ALEMANHA NO CAMINHO PARA O TOP-5 DE PORTUGAL
A Seleção Nacional sub-19 chega ao último jogo do Campeonato do Mundo com o objetivo de fechar o top-5 no jogo frente à Alemanha, este domingo pelas 14h00 (hora portuguesa), que poderá acompanhar em direto no Canal 11.
Leia também
PORTUGAL VENCE ILHAS FAROÉ E CONTINUA NA LUTA
Fonte: Federação de Andebol de Portugal
Fotos: © IHF / HRS / kolektiff
O percurso
Portugal terminou a Fase Preliminar na segunda posição, depois de ultrapassar Ruanda e Argélia; tendo consentido uma derrota nesta fase da competição diante da anfitriã – Croácia – que, por sua vez vai lutar pela medalha de bronze.
Já na Ronda Principal – Main Round – os comandados de Nuno Santos conquistaram duas vitórias na reta final de cada encontro, diante da Hungria e da Eslovénia, que valeu um lugar entre as oito melhores seleções em competição.
Nos Quartos de Final, com a Dinamarca pelo caminho – seleção que vai jogar a Final – os portugueses não conseguiram bater-se com os nórdicos e traçaram novo objetivo: a conquista do quinto lugar.
Na passada sexta-feira, diante das Ilhas Faroé, a seleção das Quinas voltou a vencer, em jogo eletrizante que só ficou decidido após desempate através de livres de 7 metros.
Segue-se a Alemanha, no último encontro da décima edição do Campeonato do Mundo sub-19, como o último obstáculo para o top-5 Mundial.
De recordar que Portugal está na terceira participação em Campeonatos do Mundo sub-19, tendo conquistado a sétima posição em 2017 e o quarto lugar em 2019.
Sobre a Alemanha
A Alemanha terminou a Fase de Grupos na primeira posição, tendo vencido a Arábia Saudita, Estados Unidos da América e Argentina.
Já no Main Round, apenas venceu o Irão e sofreu uma derrota com as Ilhas Faroé.
Já entre o top-8 Mundial, os germânicos saíram derrotados dos Quartos de Final frente a Espanha que, à semelhança da Dinamarca, vai disputar a grande Final.
Frente à Noruega, os alemães não desistiram e impuseram um impressionante parcial de 10-0 que valeu a presença no jogo de atribuição do quinto lugar.
No EHF EURO 2022 masculino, disputado em Montenegro, a equipa alemã acrescentou mais uma medalha ao seu palmarés, ao vencer a Hungria por 29-22 no jogo da medalha de bronze; enquanto que Portugal ocupou a oitava posição no Campeonato da Europa.
Em Campeonatos do Mundo sub-19, a Alemanha é mais experiente que Portugal – sete participações contra apenas três – tendo conquistado uma medalha de bronze (2013) e uma medalha de prata (2019).
O ponta esquerda David Móré, que joga no clube alemão Rhein-Neckar Löwen, não está presente no Campeonato do Mundo devido a lesão, à semelhança de Henri Pabst, do THW Kiel, que partiu o pé no último jogo de preparação e vai estar ausente durante vários meses.
No entanto, há vários jogadores a ter em atenção nesta seleção germânica.
Key Players: Max Günther (Ponta Direita), Julian Buchele (Guarda-Redes), Fritz-Leon Haake (Central)
A voz do Comando
Nuno Santos, selecionador nacional, confessa que o grupo está cansado fisicamente, mas motivado para defrontar a Alemanha.
Apesar de não se esperar um jogo fácil, perante uma seleção forte fisicamente, como afirma o técnico, Portugal quer ser competitivo para tentar fechar a participação no top-5:
“O grupo está bem, animicamente. Agora, em termos físicos, estão todos muito cansados. Mas o que é perfeitamente normal.
Amanhã [domingo] vamos apanhar uma equipa muito física [Alemanha], com um jogo muito rápido, também com um bom jogo exterior, boas ações de um contra um, principalmente pelo central e pelo lateral esquerdo, que são os principais jogadores, na minha perspetiva.
E adivinha-se um jogo muito duro para nós. De qualquer forma hoje treinámos, procurámos preparar o jogo da melhor forma possível e vamos ver.
Espero que consigamos ser competitivos e jogar bem. Só assim é que se pode ganhar a uma Alemanha.”