Balanço positivo da participação no Europeu de Pista

A Seleção Nacional/Liberty Seguros terminou em Atenas, Grécia, a participação no Campeonato da Europa de Pista com a sensação do dever cumprido. Os corredores lusos conseguiram cinco lugares no top 10, ao longo de seis dias de competição.

“Tivemos uma participação bastante boa, tendo em conta o nosso contexto competitivo, com ciclistas em estreia nos sub-23, como é o caso dos gémeos Oliveira, e em juniores. Conseguimos cinco lugares nos dez primeiros, o que é muito bom. Cumprimos os objetivos que trazíamos para este Campeonato”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

No último dia de Europeu, Ivo Oliveira e Rui Oliveira fizeram equipa na disciplina de madison, conseguindo apurar-se para a final. Na corrida decisiva terminaram na 13.ª posição. A medalha de ouro viajou para a Suíça.

A júnior Soraia Silva também esteve em pista no último dia de competição. Concluiu o concurso de omnium na 13.ª posição, tendo ganho dois lugares face ao posto com que terminara, no dia anterior, a primeira metade do omnium. A campeã europeia é a polaca Daria Pikulik.

Dia cinco – Ivo Oliveira oitavo em omnium

Ivo Oliveira terminou na oitava posição a competição de omnium para sub-23. Na mesma disciplina, em juniores, José Sousa foi o 14.º classificado.

Na estreia em Europeus na categoria de elite, Ivo Oliveira teve um desempenho encorajador na disciplina olímpica de omnium. O gaiense terminou no dia anterior no oitavo lugar. Neste dia iniciou-se ainda a jornada com o primeiro posto em 1 km contrarrelógio, seguindo-se o quarto lugar na volta lançada. Apenas a derradeira prova pontuável para o concurso de omnium, a corrida por pontos, fez Ivo Oliveira baixar de novo para a oitava posição.

O corredor português pode, no entanto, orgulhar-se de ser o sub-23 de primeiro ano mais bem classificado. O campeão europeu foi suíço Thery Schir, sub-23 de quarto ano. “Foi uma performance de excelência do Ivo, que está de parabéns. Está a evoluir, foi o melhor jovem da competição. Precisa de competir mais ao mais alto nível internacional para adquirir experiência”, avalia o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

O júnior José Sousa foi o 14.º classificado no concurso de omnium para juniores, competição ganha pelo polaco Dawid Czubak. Em juniores femininas, Soraia Silva terminou a primeira jornada omnium no 15.º posto.

Dia quatro – Rui Oliveira sexto classificado na prova de scratch do Europeu

O português Rui Oliveira conseguiu a sexta posição na prova de scratch para sub-23. Na mesma disciplina, mas em juniores, Pedro Preto foi o sétimo classificado.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros apurou três corredores para as finais de scratch. Rui Oliveira e Miguel Amorim na categoria de sub-23. Oliveira esteve na linha da frente da corrida, integrando o grupo de oito corredores que ganhou uma volta ao pelotão, sendo o sexto melhor. Miguel Amorim cortou a meta no 17.º posto. O vencedor foi o britânico Matthew Gibson.

Em juniores, Pedro Preto voltou a colocar-se no top 10, depois de no terceiro dia ter sido décimo na corrida por pontos, foi sétimo em scratch, sendo o sexto do pelotão, a uma volta para o arménio Edgar Stepanyan, que conquistou a medalha de ouro. Ainda em juniores, mas no setor feminino, Soraia Silva não passou a eliminatória.

No quarto dia começou a competição de omium para sub-23 e juniores masculinos, também com bons desempenhos lusos. Disputaram-se as três primeiras provas pontuáveis – scratch, perseguição individual e eliminação -, findas as quais Ivo Oliveira é o oitavo melhor sub-23 e José Sousa é o 14.º júnior.

Texto de: F.P.C.

Parceiros