ARTEM NYCH VENCE ETAPA INAUGURAL DO GP DOURO INTERNACIONAL

Artem Nych - Foto: Ciclismo +TV
A fuga esteve perto de vingar no primeiro dia do 5.º Grande Prémio Douro Internacional, mas uma jogada final de Artem Nych (Anicolor-Tien21) garantiu-lhe o tão desejado triunfo depois completados os 138,7 quilómetros que ligaram Carrazeda de Ansiães a Armamar.
Leia também
CICLISMO NO DOURO E REGRESSAM AS TAÇAS DE PORTUGAL
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Temperaturas altas e ao lado de paisagens de tirar o fôlego que decorreu a etapa inaugural
Foi debaixo de temperaturas altas e ao lado de paisagens de tirar o fôlego que decorreu a etapa inaugural da competição velocipédica que percorre o Douro.
A tirada tinha como pontos principais duas contagens de montanha de primeira categoria que prometiam fazer a diferença, uma das quais coincidente com a meta.
Ao fim de 10 quilómetros já estava formada a fuga do dia, composta por nove elementos que rapidamente ganharam uma vantagem acima de um minuto:
António Ferreira (Efapel Cycling), Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Pedro Andrade (Feirense-Beeceler), João Matias e Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), José Teixeira (Maia Earth Consulters), Tiago Nunes (Porminho Team Sub-23) e Pau Matarin (Technosylva Maglia Rower Bembibre).
José Teixeira acabou por perder o contacto após alguns quilómetros, porém, o grupo manteve-se coeso e seguia com 2m10s de vantagem ao fim de 65 quilómetros.
As mexidas na frente, no entanto, levaram a que o grupo se partisse.
António Ferreira, Pau Matarin e Daniel Dias a destacarem-se, deixando Francisco Morais, Diogo Narciso e Pedro Andrade numa posição intermédia.
No início da subida final, António Ferreira isolou-se na frente e arrancou para o que poderia ser um triunfo épico depois de uma longa fuga.
Artem Nych atacou e só parou depois de cruzar a meta isolado
No entanto, Artem Nych tinha um plano diferente.
O ciclista russo, vencedor em título da Volta a Portugal, atacou, alcançou e ultrapassou António Ferreira e só parou depois de cruzar a meta na primeira posição, isolado.
O pódio ficou completo com a chegada de Jorge Gálvez (Aviludo-Louletano-Loulé), 24 segundos depois, e Harrison Wood (Anicolor-Tien21), 26 segundos depois.
Nas contas da classificação geral, a ordem mantém-se.
Nas restantes classificações, Nych lidera ainda na montanha, nos pontos e no combinado.
Enquanto Duarte Domingues (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) comanda a juventude.
Diogo Narciso as metas volantes.
Daniel Dias os pontos quentes.
Fabrizio Crozzolo (Technosylva Maglia Rower Bembibre) a classificação de atleta de clube.
A Anicolor-Tien21 é primeira na classificação por equipas.
O Grande Prémio Douro Internacional prossegue esta segunda-feira, com a segunda e penúltima etapa.
Será uma tirada de 133,2 quilómetros, marcados por quatro contagens de montanha, duas de segunda categoria e duas de terceira.