Árbitro Português nos Jogos Paralímpicos 2016
O Árbitro Internacional Português da IBSA (International Blind Sports Federation), Eduardo Garcia, foi selecionado para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Eduardo Garcia, praticante de judo há 50 anos, é árbitro desde os 16 (Internacional desde 1994 e da Federação Internacional de Judo desde 2002). O juiz luso esteve presente em muitos Campeonatos do Mundo e nos Jogos Paralímpicos de Pequim e de Londres, voltando a ser recompensado pelo trabalho desenvolvido, sendo a Primeira vez que um Árbitro Internacional Português está presente em 3 Jogos Paralímpicos seguidos.
Antes de Eduardo Garcia, apenas um árbitro português foi selecionado para estar presente neste grande evento: Carlos Duarte nos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004.
Recentemente foi o único árbitro português no Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015, que se realizou em Portugal (Odivelas) e abordou as particularidades do Judo para Cegos: “Nos combates de judo para cegos, a principal diferença em relação ao Judo regular é sem dúvida a atenção. Nestes combates a arbitragem tem uma atenção redobrada aos movimentos de cada atleta, o que aumenta bastante a tensão.”
Texto de: AnaLima
Foto de: FPJ