CORRIDA DE PERAFITA COM UM EXCELENTE PERCURSO

Corrida de Perafita

O Grupo Desportivo Recreativo Juventude das Ribeiras (GDRJR) celebrou o seu quadragésimo aniversário e no vasto rol de actividades que compuseram as festividades, esteve um evento de atletismo, a Corrida de Perafita, ou não fosse o atletismo uma das secções mais importantes desta coletividade matosinhense.

A Corrida de Perafita foi uma organização do GDRJR, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, da Matosinhos Sport e da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

A compor o evento esteve uma corrida cronometrada na distância de dez quilómetros, corridas jovens nos vários escalões de formação e ainda uma caminhada sem fins competitivos e com vista a fomentar a saúde e o bem-estar na extensão de cinco quilómetros.

A equipa de OPraticante.pt esteve presente no evento e agora apresentamos todas as notas como tudo decorreu.

Leia também

PERAFITA, CORRIDA MARCA O ANIVERSÁRIO DO GDRJ DAS RIBEIRAS

Página do evento 2022

Mais informações sobre a prova

Texto: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Alexandre Vasconcelos / Fernando Silva Fotografia / Patrícia Costa / Tchissola Félix

Foto: tchissolfélix

Percurso equilibrado para se obterem boas marcas

O percurso da Corrida de Perafita apresentou-se um excelente percurso para a prática do atletismo, equilibrado em termos de altimetria e sempre num piso em excelente condição.

A prova teve partida e chegada na Avenida das Ribeiras junto à sede do GDRJR e o primeiro quilómetro de prova decorreu em tons de festa com os atletas a darem uma volta na zona envolvente à sede do clube.

Os quilómetros seguintes levaram os atletas a percorrerem as ruas de Perafita nomeadamente a rua do Oriental e a rua Armando Vaz chegando junto das antigas instalações da Galp.

O intermédio da prova colocou os atletas a correrem com a brisa marítima e a percorrerem a marginal das praias do Cabo do Mundo, Paraíso, Facho e da Memória.

Junto à praia da Memória aconteceu o retorno do percurso ao quilómetro 5,5 para se fazer o caminho inverso, sendo este regresso mais trabalhoso que a ida, pois apresentava um pouco de componente de subida, nomeadamente ao oitavo quilómetro.

A Corrida de Perafita apresenta sem sombra de dúvidas um dos melhores percursos de atletismo no litoral norte de Portugal.

Corrida de Perafita

João Almeida vence Corrida de Perafita 2022

A Corrida de Perafita teve como vencedor João Almeida do Recreio Desportivo de Águeda que dominou a prova a seu bel-prazer e terminou isolado com um tempo final de 30:29min e a estabelecer um novo recorde da prova.

Completaram o pódio Alex Macuácua da Associação Atletismo Moçambique com 30:59min e Ricardo Moreira do FC Penafiel com 31:02min.

Verónica José triunfa na competição feminina

Na vertente feminina da prova, a grande vencedora foi Verónica José da Associação Atletismo Moçambique que terminou isolada com 36:04.

Nas restantes posições do pódio ficaram Joana Nunes do Recreio Desportivo de Águeda com 36:48min e Tânia Fernandes do Leixões Sport Clube com 37:55min.

OPraticante.pt

A equipa de o OPraticante.pt esteve representada na corrida de dez quilómetros por Nuno Fernandes (269º geral / 63º VET35) – 01:04:04 e por Raquel Neto na caminhada.

Evento com excelente organização

A Corrida de Perafita teve na sede do GDRJR o seu espaço central. No local estavam instaladas todas as valências essenciais a uma boa prova, secretariado, bar, casas de banho, abastecimento final e pódio.

O secretariado do evento funcionou com rapidez e simpatia por parte dos presentes e como tal o levantamento do dorsal decorreu sem demoras.

Desde cedo na manhã que a animação e a música tomaram conta do local e com os atletas a rumarem ao espaço.

Ao contrário da maioria dos eventos, a prova principal aconteceu primeiro que as provas jovens.

Uma vez que no dia a temperatura não estava muito alta, até pelo contrário, a hora de partida, 9 horas, não interferiu, mas se o dia fosse muito quente, a hora já seria bem adequada.

A partida e chegada das provas aconteceu na avenida das Ribeiras junto à sede do clube e o pré-prova decorreu com uma aula de zumba para quem desejasse aquecer.

Boa organização estendeu-se ao percurso

A organização competente do evento prolongou-se ao percurso da prova com este a estar devidamente sinalizado, isolado e com a quilometragem assinalada.

A prova teve dois abastecimentos de águas, ao quilómetro cinco e sete.

Nota ainda para a grande quantidade de fotógrafos presentes no percurso durante a prova, o que deixará muito evento de maior nomeada a roer-se de inveja e ainda para o apoio de todos os elementos da organização que estavam nos cruzamentos da prova.

Corrida de Perafita

Evento com boas ofertas

A todos que participaram no evento, levaram para casa um kit de atleta composto por um saco com dorsal e uma t-shirt personalizada do evento que podia ser normal ou de alças, algo que não é comum acontecer nos restantes eventos.

Os atletas finalizadores receberam uma medalha alusiva ao evento de bom design e o abastecimento, mas já falaremos do abastecimento.

Para o preço de inscrição no evento, o que os atletas receberam está a um nível justo e aceitável.

O abastecimento final? O mega abastecimento final!

Na promoção do evento era anunciado um mega abastecimento final. Publicidade apenas?

Não! Logo que se chegou ao local da prova, os presentes tinham logo a visão do banquete com pelo menos vinte metros de mesa com comidas e bebida de grande variedade. Bolos, doces, frutas, carnes, etc.

Já estive presente em dezenas e dezenas de eventos de estrada e trail e digo com certeza que nunca tinha visto um abastecimento de tal dimensão.

Corrida de Perafita

Corridas jovens

Algo que destaco neste evento são as corridas jovens que fecharam a manhã desportiva.

Sendo um clube que aposta na formação desportiva, o GDRJR sabe bem que os jovens são o futuro e como tal desenvolveram várias corridas jovens nos diversos escalões etários.

Que mais eventos sigam este exemplo.

Uma corrida pelo deserto de Perafita

Não olhando à fila de espera para o abastecimento final, o único ponto negativo a destacar no evento e sendo que este não é da responsabilidade da organização foi correr nas ruas desertas de Perafita.

Seja no centro da freguesia, seja na zona marginal, não se viu ninguém no apoio aos atletas. Parecia um treino matinal!

Corrida de Perafita

Corrida de Perafita, uma prova família que merece a visita do atleta

A Corrida de Perafita mostrou ser um evento organizado por gente que sabe o que faz e que está inserida no ramo do atletismo.

A sensação que fica é que tudo acontece num ambiente familiar e os atletas estão convidados a participar no aniversário do Grupo Desportivo Recreativo Juventude das Ribeiras.

Em termos de organização, o evento decorreu sem mácula e reuniu 287 atletas finalizadores e a ideia que fica é que a data da prova não foi a melhor, pois aconteceu no mesmo dia da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, mas lá está, se acontecesse em outra data, perdia-se o simbolismo do aniversário.

Assim, estão todos convidados para comparecer à festa, quem quer vem e é bem recebido, quem não quer vir, paciência!

Parceiros

Deixe uma resposta