas.

Evento

O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto

A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português.

No total, os ciclistas percorrem cerca de 150 km, a meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria. Pelo caminho, há mais duas subidas pontuáveis: na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pera (km 112,5).

O terreno íngreme da região vai conduzir o pelotão do Zêzere à serra da Lousã, passando também nas proximidades das aldeias de Pedrogão Pequeno, Álvaro, Candal, Cerdeira, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal e Comareira.

Para o coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, “a Clássica Aldeias do Xisto é uma celebração do ciclismo, da superação desportiva e das paisagens montanhosas do centro do país”.

Bruno Ramos frisa ainda que “há uma cultura ligada à bicicleta muito evoluída nas Aldeias do Xisto, com infraestruturas e serviços de excelência para a práticas das diferentes modalidades”.

A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin’Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador.

O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

Parceiros

Deixe um comentário