ARTUR MENDONÇA EVIDENCIOU-SE NO EUROPEU JÚNIOR DE XCO

Artur Mendonça

Artur Mendonça

O português Artur Mendonça evidenciou-se, na manhã deste sábado, na pista de Tamengos, Anadia, conseguindo a sétima posição na prova de cross country olímpico (XCO) para sub-19 do Campeonato da Europa de BTT, que decorre até hoje.

Leia também

TÍTULOS EUROPEUS DE BTT DISPUTADOS POR 29 PAÍSES NA ANADIA

Texto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Artur Mendonça sétimo classificado no Europeu júnior de XCO

Arrancando do lugar 24 da grelha de partida, o corredor algarvio teve um início atribulado, com uma pequena queda, sem consequências físicas, obrigando a um esforço extra para recuperar posições.

Artur Mendonça ultrapassou com sucesso este percalço, entrando rapidamente no lote dos dez melhores da Europa.

Sensivelmente a meio da prova, o português chegou a rodar na quinta posição, mas precisou de controlar as energias para a reta final da prova.

Após uma volta em que cedeu algumas posições, Artur Mendonça acelerou novamente na fase final, concluindo a corrida no sétimo posto.

O português gastou mais 1m37s do que o dinamarquês Gustav Pedersen. O corredor nórdico chegou a Anadia com estatuto de favorito, conferido pela primeira posição no ranking mundial, e não desiludiu.

Gustav Pedersen venceu em solitário, deixando o neerlandês Rens Teunissen van Manen a 11 segundos e o alemão Paul Schehl a 52 segundos.

No início da corrida tive uma queda, logo após o ‘start loop’. Depois foi recuperar posições e cheguei até onde foi possível.

Mas não estava nada à espera de um resultado tão bom, foi excelente.

Um top 10 no Europeu é fantástico, ainda para mais a correr em casa, com o apoio de toda esta gente, numa pista que conheço há alguns anos, divertida de princípio ao fim”, afirmou Artur Mendonça após o esforço.

A representação nacional contou ainda com Guilherme Barros, 29.º, a 4m34s, Rafael Sousa, 38.º, a 5m40s, Francisco Silvestre, 54.º, a 8m57s, Tomás Gaspar, 59.º, a 10m12s, e Eduardo Rodrigues, a uma volta do vencedor.

Parceiros

Deixe uma resposta