Jovens Torrejanos continuam dominar os pódios

Amorense, Associação Naval volta a ficar à porta do pódio no II Aquatlo do Arripiado – Chamusca

 

No domingo, dia 12 de junho, os Triatletas das Escolas de Formação, rumaram à bonita aldeia do Arrepiado, no concelho da Chamusca, para participarem em mais uma prova de Aquatlo a pontuar para o Campeonato Nacional Jovem.

A prova correspondeu a uma organização conjunta da Câmara Municipal da Chamusca e da Federação de Triatlo de Portugal, com a parceria do Núcleo Sportinguista Concelho da Golegã.

Excelentes condições atmosféricas para a práctica da modalidade

O dia esteve muito quente e a água a uma temperatura muito agradável, de 21 graus. As condições estavam assim reunidas para que os mais pequenos realizassem a prova sem frio.

Foram 27 Benjamins Femininas que iniciaram o dia de competição tendo a prova sido ganha por Leonor Esteireiro do Águias de Alpiarça, seguida de Rita Machit e Letícia Magalhães, saiu da água muito perto da primeira classificada com a sua colega Rita Machita a sair logo atrás. Durante a transição (natação – corrida), momento em que as atletas se devem calçar para a corrida, as posições inverteram-se tendo Rita Machita saído logo na perseguição à atleta do Alhandra que liderava a prova. A luta manteve-se até à meta mas as posições não sofreram mais alterações. As atletas fizeram história uma vez que foi a primeira vez que subiram ao pódio, em provas de Campeonato Nacional, ambas em representação do Remo Clube Lusitano, Rita Mendes do Triatlo SUColarense alcançou o 4º lugar, Ana Marques, foi a única menina Benjamim torrejana presente, chegou na 6ª posição e Sara Realinho do Clube 4 Estilos em 9º. Contamos com algumas estreias que mostraram dificuldades no segmento de natação, mas terminaram a prova e de certeza que na próxima prova o apoio mais direto não será tão necessário.

Amorense
Pódio Benjamin

Os Benjamins Masculinos realizaram uma prova muito rápida, tendo Hugo Rocha do Clube de Natação da Amadora terminado a mesma ao fim de 3,20 min em 1º lugar, ao seu lado no pódio, estiveram Francisco Carvalho do Clube de Natação de Torres Novas e Gonçalo Guimarães como Individual, em 4º lugar David Marques – Clube de Natação de Torres Novas, a Associação Naval Amorense obteve o 6º e 7º lugar, por David Aleixo e Tomás Sousa, e os torrejanos Rodrigo Viegas e Miguel Gameiro foram 19º e 21ºclassificados.

Amorense
Pódio Benjamin

A prova do escalão Infantil contou com 72 participantes, tendo em termos absolutos, Pedro Afonso Razões do Clube de Natação de Torres Novas realizado a prova com o melhor tempo. Tomás Prudêncio do Sport Lisboa e Benfica e João Nuno Batista também do Clube de Natação de Torres Novas classificaram-se em 2º e 3º lugar enquanto no género femininos as primeiras atletas a terminar os 100 mt de natação e os 800 mt de corrida foram Mafalda Ribeiro do Alhandra Sporting Clube, Bruna Banha do Olivais e Moscavide e Ana Carapeta também do Alhandra Sporting Clube. Duas Triatletas do Sport Lisboa e Benfica terminaram a prova no 5º e 6º lugar, nomeadamente Cassilda Carvalho e Constança Santos. No setor masculino também dois colegas da mesma equipa, do Alhandra Sporting Clube, Guilherme Cruz e Rodrigo Pissarra, terminaram a prova “lado a lado”, acabando-a em 9º e 10º lugar, enquanto o torrejano Vasco Santos terminou no 11ºlugar, Gaspar Silva 26º realizou uma excelente natação e saiu da água à frente do seu colega Duarte Martins. Este por seu turno viria a brilhar com uma excelente corrida passando vários adversários até à linha de meta neste segmento e sendo um dos mais rápidos em prova, não sendo no entanto suficiente para alcançar o seu colega de equipa “Remo Clube Lusitano”, classificando-se em 32º.

Com a manhã já a meio não só a temperatura ambiente foi aumentado, como também o calor da competição.

