Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Amarante acolhe Corrida do Património

Corrida do Património na Cidade de Amarante que se tem vindo ao longo dos últimos anos a afirmar-se como cidade desportiva apesar de não se encontrar na rota litoral do país das provas de atletismo e trail.

Após a realização da III Meia-maratona António Pinto em fevereiro passado, o II Ultra Trilhos da Aboboreira em junho e a HÁ FEST! Amarante Night Run em agosto, eventos organizados pela Associação Desportiva de Amarante com apoio institucional do Município de Amarante, foi a vez de combinar a corrida de estrada com o trail, realizando-se no passado domingo a Corrida do Património – Urban Trail.

Prémios dos três primeiros classificados

Corrida do Património – Urban Trail

A Corrida do Património está integrada na Bienal AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural que tem por objetivo a promoção, valorização e visibilidade do sector do Património Cultural.

Este evento ocorre de forma alternada entre Portugal (sempre itinerante) e Espanha (em Valladolid).

A edição de 2017, dedicada do tema da Gestão Patrimonial é promovida pela Rota do Românico e copromovida pela Junta de Castela e Leão do lado espanhol e organizada pela Spira.

A Bienal conta com a Direcção-Geral do Património Cultural e a AICEP Portugal Global como parceiros institucionais, assim como com a Fundação Millennium BCP na qualidade de parceiro Premium, entre outras variadas parcerias e apoios.

A Bienal Ibérica viu-lhe ser reconhecido o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Bienal Ibérica do Património Cultural

Com escala ibérica, a Bienal de 2017 teve lugar no Centro Histórico de Amarante entre os dias 13 e 15 de outubro, onde estiveram reunidos cerca de 100 expositores, entre entidades portuguesas e espanholas, tendo sido realizados vários workshops, debates e um seminário internacional.

A Corrida do Património é uma corrida diferente que por estar integrada no programa oficial da Bienal AR&PA – Bienal Ibérica do Património Cultural dá conhecer os lugares históricos e monumentos da cidade de Amarante.

Realiza-se ao estilo de “Urban Trail” com cronometragem oficial.

A Corrida com caráter competitivo tem cerca de 8 km e tem associada uma caminhada com igual extensão.

O início da corrida marcado para as 10 horas reuniu cerca de 300 participantes que a correr ou a caminhar percorreram as ruas e ruelas da Cidade sob o lema “O Património ao seu Ritmo”, tendo como referiu o Presidente da Associação Desportiva de Amarante, uma oportunidade única de visitar o Património Histórico da Cidade de uma forma diferente: A correr!!

António Mendes – Presidente da ADA

Em termos competitivos os atletas da Associação Desportiva de Amarante (ADA) preencheram tanto os pódios masculinos como femininos.

ADA domina pódios masculino e feminino

Carlos Queirós – ADA

Carlos Queirós venceu a prova com o tempo de 35min11seg, seguido de Jorge Oliveira, com o tempo de 36min30seg, ambos da secção de atletismo da ADA, Miguel Ferrás da secção Trail da ADA foi o terceiro classificado com o tempo de 36min31seg.

Célia Silva foi a primeira atleta feminina a cortar a meta com o tempo de 45min07seg, seguida de Rosa Barros, com o tempo de 46min12seg, ambas da secção Trail, Clara Carvalho, da secção de Atletismo da ADA foi a terceira a corta a meta com o tempo de 50min12seg.

Célia Silva – ADA

A Associação Desportiva de Amarante esteve, portanto em grande destaque na sua terra.

No final cada atleta recebeu uma medalha alusivas ao evento.

Evento no facebook.

Visualize mais fotos em álbum 1álbum 2álbum 3álbum 4, álbum 5.

Texto / Fotos: Davide Pinheiro

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta