Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Árbitro Português nos Jogos Paralímpicos 2016

judoO Árbitro Internacional Português da IBSA (International Blind Sports Federation), Eduardo Garcia, foi selecionado para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Eduardo Garcia, praticante de judo há 50 anos, é árbitro desde os 16 (Internacional desde 1994 e da Federação Internacional de Judo desde 2002). O juiz luso esteve presente em muitos Campeonatos do Mundo e nos Jogos Paralímpicos de Pequim e de Londres, voltando a ser recompensado pelo trabalho desenvolvido, sendo a Primeira vez que um Árbitro Internacional Português está presente em 3 Jogos Paralímpicos seguidos.

Antes de Eduardo Garcia, apenas um árbitro português foi selecionado para estar presente neste grande evento: Carlos Duarte nos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004.

Recentemente foi o único árbitro português no Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015, que se realizou em Portugal (Odivelas) e abordou as particularidades do Judo para Cegos: “Nos combates de judo para cegos, a principal diferença em relação ao Judo regular é sem dúvida a atenção. Nestes combates a arbitragem tem uma atenção redobrada aos movimentos de cada atleta, o que aumenta bastante a tensão.”

Texto de: AnaLima
Foto de: FPJ

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta