Marco Chagas e Ana Antunes vencem os 60 kms da VII edição de “Terras do Toiro”

Decorreu hoje, dia 23 de novembro, a VII edição de “Terras do Toiro”, prova de BTT, organizada pelo núcleo de BTT da Associação Recreativa do Porto Alto (AREPA) e que decorreu nos terrenos da Companhia das Lezírias, no Porto Alto e em Samora Correia.

Realizado nas distâncias de 40 e 60 kms, percorreu as belas paisagens ribatejanas, num terreno mais rolante, que com subidas ou descidas, no entanto as poucas subidas existentes, pela gravilha existente e alguma inclinação levou a que muitos atletas a fizessem sem ser em cima das suas bicicletas.

Belos montados, várzeas e charnecas foram percorridos com zonas em que os atletas viram a água chegar-lhes à cintura, devido às intempéries “chuva que vem assolando todo o território nacional, e foi devido a esse mesmo motivo, que vários caminhos tão enlameados se encontravam, que as rodas das bicicletas pareciam ficar coladas ao solo, obrigando os atletas a esforço redobrado, nada que um verdadeiro BTTista não saiba o que é.

S. Pedro poupou os BTTistas participantes de apanharem chuva, no entanto para os que foram à maior distância ainda se viram abençoados por ele com a famosa chuva “molha tolos”.

No final a opinião era geral todos se encontravam satisfeitos, no entanto verificou-se mais uma vez, o que já anteriormente referimos a ausência de fitas em várias partes do percurso complicou a vida, mas não comprometeu na totalidade a sua realização.

A Maratona teve um final inesperado, tendo em conta alguns azares dos atletas que seguiam na frente nomeadamente o Hugo “Espigão” Carvalho (avaria técnica), o Nuno Vicente entre outros também devido a alguns enganos no percurso. Como é óbvio não retirando a qualidade e mérito dos vencedores, porque estes azares fazem parte da modalidade.

Sobre a classificação, e para a história aqui ficam os vencedores masculinos e femininos das duas distâncias.

40 Kms
Masculinos
1º – Leonardo Sousa (Superbikes/Olympia/Espigão Suplementos)
2º – Helder Silva (Superbikes/Olympia/Espigão Suplementos)
3º – António valadas (Team dos Pneus/Nutrimania)

Femininos
1ª – Raquel Magoito (Casais Lagartos Bike Team)
2ª – Leontina Palhas (K-Bike)
3ª – Beatriz Pereira (Pralama Bike)

60 Kms
Masculinos
1º – Marco Chagas (Clube Ciclismo Marco Chagas)
2º – Nuno Margaça (Clube Ciclismo Marco Chagas)
3º – Nuno Laia (Individual)

Femininos
1ª – Ana Antunes (Sapor Cycling Team-Cartaxo)
2ª – Malvina Gomes (Halunature)
3ª – Mariana Nogueira (Brutalteam)

A equipa de “O Praticante” esteve presente nas duas distâncias com Miguel David o fotografo do nosso projecto a participar nos 40 kms e a obter a 80ª posição, enquanto na distância dos 60 kms Sérgio Mendes obteve o 23º lugar, Luís Duarte o 24º e Hélder Campaniço o 32º.

A terminar nada melhor que um magnifico e retemperador banho, com água quente, que em alguns locais termina antes, muito antes do ultimo atleta chegar, proporcionando banhos de água fria, o que é melhor do que ficar sem banho, e finalizar com uma bela refeição acompnhada de uma sopa da pedra, tudo como costume bem regadinho.

Os parabéns à organização.

Parceiros