André Sousa é Tricampeão Nacional

André Sousa

O mestre internacional André Sousa (EP Gaia-Clube de Xadrez) afirmou-se de novo como o rei do xadrez português, ao sagrar-se campeão na Fase Final do Nacional Absoluto 2020/2021, depois de dominar o torneio que decorreu no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Leia também

Campeão Absoluto, André Sousa revalidou o título

Texto / Foto: Federação Portuguesa de Xadrez

E vão três títulos nacionais seguidos, quatro nos últimos seis anos para André Sousa

Ao oito dos nove atos da peça que brilhantemente escreveu para apresentar no teatro eborense André Sousa assegurou antecipadamente a conquista do título.

Tinha um ponto de vantagem sobre o grande mestre e número 1 nacional Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira).

André Sousa

Ganhou a partida que tinha frente ao mestre FIDE José Padeiro (O Amanhã da Criança) e ainda beneficiou do empate do rival com o grande mestre António Fernandes (Individual) para adquirir vantagem mais do que suficiente para arrecadar mais um título com uma jornada de antecipação.

André Sousa fechou o torneio com um empate rápido e tranquilo na nona jornada num duelo com o mestre FIDE José Guilherme Santos (GX Alekhine), terminando assim um torneio exemplar, com cinco triunfos e quatro empates.

Na segunda posição ficou Jorge Ferreira, que não conseguiu fazer valer o estatuto de número 1 do xadrez português. Recorde-se que o título nacional ainda falta no currículo brilhante do xadrezista do GD Dias Ferreira.

O terceiro foi para o jovem Sub-18 e mestre FIDE Bruno Martins, que acabou o torneio com uma excelente vitória, de pretas, com o grande mestre António Fernandes (Individual).

Bruno já tinha surpreendido no ano passado, em Odivelas, quando obteve o segundo lugar. Afirma-se assim como um valor seguro do futuro do xadrez português.

António Fernandes – foto de arquivo

António Fernandes falhou o objetivo

A grande desilusão do campeonato foi António Fernandes, que procurava em Évora o 17.º título nacional, mas acabou em último, num torneio para esquecer.

Fernandes mantém-se como recordista absoluto de títulos, com 16, e André Sousa igualou Luís Galego nos quatro títulos alcançados.

Joaquim Durão (13), Rui Dâmaso (6) e Fernando Silva (5) são os jogadores com mais de quatro títulos conseguidos, num campeonato já com uma história longa, de 77 edições realizadas.

Parceiros