AVINTES, FUTEBOL CLUBE COMEMORA CENTENÁRIO COM CORRIDA

Futebol Clube de Avintes
O Futebol Clube de Avintes, com o apoio organizativo do Câmara Municipal da Gaia, Junta de Freguesia de Avintes e do Clube Spiridon de Gaia, e o apoio média de OPraticante.pt promoverão uma prova de atletismo em estrada designada Corrida Centenário FC Avintes 2023, que incluirá também uma Caminhada.
O Futebol Clube de Avintes durante muitos anos dinamizou o Futebol e Atletismo … mas atualmente só Futebol continua em atividade.
Broa de Avintes
O Clube comemora cem anos de existência e no passado fim de semana deu-se inicio aos festejos do centenário com o hastear da bandeira nos dois estádios do Futebol Clube de Avintes, sitos no Parque Joaquim Lopes e Complexo Desportivo da Mesquita.
Avintes, conhecida por ser a “terra da broa“, é uma vila portuguesa do município de Vila Nova de Gaia, e será a broa de Avintes, um dos prémios que os participantes levarão para casa.
A broa de Avintes, também designada como boroa de Avintes (especialmente pelos habitantes de Avintes, freguesia de Vila Nova de Gaia — por esta razão também designada como a “terra da broa”) é um dos tipos de pão com maior tradição em Portugal e que é bastante consumido no Norte de Portugal.
Hoje em dia, a broa de Avintes é produzida mesmo fora da freguesia e com materiais de origem industrial.
Os antigos moinhos de Avintes deixaram de ter relevância económica, contudo, a bem da tradição, o povo de Avintes tem mantido a sua produção artesanal, o que é sobejamente apreciado por consumidores que cada vez mais procuram produtos genuinamente tradicionais.
Inscrições são efetuadas aqui
Página do evento
Página da organização
Corrida Centenário Futebol Clube Avintes
Esta iniciativa tem por objetivo comemorar o Centenário FC Avintes, promovendo o desporto e as boas práticas ao
nível da saúde preventiva.
A Corrida Centenário FC Avintes 2023 terá lugar no dia 26 de fevereiro 2023, pelas 10h00, com a extensão de 7.000 metros (Corrida) e a realização de uma Caminhada que terá cerca de 5.000 e ambas serão realizadas na Vila de Avintes.