PERAFITA, CORRIDA MARCA O ANIVERSÁRIO DO GDRJ DAS RIBEIRAS

Perafita

No último fim de semana de Maio, Matosinhos e mais precisamente Perafita estão em festa com a celebração do quadragésimo aniversário do Grupo Desportivo Recreativo Juventude das Ribeiras e para esse efeito levam a cabo mais uma edição da Corrida de Perafita.

Grupo Desportivo Recreativo Juventude das Ribeiras

O Grupo Desportivo Recreativo Juventude das Ribeiras é uma coletividade desportiva e recreativa, com Sede em Perafita-Matosinhos, fundada em 1982.

Mobiliza atualmente mais de 100 atletas, divididos pelas secções de Atletismo, Trail e Futebol.

Promover o desporto, a saúde e o salutar convívio entre os cidadãos da comunidade, são os grandes objetivos da atual Direção.

Inscrições

Página do evento 2022

Mais informações sobre a prova

Texto: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização

Perafita

Corrida de Perafita 2022

A Corrida de Perafita acontecerá no Domingo (29) de Maio e será uma organização do O Grupo Desportivo Recreativo Juventude das Ribeiras, com o apoio da Camara Municipal de Matosinhos, da Matosinhos Sport e da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

Evento com várias distâncias

A compor a manhã desportiva está uma corrida cronometrada na distância de dez quilómetros, uma caminhada na distância de cinco quilómetros e ainda corridas de formação nos vários escalões etários.

Percurso à beira-mar

A corrida de Perafita é conhecida pela beleza do seu percurso junto da beira-mar Norte de Matosinhos, com a passagem obrigatória pelo emblemático monumento de D. Pedro IV e pelo centro da Vila de Perafita.

Grandes prémios monetários em disputa

Um dos grandes atrativos da Corrida será a grelha de prémios monetários que irá atribuir aos vencedores à geral e no escalão. Haverá ainda prémios para classificação coletivas e equipas mais numerosas.

Obelisco

Conhecer um pouco de …

Petra fita é, à semelhança de Lavra e Santa Cruz do Bispo, originária do Julgado da Maia. Localizada na parte nordeste do Concelho de Matosinhos, faz fronteira a sul com Leça da Palmeira, Santa Cruz do Bispo a leste e Lavra a norte.

Elevada a vila em 2005, Perafita tem uma história marcada pela antiguidade do seu povoamento.

São, portanto, vários os vestígios arqueológicos encontrados e o próprio nome Perafita parece ter claro sentido arqueológico.

Da mesma forma, a instituição paroquial é muito antiga. Já aparecem referências ao orago de São Mamede na primeira metade do século XI.

Parceiros