ALEXIS GUERIN FESTEJA NA ALDEIA DAS DEZ

Alexis Guerin

Alexis Guerin - Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Alexis Guerin (Anicolor-Tien21) foi o mais forte no Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto e ergueu os braços na Aldeias das Dez, em Oliveira do Hospital.

No entanto, o maior festejo do dia foi o de Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), que garantiu a vitória na Taça de Portugal de Estrada 2025.

Alexis Guerin, ciclista francês de 32 anos em ano de estreia em Portugal, cortou a meta ao fim de 3h33m54s.

Quatro segundos antes de Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), segundo classificado, e de Emanuel Duarte, terceiro.

Destaque ainda para Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que foi sexto, a nove segundos, e confirmou a vitória na Taça de Portugal entre os sub-23.

Leia também

ALDEIAS DO XISTO: O PALCO DA DECISÃO

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Alexis Guerin
Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

O final da Taça de Portugal de Estrada de Elite e Sub-23 foi nas Aldeias do Xisto

A viagem de 151,2 quilómetros que marcou o final da Taça de Portugal de Estrada de Elite e Sub-23 arrancou da Figueira da Foz às 12h15.

Teve com destino à Aldeia das Dez, em Oliveira de Hospital, local da meta do Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto.

Os ataques não tardaram após a partida real e, após algumas tentativas falhadas, a fuga do dia formou-se com 35 quilómetros percorridos.

Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Um grupo de nove ciclistas, composto por:

Angel Maneiro (Super Froiz), António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), César Guavita (GI Group Holding-Simoldes-UDO), Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Diogo Gonçalves (Feirense Beeceler), Jonatan Coronado (Earth Consulters/Maia/Frutas Monte Cristo), José Bicho (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), José Dias (Aviludo-Louletano-Loulé) e Rui Silva (Porminho Team) destacou-se dos demais.

O grupo seguiu a bom ritmo – foram percorridos 45 quilómetros na primeira hora – e a vantagem foi crescendo até um máximo de 1m20s.

A partir daí, com a Aviludo-Louletano-Loulé a liderar a perseguição, o pelotão foi reduzindo distâncias até à primeira meta particular (KM 73,2), vencida por António Barbio.

Após novo pico de vantagem (1m35s), a mesma voltou a diminuir, novamente com a Aviludo-Louletano-Loulé a liderar a perseguição.

Alexis Guerin
Alexis Guerin – Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Alexis Guerin aguentou até ao fim

Porém, a segunda meta particular (KM 112,3), em Tábua, vencida por José Bicho, voltou a fazer a diferença.

O grupo foi resistindo, mas três corredores conseguiram contra-atacar com sucesso.

Juntaram-se à fuga – Alexis Guerin, Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) e Diogo Gonçalves (Feirense Beeceler).

O grupo era agora composta por 12 ciclistas, quando estavam percorridos 120 quilómetros.

Com o aproximar do final da corrida, as movimentações na frente de corrida e a dureza da prova fizeram a seleção natural e resistiram apenas cinco:

Alexis Guerin, Pedro Silva, António Barbio, Diogo Barbosa e Diogo Gonçalves.

No entanto, destes, só Guerin aguentou até ao fim, cortando a meta com uma ligeira vantagem sobre Tivani, Emanuel Duarte e Nych.

Emanuel Duarte e Lucas Lopes – Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Emanuel Duarte vence a Taça de Portugal

Nas contas finais da Taça de Portugal de Elite, Emanuel Duarte garantiu então a conquista com o terceiro lugar no Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto, tendo somado um total de 210 pontos.

Nicolas Tivani subiu ao segundo lugar, com 202 pontos.

Fábio Costa (Anicolor-Tien21), líder à entrada para esta última prova pontuável, caiu para o terceiro lugar, com 170 pontos, depois de ter sido 15.º na corrida.

Já entre os sub-23, Lucas Lopes confirmou um triunfo que já estava matematicamente garantido após a Clássica de Viana.

No entanto, comprovou a sua superioridade, tendo sido o melhor sub-23 na corrida deste domingo.

Terminou na liderança do ranking com 285 pontos, à frente de Victor de Paula (Feirense-Beeceler), segundo com 185 pontos.

André Ribeiro (GI Group Holding-Simoldes-UDO) foi terceiro com 168.

Parceiros

Deixe um comentário