Algarve não é só praia, existe riqueza na Serra Algarvia

Prova

Foi no dia 10 que a Freguesia do Rio Seco recebeu o 2º Trail do Baixo Guadiana, inserido no Circuito de Trail do Algarve (3ª etapa) organizado pelo grupo Intermarché VRSA TrailRunners com o suporte da associação Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco, o apoio do Município de Castro Marim e Junta de Freguesia de Castro Marim e a valiosa colaboração da Associação Rodactiva). Esta prova consistiu em 3 percursos, k20, k30 e ainda uma caminhada.

A prova contou com os montes algarvios que tipicamente são relegados para segundo plano em virtude dos areais do Algarve, mas é caso para dizer que a sua beleza natural ímpar providenciou aos corredores paisagens fantásticas interrompidas por algumas lagoas.

O destaque vai para a organização, que esteve incansável, e cujo seu carisma, determinação e força acabaram por determinar a nota mais que positiva nesta prova. Era difícil não notar a humildade da organização e a vontade de ajudar e animar os participantes a cada posto de abastecimento, ao orientar os participantes durante o percurso ou até mesmo na chegada, tendo sido os membros da organização os primeiros a bater palmas aos participantes que iam chegando, desejando uma boa prova a todos.

Luís Costa, , João Fernandes e Fabio Alves os vencedores dos K20
José Pereira , Olavo Fontinha e Luís Varzea o pódio Séniores dos K30

O percurso encontrava-se muito bem assinalado por fitas e algumas setas de areia que permitiam aos participantes orientarem-se correctamente, mas em algumas zonas a organização decidiu colocar alguns colaboradores para facilitar a vida aos participantes e evitar algum acidente com o trânsito local.

O trajeto era marcado pelo terreno irregular característico daquela zona, sendo o cascalho solto um fator de dificuldade adicional tanto nas subidas como nas descidas, pelo que a prova foi bastante seletiva, com bastantes subidas que permitiam diferenciar os participantes por forma física e descidas que necessitavam de toda a concentração possível. No final a prova tornou-se mais rolante, permitindo os participantes desfrutar da vista e ainda assim manter ou aumentar o ritmo, tendo a organização pregado uma partida aos participantes no último quilometro, levando a fazer acreditar que ia terminar no asfalto, mas que rapidamente desvendou um ultimo monte a transpor, permitindo um final em beleza.

Na prova k20, João Fernandes – Padel clube VRSA, com 1h 22m 51s sagrou-se vencedor, seguido de Luís Costa, Individual com 1:31;53, completando-se o pódio com Fabio Alves – Clube Oriental Pechão, com 1:36;54. Nos femininos, Catarina Gouveia – Algarve TrailRuning, com 02:12;26 sagrou-se a vencedora, seguida de Carla Figueira – O Praticante, com 02:26;39, encerrando-se o pódio com a atleta Claire Stout – Stout-Legrand com 02:26;42.

Carla Figueira, Catarina Gouveia e Maria Ferreira o pódio das Séniores dos K20

A equipa “O Praticante” fez-se representar na prova k20 por três atletas, em que o destaque vai para a atleta Carla Figueira, que alcançou o 2º lugar do escalão seniores / 36ª geral, o atleta Eduardo Figueira obteve o 26º geral / 14º Seniores, com 2:05;14, e ainda o atleta Carlos Figueira que obteve o 51º geral / 13º M40, com 3:00;52.

Na prova k30, Olavo Fontinha – Algarve TrailRunning, com 02:24;16, sagrou-se o vencedor desta edição, seguido de Helder Silva – Intermaché VRSA TrailRunners, com 02:28;26, tendo Bruno Tita – Algarve TrailRunners, alcançado o terceiro lugar do pódio com 02:31;44.

José Maria Wellington de 87 anos de idade participou na prova de K20

No final muitos sorrisos na cara dos participantes, quer por terem feito uma excelente prova, quer por terem desfrutado das boas paisagens, mas outro motivo foi por terem ficado a saber que o 6º classificado da categoria m50, José Maria Wellington , com 87 anos ter terminado a prova em 3:00;29, tendo energia para fazer esta prova, acabando ser uma das figuras marcantes da prova.

Sobre a organização

O Intermarché VRSA – Altura – M.Gordo, tem promovido uma vida saudável e da prática desportiva, apoiando vários clubes e associações da sua localidade. Em Julho de 2014, quis ir um pouco mais além e apostar no trail, como uma modalidade em grande crescimento em Portugal, apesar da quase inexistente expressão no sotavento algarvio.

Este foi o mote para juntar 4 amigos apaixonados pelo desporto e com vontade de dar visibilidade ao Trail Running na sua região. Começaram por participar em algumas provas, mas a vontade de desenvolver um evento na zona do Baixo Guadiana foi crescendo. Até porque acreditam que o Algarve não é só praia e que a riqueza da Serra Algarvia merece ser vivida e partilhada.

Desde então o grupo foi crescendo, contando atualmente com 16 elementos. De desportistas amadores a atletas federados em outras modalidades, juntos pelos trilhos, pela vontade de desfrutar do contacto com a natureza, respeitando-a e divertindo-se.»

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Vicente Marques
Fotos: Intermaché VRSA TrailRunnersArmando Caiadas

Parceiros