Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Arco de Baúlhe recebeu a Corrida São Martinho

A quinta edição da corrida São Martinho realizou-se no dia 10 de novembro de 2019, pelas 10:30h, com partida e chegada na Rua de Arco de Baúlhe.

Corrida São Martinho

A Corrida de São Martinho é organização do grupo de corrida Arco4Run e da Associação Festeiros do Arco, com o apoio da União de Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune e Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e teve o Opraticante.pt como média.

Já começa a ser uma “criança” com pernas para andar bem firmes no chão que pisa, ou que corre. Cinco anos volvidos em Arco de Baúlhe mantém-se a tradição anual iniciada em 2015, corre-se por gosto por altura do Padroeiro da Vila, o São Martinho

Com o objetivo de introduzir no concelho uma prática desportiva até então pouco enraizada, um grupo de jovens da terra, com gosto pela corrida e sem fins lucrativos, materializou uma prova com características únicas e especiais, conjugando estrada e ecopista, tendo como pano de fundo toda a envolvente natural que caracteriza as terras de Basto.

Arte de bem receber as pessoas em Arco de Baúlhe

A arte de bem receber as pessoas tem sido o apanágio da organização todos os anos. Focada em proporcionar as melhores condições para a prática desportiva, também os itens da segurança das pessoas e dos atletas não tem sido negligenciado.

As forças vivas da terra, bem como as empresas locais, têm aderido fortemente dentro do seu âmbito, sendo neste momento possível afirmar, que estamos na presença de uma corrida e caminhada completa, aonde existe toda a logística imprescindível para o atleta desfrutar de uma manhã agradável.

Pelo bairrismo que caracteriza as gentes do Arco é possível nesta prova ser fortemente incentivado e acarinhado na estrada e mais ainda na meta. É possível ganhar a respectiva medalha e ser presenteado com castanhas e uma ótima jeropiga no final.

Para quem desejasse participar no evento, havia uma corrida cronometrada na distância de doze quilómetros e a complementar a tradicional caminhada na distância de quatro quilómetros sem fins competitivos.

Levantamento dos dorsais

Entre as 8.30h às 10h, os atletas dirigiam-se à casa do Povo de Arco de Baúlhe para levantar os seus respetivos dorsais.
Local bem organizado, um espaço para os atletas esperarem pela sua vez e colocarem a conversa em dia, tendo ocorrido numa forma rápida e sem problemas.

Arco de Baúlhe
Manuel Mendes – Vitoria Sport Clube, foi o padrinho do evento

Manuel Mendes foi o padrinho

Manuel Mendes, atleta maratonista do Vitoria Sport Clube foi o padrinho desta quinta edição Corrida São Martinho.
Antes da grande partida, aconteceu um pequeno aquecimento e dança oferecido pela a organização para todos os atletas para ativarem as energias, para quem não quisesse podiam fazer o seu próprio aquecimento à volta da partida.

Arco de Baúlhe

Partida da 5ª Edição Corrida São Martinho

Pelas 10.30h dava-se inicio a partida da Corrida São Martinho, com centenas de atletas a participarem e darem o seu máximo numa manhã em que São Pedro foi amigo.

Percurso de 12 km com altos e baixos, primeiro quilometro numa descida, com muitos atletas a impor um ritmo forte.

Dos 2 km aos 6 km com uma longa subida que causou algumas dificuldades a muitos atletas, a terem de controlar a sua prova.

Dos 6 km aos 12 km a prova entrava pela ecopista, um excelente um momento para todos voltarem a impor um ritmo mais forte e ganhar o tempo perdido da subida.

 

Artur Rodrigues venceu a Corrida São Martinho

Artur Rodrigues, do Guilhovai venceu esta quinta edição com o tempo final de 39.01min, a completar o pódio, na segunda posição pertenceu a Davide Figueiredo, do Figueiredos Runners com o tempo final de 39.41min e na terceira posição foi ocupada por Abílio Pereira, do São Salvador do Campo com o tempo final de 40.14min.

Arco de Baúlhe

 

Andreia Santos vence no lado feminino

Andreia Santos, do Run Tejo-CM Socks venceu na vertente feminino com o tempo final de 44.23min, seguiu-se na segunda posição a Clarisse Cruz, do Grecas com o tempo final de 45.42min e na terceira posição Laura Silva, do São Salvador do Campo com o tempo final de 45.46min.

Arco de Baúlhe

OPraticante.pt marcou presença nesta Corrida São Martinho em Arco de Baúlhe

A equipa do OPraticante.pt esteve representada por dois atletas que obtiveram Tiago Lopes- 49.21min. / 26º Senior e Paulo Lopes- 49.40min. / 27º Senior Masculino.

Arco de Baúlhe
Tiago Lopes – OPraticante.pt

Vencedores por Escalão

Artur Rodrigues – Guilhovai – 39.01min – Andreia Santos – Run Tejo-CM Socks – 44.23min – Seniores / Davide Figueiredo – Figueiredo Runners e Friends – 39.41min – M40 / Clarisse Cruz – Grecas – 45.42min – F40 / Joaquim Figueiredo – São Salvador do Campo – 40.21min – M50

Equipa mais numerosa em Arco de Baúlhe

Sociedade Recreio Cepanense foi a equipa mais numerosa, com mais de 30 atletas na prova e foram premiados com um belo presunto.

Arco de Baúlhe

Publico de Arco de Baúlhe marcou presença no apoio aos atletas

Na chegada dos atletas à meta tinham um apoio magnifico dos habitantes de Arco, com os fotógrafos a retratarem as chegadas para os participantes poderem guardar as imagens desta prova inesquecível.

Depois da prova terminada, os atletas podiam dirigir-se a um espaço fechado, mais uma vez bem organizado para abastecimento com um nata delicioso, saco de castanhas quentes e saborosas, e de uma bela Jeropiga para reforçarem as suas energias, também podiam levar um saco que continha duas garrafas de água, 2 bananas, um lápis e a merecida medalha.

De seguida com baterias recarregas, os atletas podiam usufruir e tomar o seu banho nos balneários localizados na Casa do Povo de Arco de Baúlhe.

Para acabar o dia em perfeição, todos os participantes podiam permanecer por lá mais algum tempo e aproveitar para visitar os vários locais e experimentar a espetacular gastronomia local.

Arco de Baúlhe

Mais uma edição bem sucedida

Mais uma edição bem sucedida e organizada pela a ArcoRun, muito simpáticos e sempre atenciosos antes, durante e depois da prova.

Esta 5º edição Corrida São Martinho terminou com 224 finishers, uma melhoria bastante significativa da anterior edição, acredito que cada ano, que passa, esta prova vai ser mais reconhecida, pelo que na minha sincera opinião este evento merecia mais publico, pelo facto de ser uma prova diferente em muitos aspetos.

Arco de Baúlhe

Os meus parabéns a organização por mais um maravilhoso evento, perfeitos em tudo!

Evento 2019.

Página do evento.

Página da organização.

Texto: Tiago Lopes
Fotos: Pagina da organização Arco Run / Desportave

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta