Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Arrábida SwimRun, endurance, velocidade e resistência

A 7 de setembro realiza-se o Arrábida SwimRun, uma prova que tem aumentando em número de participantes.

Arrábida SwimRun

O Arrábida SwimRun integra a 3ª prova do Circuito Nacional SwimRun e paralelamente inclui o Campeonato Nacional Swimrun Portugal da Federação de Triatlo de Portugal, disputada na vertente de duplas

Esta prova irá desenrolar-se nos desafiantes trilhos da Serra da Arrábida, onde o SwimRun se estreou como modadalidade em 2017. Os participantes irão percorrer as encostas da serra e mergulhar nas águas do Rio Sado, neste desafio único em Portugal que combina a corrida em trilhos e a natação de águas abertas.

Esta competição de endurance, velocidade, resistência e estratégia chegou ao nosso país em 2017, mas teve lugar pela primeira vez na Suécia em 2006 com a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha).

 

Os percursos do Arrábida SwimRun

O Arrábida SwimRun inclui uma distância standard com cerca de 20km e uma distância sprint com cerca de 10km, ambos com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel.

A competição standard, que é a distancia de campeonato nacional, irá iniciar a bordo dos Galeões do Sal que estarão perfilados em frente ao Parque Urbano Albarquel, em pleno rio Sado, de onde os atletas terão de saltar para percorrer o primeiro troço de natação com cerca de 1km de distancia. Na margem irão correr em trilhos exigentes com algum desnível acumulado.

Arrábida SwimRun

É aconselhável que os participantes possuam experiência prévia em trail e natação de águas abertas. Este percurso passa, entre outros agradáveis locais junto ao rio, no outrora glamoroso Palácio da Comenda, local de passagem de visitantes curiosos que ali param para apreciar a vista sobre o Sado e Tróia.

A prova sprint tem a sua partida em terra, no Parque Albarquel, onde os atletas farão o primeiro troço de natação, para percorrer os trilhos e águas das praias circundantes e regressar ao local da partida. Esta é a prova indicada para os atletas com menos experiência nas duas modalidades, mas que ainda assim, deverão ter preparação física adequada.

Texto: Federação de Triatlo de Portugal
Fotos: Unsportdesign

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta