ARAÚJO, DOMINGUES E PEREIRA ABREM CT PORTO CUP COM VITÓRIAS

Porto Cup

Pedro Araujo - Foto: MoveSoundClick /Federação Portuguesa de Ténis

Pedro Araújo, João Domingues e Tiago Pereira assinaram as primeiras vitórias portuguesas da edição inaugural da CT Porto Cup.

Aproximaram-se com estas vitórias do quadro principal, onde tentam juntar-se a Jaime Faria, Henrique Rocha, Gastão Elias, Duarte Vale e Frederico Silva.

Leia também

PORTO CUP ABRE COM DOIS DUELOS PORTUGUESES

Site oficial

Pedro Araújo o primeiro a celebrar

O primeiro a celebrar foi Pedro Araújo (512.º classificado no ranking ATP).

Apesar do pouco tempo de adaptação à superfície, o lisboeta não acusou dificuldades e levou a melhor sobre o compatriota Guilherme Valdoleiros (ainda sem classificação profissional) com os parciais de 6-0 e 6-1.

A primeira vitória portuguesa da história da prova deu-se em 80 minutos.

Araújo não cedeu o serviço em todo o encontro, mas precisou de anular quatro pontos de break, três dos quais já na reta final de um compromisso no qual só perdeu três pontos quando colocou o primeiro serviço.

O triunfo do tenista de 22 anos foi o segundo a nível Challenger em 2024, ano marcado pelos primeiros títulos individuais no circuito profissional, ambos em Monastir.

Para chegar ao quadro principal, o pupilo de Frederico Marques — que está no Porto acompanhado por Filipe Brandão — terá de passar por Mate Valkusz.

Ex-número um mundial de juniores, o húngaro é o segundo cabeça de série do qualifying fruto do 422.º lugar num ranking em que chegou a ocupar o 204.º posto e tem no currículo um título ITF conquistado neste mesmo Clube de Ténis do Porto, em 2018.

Porto Cup
Tiago Pereira – Foto: MoveSoundClick /Federação Portuguesa de Ténis

Tiago Pereira confirmou o favoritismo

Logo a seguir, Tiago Pereira (535.º) viveu um cenário semelhante: também derrotou um compatriota (6-2 e 6-0 contra o wild card João Portugal, estreante a nível Challenger.

Uma semana depois de conquistar o primeiro ponto ATP da carreira) para agendar encontro com um favorito isento da eliminatória inaugural, no caso Moez Echargui (409.º ATP), tunisino que defende o estatuto de primeiro pré-designado na fase de qualificação.

O algarvio de 20 anos confirmou o favoritismo face ao compatriota, dois anos mais novo, e resolveu o encontro em 72 minutos para celebrar pela terceira vez em torneios da categoria.

24 horas antes, estava em Idanha-a-Nova a conquistar o oitavo título de pares da carreira (sexto da época) e primeiro ao lado de Diogo Marques (955.º).

Diogo Marques não teve a mesma sorte e logo pela manhã perdeu por 6-2 e 6-3 para o belga Buvaysar Gadamauri (624.º).

Praticamente ao mesmo tempo que Francisco Rocha (722.º) cedeu por 6-2 e 6-2 perante o israelita Daniel Cukierman (542.º).

Joao Domingues – Foto: MoveSoundClick /Federação Portuguesa de Ténis

João Domingues o mais experiente dos portugueses no CT Porto Cup

A outra vitória lusa deste primeiro dia foi assinada por João Domingues.

De regresso à invicta, onde há um mês consumou o regresso aos títulos passados mais de dois anos (venceu o ITF M25 do Monte Aventino, em piso rápido), o mais experiente dos portugueses que atuaram no qualifying venceu o alternate indiano Siddhant Banthia (1120.º) por 6-3 e 6-4.

Ex-top 150 e atual 557.º, o tenista de Oliveira de Azeméis esteve quase um mês sem competir.

Mas controlou o encontro frente a um adversário que aposta sobretudo na variante de pares e celebrou pela terceira vez esta época em torneios Challenger.

O sul-coreano Gerard Campana Lee (443.º) separa-o do apuramento para o quadro principal num clube de boas memórias, pois há nove anos foi finalista do Porto Open quando a prova ainda se jogava em terra batida.

Os encontros de Araújo (10h), Domingues e Pereira (segundos das 10h no Court Central e no Court 1, respetivamente) acontecerão logo na manhã de segunda-feira.

A jornada também contará com alguns encontros do quadro principal, nomeadamente os dos portugueses Gastão Elias (310.º) e Duarte Vale (497.º), em rota de colisão na segunda ronda.

Parceiros

Deixe um comentário