AX Gaia segue imparável com registo 100% vitorioso

Vista geral da sala

Ao fim de seis jornadas do Campeonato Nacional de Xadrez da 1.ª Divisão, a equipa da Academia de Xadrez de Gaia, conhecida por AX de Gaia, ainda não vacilou e segue destacada rumo à revalidação do título.

Equipa da AX Gaia à direita

Nas quinta e sexta rondas do torneio, que decorre em Leiria, no Hotel Eurosol, o conjunto gaiense averbou mais duas vitórias, ambas por 3-1, e manteve um registo 100% vitorioso.

AX Gaia vence Grupo Desportivo Dias Ferreira 

Particularmente significativo foi o triunfo da Academia de Xadrez de Gaia sobre o Grupo Desportivo Dias Ferreira, um velho rival nas últimas disputas da coroa nacional, registado na quinta ronda.

Tal vitória permitiu à forte formação gaiense cimentar a liderança, dando o passo importante rumo à conquista de novo título nacional.

Na sexta jornada, a vítima da Academia de Xadrez de Gaia foi a Académica de Coimbra e o resultado (3-1) permitiu-lhe passar a somar 18 pontos, mais três do que o regular conjunto do Grupo de Xadrez do Porto e mais quatro do que o GD Dias Ferreira.

Ao nível individual, o destaque vai para o grande mestre venezuelano Eduardo Iturrizaga, 89.º jogador do ranking mundial e primeiro tabuleiro da AX Gaia, que apenas cedeu um empate em seis partidas.

Eduardo Etuzaraga da Academia Xadrez Gaia

Entre os portugueses, Tiago Leão, quarto tabuleiro do Sporting, tem dado boa conta do recado, com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Resultados

5.ª Jornada

ADRC Mata de Benfica – Grupo de Xadrez do Porto, 1-3; Centro de Xadrez de Montemor-o-Velho –  Académica de Coimbra, 2,5-1,5; AX de Gaia – Grupo Desportivo Dias Ferreira, 3-1; Barreirense – Sporting, 2,5-1,5; O Amanhã da Criança – Associação de Xadrez de Portugal/Atlantidiagonal, 2-2.
6.ª Jornada: GX Porto – AX Portugal, 3,5-0,5; Sporting – O Amanhã da Criança, 2,5-1,5; GD Dias Ferreira – Barreirense, 3-1; Académica de Coimbra – AX Gaia, 1-3; ADRC Mata de Benfica – CX Montemor-o-Velho, 2,5-1,5.

Classificação

1.º AX Gaia, 18 pontos; 2.º GX Porto, 15; 3.º GD Dias Ferreira, 14; 4.º ADRC Mata de Benfica, 13; 5.º O Amanhã da Criança, 12; 6.º CX Montemor-o- Velho, 11; 7.º Académica de Coimbra, 11; 8.º Sporting, 9; 9.º AX Portugal/Atlantidiagonal, 9; 10.º Barreirense, 8.

Lista inicial de jogadores aqui.

Parceiros