A prova de 200 mt de natação e de 1000 mt de corrida foi realizada por 39 atletas do escalão de Iniciadas Femininas. Mariana Mercedes, desta vez como Individual, realizou um segmento de natação muito forte mantendo a vantagem sobre as colegas de outras equipas, nomeadamente sobre Carolina Campos e Mariana Freire ambas do Núcleo do Sporting da Golegã que a acompanharam no pódio.

Destacamos as prestações das atletas do Clube 4 Estilos, Leonor Rodrigues e Helena Feiteira, que este ano iniciou a época com um grupo de jovens muito consistente e equilibrado.

13-Arripiado-Natação-3

Daniel Santos AN Amorense arranca vitória com grande prestação

Daniel Santos da Associação Naval Amorense realizou uma prova, à semelhança de Mariana Mercedes, sempre na frente, sendo maior a distância que ganhou na natação para os seus adversários mais directos: João Martins do SFRAA Triatlo (2º classificado) e Diogo Almeida do Clube 4 Estilos (3º classificado). Duarte Santos e Gustavo do Canto ambos do Clube de Natação de Torres Novas classificaram-se no 5º e 6º lugar respectivamente, e João Graça do mesmo clube concluiu a sua prova na 11ªposição.
O Remo Cube Lusitano esteve representado por Filipe Carvalho que mostrou grandes melhorias no segmento de natação e conseguiu sair da água entre o top20. César Amândio do mesmo clube viria a sair dez lugares atrás do seu colega. Ambos os atletas realizaram transições de grande nível e concluíram a prova com as suas melhores classificações de sempre nesta especialidade, 17º e 31º respectivamente.

13-Arripiado

102 atletas no escalão juvenil

As provas do escalão de Juvenis, Feminino e Masculino, reuniu 102 atletas que, como tem vindo a ser comum, caracterizaram os segmentos de natação (300 mt) e de corrida (2000 mt) de muita competitividade (saudável) e emoção.

No género Feminino Inês Rico do Alhandra Sporting Clube, apesar de não ter saído no grupo da frente na natação, ganhou a vantagem de 1 minuto para a 2ª classificada (Maria Tomé, Individual) na corrida. Em 3º lugar ficou Margarida Lopes do CNCVG que realizou uma prova muito equilibrada e em 7º lugar ficou Raquel Aleixo da Associação Naval Amorense, que apesar de ter realizado um segmento de natação muito bom, sentiu os efeitos do calor no segmento de corrida. As meninas Juvenis torrejanas também estiveram presentes neste Aquatlo. Ana Margarida Silva foi 19ª classificada e Beatriz Neves chegou na 33ª posição.

José Vieira continua a somar vitórias

13-Arripiado-José-Vieira-Pedro

No género masculino, apesar de a diferença para os seus adversários mais directos não ser tão significativa como em provas de épocas anteriores, José Pedro Vieira do Clube de Natação de Torres Novas manteve sempre o 1º lugar. Alexandre Ribeiro do Clube de Natação de Rio Maior manteve a sua 2ª posição no segmento de corrida tendo-se verificado uma alteração nas classificações de Tiago Henriques, que fez um segmento de natação muito bom, sendo o 2º a sair da água e terminando em 4º, e de Rui Sousa, que foi o 4º a sair da água e terminou a prova em 3º lugar, ambos os triatletas são da Associação Naval Amorense. Os torrejanos estiveram ainda representados por Luís Carvalho a terminar na 29ªposição, Daniel Rodrigues e Guilherme Marques a serem 46º e 52º classificado, respectivamente.

Alhandra Sporting Clube no pódio

A prestação de todos os atletas traduziu-se no seguinte resultado enquanto equipas: 1º – Alhandra Sporting Clube; 2º – Clube de Natação de Torres Novas; 3º – Sport Lisboa e Benfica; 4º – Associação Naval Amorense, 5º – FET – Fátima Escola de Triatlo, 6º – CNCVG – 7º – Clube 4 Estilos, e em 15º Remo Lusitano Clube entre trinta equipas que pontuaram, com esta classificação o Remo Clube Lusitano alcançou o mesmo lugar na classificação total das provas até agora realizadas, entre as 41 equipas que participaram.

13-Arripiado-Equipa-Lusitano
Equipa do Remo Clube Lusitano

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Elisabete Saragoça
Fotos: Associação Naval Amorense / Clube de Natação de Torres Novas / Remo Lusitano clube