Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Álvaro Beijinha, um líder praticante de desporto

Nascido a 7 de agosto de 1976, Álvaro Beijinha desde jovem iniciou a sua infância, como todos nós na prática desportiva, desde jogar futebol e ténis de mesa com os amigos, outras épocas, outros tempos ainda longe dos avanços tecnológicos, que hoje em dia todos conhecemos. Aos 10 anos de idade, esteve federado e jogou futebol nos escalões jovens e posteriormente praticou andebol até aos seus 12 anos.

Álvaro Beijinha

Há cerca de 11 anos atrás, Álvaro Beijinha iniciou os seus treinos de corrida sempre que tinha disponibilidade, na praia, ao fim de semana ou de férias, tendo iniciado de forma mais intensa e regular há cerca de 8 anos e meio atrás.

Atualmente a presidir a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, cargo que preenche o tempo do dia-a-dia, leva a que o treino seja feito antes do período laboral, com 4 treinos matinais por volta das 7 da manhã durante a semana o que lhe permite manter a dinâmica necessária ao longo do dia.

O fim-de-semana apesar de um pouco mais folgado, permite treinar ligeiramente mais tarde. “Durante as férias aproveito para correr praticamente todos os dias.” Palavras de Álvaro Beijinha, que em média faz anualmente entre 2300 e 2400km por ano entre treinos e provas.

Casar os 42 anos de idade com os 42km da Maratona

Tinha como grande objetivo para 2019, correr a sua primeira maratona, “casando” os 42 anos de idade com a distância mítica da maratona de 42km. Objetivo este que esteve previsto cumprir na Maratona do Porto no passado mês de Novembro de 2018 para a qual esteve inscrito, mas que por motivos profissionais o obrigaram a deslocar ao estrangeiro e não pode estar presente no evento.

No entanto acabou por cumprir esse objetivo na Maratona da Europa, em Aveiro, no passado dia 28 de abril de 2019, com o tempo de 03h57m14s e ocupando o 579º lugar da classificação geral, num ano em que festeja as 43 primaveras. De forma a aproveitar o treino, tem como segundo objetivo a participação no Trail Longo de 59km, do Trail da Costa Vicentina, edição de 2019.

Ocupando o cargo que exerce, torna-se assim num dirigente e cidadão popular, pelo convívio e participação nos eventos desportivos da região e mesmo a nível nacional, assim como apoiante incondicional das atividades da região, o qual não deixa de ser um exemplo não para os mais novos, mas também para os mais velhos, conforme passo a citar, “a título de curiosidade, comecei a correr porque sentia que precisava de ter uma atividade física, devido a uma vida muito sedentária e porque à data estava com peso a mais ( cerca de 20 kilos mais do que tenho hoje)”.

Álvaro Beijinha “A minha vida tornou-se muito mais saudável”

Quando comecei jamais me passou pela cabeça conseguir correr 10 km seguidos, quanto mais correr meias maratonas, fazer treinos de 30 km ou provas de Trail com 26 km, e muito menos aspirar à maratona. Desde que corro com regularidade, e faço-o por mera paixão e por me fazer sentir bem, a minha vida tornou-se muito mais saudável e faz-me sentir muito melhor comigo próprio, física e mentalmente”.

Equipa do Futebol Clube Alvaladense

OPraticante.pt, manifesta o seu agradeçimento pela disponibilidade e amabilidade de nos conceder a entrevista, pelas palavras deste amigo e líder de Santiago do Cacém, bem como apoiante e praticante do desporto, desejando a maior sorte para os objetivos a que se propõe.

Texto : Francisco Heitor
Fotos : Cedidas pelo Entrevistado

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta