TÍTULOS EUROPEUS DE BTT DISPUTADOS POR 29 PAÍSES NA ANADIA

Títulos europeus

Os primeiros títulos europeus em disputa no Campeonato da Europa que decorre em Anadia até 19 de julho são os de BTT.

A pista de Tamengos irá receber centenas de participantes oriundos de 29 países, que irão bater-se por 11 títulos de quatro disciplinas de BTT.

A entrada é gratuita para o público.

Leia também

EUROPEU DE BTT, PORTUGAL CORRE EM CASA

Texto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Centenas de atletas de 29 países disputam 11 títulos europeus de BTT

As corridas pelas medalhas no XCC (Cross Country Curto) começaram hoje quinta-feira.

Como a designação indica, o cross country curto disputa-se numa versão mais reduzida da pista de cross country olímpico (XCO).

A pista de XCO de Tamengos tem 4 quilómetros, a de XCC ocupará parte desse perímetro, 1700 metros.

Na sexta-feira serão disputados os títulos europeus de estafeta mista (XCR), às 11h30.

Trata-se de uma prova em que cada seleção participante alinhará com seis corredores.

Cada um cumpre uma volta e passa o testemunho a um companheiro de equipa.

Os participantes serão dois corredores de elite, dois sub-23 e dois sub-19, em todos os casos um elemento masculino e outro feminino.

Ainda na sexta-feira terá lugar a competição de eliminação BTT (XCE).

A lista de inscritos desta disciplina inclui quatro corredores que se colocaram no top 10 do último Campeonato da Europa de elite, o campeão mundial Jeroen van Eck (Países Baixos), o vice-campeão, Lorenzo Serres (França), o sexto classificado, Jakob Klemencic, e o nono, Matic Zagar, ambos da Eslovénia.

A lista de inscritos feminina é também poderosa, contando com a campeã em título, Gaia Tormena (Itália), com a terceira e com a sexta classificadas do Europeu anterior, Iryna Popova (Ucrânia) e Zuzana Safarova (Chéquia), respetivamente.

Europeu de BTT

Corridas de XCO estão guardadas para sábado e domingo.

As corridas de XCO, as únicas exclusivamente para sub-23 e sub-19, estão guardadas para sábado e domingo.

No primeiro destes dias correm os mais novos, os rapazes às 11h00 e as raparigas às 14h00.

A lista de inscritos em juniores masculinos conta com os dois primeiros do ranking mundial da categoria, o dinamarquês Gustav Pedersen e o alemão Paul Schehl, respetivamente, mas também com o número quatro da tabela, o germânico Lars Gräter, e o oitavo, o italiano Marco Betteo.

No setor feminino estão registadas cinco ciclistas do top dez mundial sub-19, a comandante do ranking, a suíça Monique Halter, a compatriota desta e número três do mundo, Lea Huber (medalha de bronze no Europeu 2021), a britânica Ella Maclean-Howell, quinta do ranking internacional, a helvética Anina Hutter, número sete internacional, e a ucraniana Mariia Sukhopalova, décima do ranking.

Europeu de BTT fecha no domingo

O programa do Europeu de BTT fecha no domingo. Às 11h00 começa a prova de XCO para Sub-23 Femininas e às 14h00 arranca da corrida de XCO para sub-23 masculinos.

Entre as mulheres sobressai a neerlandesa Puck Pieterse, vice-campeã europeia em 2021 e vencedora da prova sub-23 da Taça do Mundo de XCO disputada há algumas semanas em Leoganga, Áustria.

Se esta última corrida servir de barómetro para o estado de forma das corredoras, teremos ainda de referir a dinamarquesa Sofie Pedersen, quarta classificada, a alemã Luisa Daubermann, quinta, a neerlandesa Fem van Empel, sexta, a suíça Noëlle Buri, sétima, a italiana Giada Specia, oitava, e a alemã Finja Lipp, décima.

A portuguesa Raquel Queirós, olímpica em Tóquio e décima no Mundial de 2021, é outra das figuras da corrida.

Campeonato do Mundo de BTT

No setor masculino de sub-23 há sete corredores que na prova da Taça do Mundo deste mês conseguiram colocar-se nos dez primeiros, o italiano Simone Avondetto, segundo classificado, o compatriota Filippo Fontana, terceiro, o suíço Luca Schätti, quarto, o compatriota Janis Baumann, quinto, o espanhol David Campos, sétimo, o helvético Simon Walter, oitavo, e o austríaco Mario Bair, nono.

A pista, remodelada para estes Europeus tem todos os condimentos para proporcionar quatro dias de excelente espectáculo.

A lista de inscritos, com boa parte dos melhores do mundo nas categorias sub-23 e sub-19 é outro fator a indicar qualidade.

Espera-se a presença do público, que terá entrada gratuita, para criar o ambiente dos grandes acontecimentos mundiais de BTT.

Parceiros

Deixe uma resposta