BAJA PORTALEGRE 500, SUECOS NO PODER

Baja Portalegre 500

Mattias Ekström líder da Baja Portalegre 500 - Foto: Baja Portalegre 500

O primeiro dia competitivo da Baja Portalegre 500 mostrou o porquê da prova do Automóvel Clube de Portugal (ACP) ser uma das mais espetaculares e desafiantes provas do calendário internacional de todo-terreno: uma imensa moldura humana que não se rendeu à chuva e às difíceis condições do percurso, enfrentado por mais de 400 concorrentes, nos pisos enlameados do Alto Alentejo.

O sueco Adam Thornelius surpreendeu ao ser o mais rápido no Setor Seletivo de hoje, mas quem lidera a geral é o consagrado compatriota Mattias Ekström, com os pilotos nórdicos a mostrarem os argumentos dos Can-Am T3 nestas condições.

António Maio (Motos), João Vale (Quads) e Pedro Santinho Mendes (SSV) também partem para a etapa de hoje na liderança das respetivas categorias.

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Nasser Al-Attiyah – Foto: Baja Portalegre 500

As opiniões dos pilotos no final do Setor Seletivo 2 eram unânimes

Não foi fácil. Os pisos estão muito difíceis e traiçoeiros. Estou feliz só por estar aqui”, disse Nasser Al-Attiyah, que se estreia com o Prodrive Hunter T1+.

Um dia duro. Tanto rodamos no piso seco, como de repetente estamos na lama. Nestas condições era fácil cometer erros, por isso, estou contente com a nossa prova até agora”, afirmava o vencedor do ano passado, João Ferreira (Mini JCW Plus T1+).

Foi uma boa especial, mas dura, com muita água, muita lama. Estamos contentes por chegar ao final da etapa. O piso estava mesmo muito escorregadio“, apontou Mattias Ekström, o consagrado piloto sueco – bicampeão do DTM, campeão do Mundo de Ralicross, vencedor de etapas no Dakar – que faz a sua estreia absoluta na Baja Portalegre 500, aos comandos de um Can-Am da categoria T3, navegado por François Cazalet.

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Adam Thomelius – Foto: Baja Portalegre 500

Suecos afirmam-se como fortes candidatos à vitória na Baja Portalegre 500

Nestas condições, os SSV da categoria T3 são muito eficazes, menos potentes e velozes do que os carros T1+, mas mais leves e ágeis, com um enorme poder de tração.

Isto levou outro sueco, Adam Thomelius, navegado por Oscar Andersson, a surpreender tudo e todos nos 61,8 quilómetros do Setor Seletivo 2, já depois do regressado Nasser Al-Attiyah e de Mathieu Baumel terem sido os mais rápidos no Prólogo.

Com os tempos do Prólogo e do SS2, o estreante Ekström lidera a geral com escassos nove décimos de segundo de vantagem sobre Thomelius, dois suecos que se afirmam como fortes candidatos à vitória na prova do ACP.

João Ferreira e Filipe Palmeiro – Foto: Baja Portalegre 500

Al-Attiyah, ainda em habituação ao T1+ da Prodrive, está a 8,3s de Ekström, na terceira posição, com João Ferreira e Filipe Palmeiro a 29,1s do sueco, logo seguido por mais dois Can-Am, das duplas Armindo Araújo / Luís Ramalho, líderes do CPTT nos T3, e Alexandre Pinto / Bernardo Oliveira.

Após os primeiros 65 quilómetros cronometrados desta Baja Portalegre 500, há nada menos de nove equipas separados por um minuto na geral (!), o que mostra a competitividade da prova portuguesa da Taça do Mundo FIA de Bajas.

Na categoria T1, Edgar Condenso e António Serrão foram os mais rápidos no Prólogo, mas depois tiveram problemas no turbo da Ford Ranger e perderam mais de 40 minutos no Setor Seletivo.

Alexandre e Rui Franco (Mercedes 350D) lideram a categoria, na frente de Lino Carapeta e Rui António (Ford Ranger).

António Maio – Foto: Baja Portalegre 500

Tudo em aberto

Nas motos, António Maio (Yamaha) persegue a sua nona vitória em Portalegre e colocou-se na frente da categoria no SS2, após André Sérgio (Beta) ter sido o mais rápido no Prólogo.

O pluricampeão nacional lidera a geral absoluta com 43s de avanço sobre Miguel Castro (Husqvarna) e 1m24,4 sobre Bruno Santos (Husqvarna), que está na discussão pelo título nacional TT3.

A categoria SSV é liderada por Pedro Santinho Mendes e Mário Ourives (Can-Am), que passaram para o comando após Gonçalo Guerreiro e José Pires (Polaris) terem conseguido o melhor registo no Prólogo.

Santinho Mendes, ex-campeão nacional SSV e sobrinho do consagrado António Santinho Mendes, parte para a etapa deste sábado com 41,7s de vantagem sobre Gonçalo Guerreiro e 51,1s sobre o líder do campeonato à chegada a Portalegre, João Monteiro, navegado por Nuno Morais (Can-Am).

Rui Serpa (Can-Am) lidera o campeonato Stock.

João Vale – Foto: Baja Portalegre 500

Nos quads, João Vale começou da melhor forma a defesa da vitória alcançada o ano passado, em Portalegre.

O piloto do Can-Am Renegade dominou o Prólogo e o Setor Seletivo, tendo 1m11,2s de vantagem sobre Luís Fernandes (Yamaha), que comanda o campeonato nacional, e 1m27,8s sobre Tomás Paulo (Yamaha).

Entre os jovens talentos da Mini Baja, que têm em Portalegre a última prova do campeonato, Manuel Amaral (Yamaha) é o comandante após os primeiros quilómetros cronometrados, quer à geral quer nos Juvenis, com Simão Severino (Yamaha) a liderar os Iniciados e Francisco Porto Nunes (Yamaha) os Infantis.

O dia decisivo

Hoje, os concorrentes dos automóveis disputam um setor seletivo matinal, com 184,37 quilómetros cronometrados, com partida marcada para as 07h50.

O decisivo setor seletivo, com 189,16 quilómetros de extensão, disputa-se durante a tarde.

Os concorrentes das motos, quads e SSV, por sua vez, têm pela frente um único setor seletivo, com 303 quilómetros de extensão.

E com a forte probabilidade de continuação de chuva, a prova do ACP promete emoção até ao último quilómetro.

Classificações no final da 1ª etapa.

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