Portugal conquista três medalhas no African Open de Judo

judoA Seleção Portuguesa de Judo esteve em grande na Primeira Competição Internacional de Judo de 2016, que contou com 328 atletas inscritos (194 masculinos e 134 femininos) a representar 54 países.

Portugal já tinha encontrado o pódio, no sábado, através de Nuno Saraiva que conquistou a medalha de bronze, mas voltou a faze-lo no domingo através de Yahima Rodriguez que se vestiu de Prata e de Carlos Luz que obteve Bronze.

Yahima Ramirez (-78 Kg) venceu as atletas – Melanie Wallis (AUS), Marta Tort Merino (ESP) Madeleine Malomga (FRA) e discutiu o pódio novamente com uma judoca francesa, Christelle Garry, conquistando a Medalha de Prata.

Carlos Luz (-81 Kg) começou por eliminar Massimiliamo Carollo (ITA) e Quentin Joubert (FRA). Julian Kermarrec, de França, foi o adversário que se seguiu e o que se mostrou mais forte. Carlos Luz marcou presença na repescagem frente a Paul Kibkai (GAB) que venceu, mas cedeu perante o judoca francês Dimitri Gomes Tavares, subindo ao pódio para receber a Medalha de Bronze

Diogo Lima (-81 Kg) cedeu frente a Julian Kermarrec (FRA) e Tiago Rodrigues (-90 Kg) não conseguiu ser superior a Ludovic Gobert (FRA).

Rui Vieira – Diretor Técnico Nacional afirma: “ Este domingo tivemos mais duas medalas Carlos de Bronze e Yahima de Prata. Foi um excelente começo de ano com vista à qualificação olímpica”

Primeiro Dia

Nuno Saraiva conquistou a medalha de bronze (-73 kg) do Open Africano de Tunes. No combate que disputava o terceiro lugar venceu Jorge Fernandes, judoca luso que ocupou a 5ª posição.

Nuno Saraiva começou por eliminar Thato Lebang (Bot) seguindo-se Augusto Miranda (Pur) sendo depois derrotado pelo espanhol Javier Ramírez. Na repescagem venceu Faye Njie (GAM) e o seu compatriota Jorge Fernandes.

O atleta luso Jorge Fernandes venceu Joseph Hall Bapou (CMR), o espanhol Dasnel Gonzalez Martinez e o italiano Andrea Regis numa primeira fase mas não conseguiu fazer frente ao esloveno Martin Hojak nas meias-finais conquistando um brilhante 5º lugar.

Em -60 kg, Nuno Carvalho começou por eliminar Tom Schmit (Lux) mas cedeu frente ao atleta francês Cedric Revol. Presente na repescagem venceu o atleta marroquino Yassine Moudatir mas no combate para o terceiro lugar cedeu frente ao esloveno Matjaz Trbovc, ocupando a 5ª posição.

Diogo César (-66 kg) começou por eliminar Tornike Tatarashvili (GEO) mas cedeu na ronda seguinte frente a Telman Valiyev (AZE).

Portugal nesta competição obteve uma Medalha de Prata com Yahima, duas Medalhas de Bronze com Nuno Saraiva e Carlos Luz e dois quintos lugares com Nuno Carvalho e Jorge Fernandes. Portugal ocupou a 7ª posição entre 33 países presentes.

Texto de: AnaLima

Parceiros