ALENTEJO WALKING FESTIVAL NO LOUSAL
Lousal - Foto: Município de Grândola
Alentejo Walking Festival 2025 – Caminhadas do Alentejo, destina-se a debater o desenvolvimento e a relevância das redes de trilhos para a região e para o turismo nacional.
O caso do Município de Grândola, nomeadamente:
as boas práticas desenvolvidas na criação, manutenção;
e promoção dos percursos pedestres no concelho, vai ser apresentado no primeiro painel intitulado “As Redes Municipais de Percursos Pedestres no Alentejo”.
Alentejo Walking Festival apresenta a conferência “Redes Municipais de Percursos Pedestres”
O Lousal, no concelho de Grândola, foi o local escolhido para acolher a conferência “Redes Municipais de Percursos Pedestres”, no próximo dia 30 de outubro de 2025.
O evento, que decorrerá no Museu Mineiro do Lousal, faz parte do Alentejo Walking Festival 2025 – Caminhadas do Alentejo.
A conferência, é promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio do Município de Grândola.
Durante a sua realização vai também ser apresentada a Rede de percursos.
Mas também debatida “a relevância das Redes de Percursos Pedestres em Portugal e a sua importância para a Operação Turística”.
A tarde será dedicada a atividades, com visitas guiadas ao Museu Mineiro, Centro Ciência Viva e Mina do Lousal, incluindo um passeio pedestre interpretativo, oferecidas pelo Centro Ciência Viva do Lousal.
A participação na conferência é gratuita, mas requer inscrição obrigatória devido aos lugares limitados.
As inscrições devem ser efetuadas através do sitio web.
Mina do Lousal e a aldeia mineira
A Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira localiza-se na freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola.
Embora a região tenha sido povoada desde a Idade do Cobre, como atestam os monumentos megalíticos e o Castelo Velho do Lousal, é no final do século XIX que se inicia a moderna exploração da mina do Lousal.
Com o encerramento da mina a aldeia entra em decadência.
Até que, no início dos anos noventa, a Câmara Municipal de Grândola e a Fundação Frédéric Velge iniciam um programa de revitalização do Lousal (RELOUSAL).
O programa tem por base a criação de uma nova especialização territorial assente no turismo cultural, com reforço da identidade mineira.
Destaca-se o Museu Mineiro do Lousal e o Centro Ciência Viva do Lousal.

