As surpresas de Canha
Realizou-se 5 de março, a segunda edição do Trail Running Canha, uma organização da Associação Amigos do Campo e Aventura em colaboração com a Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia de Canha, Bombeiros Voluntários de Canha. Com objetivo de dar a conhecer as excelentes características naturais para a prática de desporto, nomeadamente a modalidade de Trail.
Freguesia do concelho do Montijo, com cerca de 207.73 km², é a maior freguesia do concelho, recebeu este evento composto por três opções de participação: a Eco-caminhada de 10km, aberto a todas as idades e sem classificações atribuídas a esta categoria. Para os escalões de competição, os participantes teriam a opção de Trail Curto com 13 Km, e o Trail Longo que contou com 25 Km.

Como abertura do evento, a recolha de dorsais foi feita acompanhada de um pequeno-almoço, de forma a receber todos os atletas. De seguida, foi apresentado o briefing, pois, devido às chuvas passadas, foi forçosa a mudança do percurso traçado inicialmente.
No Trail Curto (13km), contou-se com um percurso diferente da edição do ano passado, contando com alguma lama e piso molhado, resultante da chuva que se fez sentir no dia anterior, e com a “surpresa” da passagem pela Ribeira, tornando-se o obstáculo simbólico desta prova, onde foram poucos os que sobreviveram ao banho. Quanto à altimetria, devido às características da zona, tornou-se uma prova rápida, onde o principal desafio seriam as adversidades que a intempérie provocara ao percurso.

Em termos organizativos, foi uma prova que não contou com problemas notados pelos participantes, com um percurso bem sinalizado, bons abastecimentos, assistência ao longo do percurso e com uma speaker, Isabel barra que animou o ambiente da prova.
Carla Figueira e Gonçalo Pirrolas vencem em Canha
Quanto à prestação dos atletas em representação da equipa OPraticante.pt, no Trail Curto, contamos com uma excelente participação com principal destaque de Carla Figueira em Séniores Femininos e Gonçalo Pirrolas em Sub23 Masculinos como vencedores dos respetivos escalões. Salientando também
em Sub23 Masculinos: Jorge Soares (2º), Eduardo Figueira (6º) e João Figueira (5º). No escalão de M40, contamos com a participação de Helder Félix, a terminar com a 27ª posição.
Canha e toda a organização encantaram os participantes devido a alterações feitas face à ultima edição. Rápida, mas técnica, passou a ser um evento que deixa boas recordações. O contacto com a natureza, os típicos terrenos de montado alentejano que esta zona nos oferece, entre outros.
Como nota final, damos os parabéns à organização, e que assim se mantenha nas próximas edições!

Classificação
Geral Masculina 13 km
1º Julio Finote – RapóTacho – 57:18
2º Adriano Luz Domingos – 57:33
3º Gonçalo Cruz – RapóTacho – 58:06
Geral Feminina 13 km
1ª Cidália Martins – 1:17:07
2ª Joana Sofia Fragata – Sempre a fugir … – 1:20:45
3ª Manuela Pinto – O Mundo da Corrida – 1:21:25
Geral Masculina 25 km
1º João Ginja – Clube de Futebol Os Belenenses – 1:43:46
2º João Ferreira – O Mundo da Corrida – 1:49:44
3º Paulo Ferreira – BTTascaDuXico – 1:50:36
Geral Feminina 25 km
1ª Sofia Lopes Roquete – 2:12:12
2ª Sara Velho – O.C.S proaventuras – 2:24:28
3ª Verónica Alexandra Resende Correia – 2:27:36
Mais fotos – 1º álbum – 2º álbum – 3º álbum
Resultados aqui
[divide icon=”circle”]
Fotos de: Bernardete Morita
Texto de: Gonçalo Pirrolas, João Figueira e Eduardo Figueira