ALMOUROL EXIGENTES SUBIDAS E DESAFIANTES DESCIDAS

Almourol

Foto: Your Connon Neighbour

O Grupo Cicloturismo Barquinhense com apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, e de OPraticante.pt como média partner, realizou no dia 03 de março de 2024, voltou a organizar a prova de Trail Running “Almourol à Vista”.

O evento já conta com a 7ª Edição, com o objetivo fomentar o desporto (a correr ou a andar), permitindo aos participantes a descoberta das suas lindas e bonitas paisagens ribeirinhas.

Aeródromo Militar de Tancos ex- BA 3

15ª Edição BTT Almourol à Vista – Passeio Maratona BTT

O próximo será a 15ª Edição BTT Almourol à Vista – Passeio Maratona BTT, com o percurso a passar pelo Aeródromo Militar de Tancos ex- BA 3.

Pretende a organização assim proporcionar uma agradável experiência aos participantes do Almourol à Vista, uns pela novidade de passarem nesta emblemática instalação Militar, outros o rever do local onde cumpriram Serviço Militar.

Brevemente mais informação

Leia também

“ALMOUROL À VISTA” PROMETE UM BELO TRAIL

Almourol
Foto: Your Connon Neighbour

“Largada” dada na Praça de Touros

Domingo, pela manhã e os apaixonados pelas atividades ao ar livre, convergiam para Vila Nova da Barquinha.

A bonita vila, sede de concelho, situada na fértil e verdejante lezíria Ribatejana, na região Centro do País, onde na histórica Praça de Touros, estava instalado o secretariado.

Fomos recebidos com simpatia, podemos levantar de forma rápida os dorsais e somos surpreendidos por uma longa mesa, com um maravilhoso pequeno-almoço, mas não nos podíamos alongar, tínhamos que ir equipar.

Após devidamente equipados e sob uma chuva que nos abençoava, regressamos à Praça de Touros, onde pelas 09:00 é dado o sinal de “largada”.

Largada”, daqueles que se quiseram superar no Trail Longo, e poucos depois eram seguidos pelos participantes no Trail Curto, Mini Trail, da Caminhada e para alegria de todos o São Pedro, sorriu e deixou de chover.

Almourol
Foto: Your Connon Neighbour

Percurso de sobe e desde com passagem junto ao Castelo de Almourol

Uma primeira parte de um constante sobe e desce, com algumas exigentes subidas e desafiantes descidas, e uma segunda parte mais rolante, mas também mais divertida, seguimos ao longo do Rio Zêzere, até à sua foz, quando desagua no Rio Tejo.

Percorremos o Trilho Panorâmico do Tejo, passando junto ao Castelo de Almourol, onde estava instalado mais um dos aguardados abastecimentos.

Foto: Organização

De seguida corremos ao longo de outro dos ex-libris desta região, as linhas ferroviárias.

Mas vou contar-vos um segredo, ainda fomos brindados com uma ginjinha e com uma imperial fresquinha, antes de chegarmos ao Parque Ribeirinho, que atravessamos, até onde estava instalado o arco da Meta.

Almourol
Foto: Organização

O Trail Longo teve a distância de 31 km, com D+1000 e integrou o Campeonato Nacional de Trail, Campeonato Regional da Associação de Atletismo de Santarém e a Taça de Portugal ATRP.

O percurso Trail curto, com a distância de 20 km com D+700, integra o Campeonato Nacional de Trail, Campeonato Regional da Associação de Atletismo de Santarém.

No Mini Trail e caminhada teve a distância aproximada de 13 km com D+200 e foi dirigida a atletas que quiseram correr e caminhar, sem intento classificativo.

Foto: Organização

E depois de mais um desafio…

Completado mais um desafio, estava na altura de seguir para os Balneários, situados a pouca distância do evento, recuperar as forças com a sopa e bifana, fornecidas pela Organização.

Aproveitar o momento de convívio e festa, e assistir à entrega dos prémios aos melhores classificados, mas todos aqueles que aceitaram o desafio foram campeões.

Almourol
Foto: Organização

Agradecimento à organização

Quero agradecer ao Grupo de Cicloturismo Barquinhense, a forma simpática em como nos recebeu a todos e pelo profissionalismo na difícil tarefa de organizar este grande evento.

Com certeza voltaremos e podem continuar a contar com OPraticante.pt como media partner.


Podes consultar aqui os Resultados

Parceiros

Deixe um comentário