A Mais Bela Corrida do Mundo – Douro Vinhateiro

Partida na Barragem de Bagúste - Armamar

A cidade do Peso da Régua vibrou no passado domingo 28 de maio 2017 com a 12ª edição d’ “A Mais Bela Corrida do Mundo”: a EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro. É a mais conhecida e carismática das 7 corridas do circuito da Running Wonders situada na mais antiga região demarcada do mundo e classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. Com um cenário de uma beleza invejável junto ao rio Douro, esta corrida tem vindo a ganhar, de ano para ano, mais participantes tanto a nível nacional como internacional.

Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Tudo é diferente nesta prova, desde a deslocação dos atletas de comboio do centro da cidade para a partida, como a própria partida que se dá em cima da Barragem de Bagaúste, no concelho de Armamar, para um percurso praticamente todo ele realizado junto ao Rio Douro, com as vinhas verdejantes do famoso Vinho do Porto na encosta do rio como cenário de fundo.

Ponte Pedonal (1872) – Lamego / Peso da Régua

A prova termina na Avenida do Douro após a travessia do rio Douro pela Ponte Pedonal que liga os concelhos de Lamego e Peso da Régua. A ponte foi inaugurada em 1872 a mando do Rei D. Luís I, foi desativada em 1949, devido à sua degradação ao longo dos anos. Reabilitada e reaberta em 2012, é hoje sem dúvida alguma, um dos momentos que os atletas mais anseiam nesta corrida, pois do outro lado está a chegada à meta a cerca de um quilómetro.

Uma partida diferente!

Partida na Barragem de Bagúste – Armamar

Conhecida como uma prova onde o calor se faz sentir de forma intensa, este ano, apesar do sol marcar a sua presença habitual, as nuvens brancas a contrastar com o céu azul permitiram que a temperatura na região fosse amena e ideal para a realização da meia-maratona sem as dificuldades dos anos anteriores.

Sporting Clube de Portugal arrecada primeiro e segundo lugar na geral masculinos

Licínio Pimentel vence 12ª Meia-maratona do Douro Vinhateiro

Licínio Pimentel, do Sporting CP, foi o grande vencedor da 12ª edição da prova ao cortar a meta com 1h06min50seg. Rui Teixeira, companheiro de equipa do vencedor, cortou a meta a escassos 9 segundo do primeiro, com o tempo de 1h06min59seg. Luís Saraiva, do Sporting Clube de Braga, foi o terceiro classificado ao terminar com o tempo de 1h07min36seg.

Rui Teixeira, Licínio Pimentel e Luís Saraiva – Pódio Masculino

Catarina Ribeiro corta a meta com 1h12min12seg

Catarina Ribeiro vence no Peso da Régua

Catarina Ribeiro foi a primeira atleta feminina a terminar os 21,0975 km da prova tendo necessitado de 1h12min12seg. Sara Moreira, do Sporting CP, que já venceu três das doze edições (2008, 2011 e 2012) obteve o segundo lugar ao cortar a meta com 1h12min28seg. Inês Monteiro, do Clube Atlético da Seia completou o pódio feminino ao terminar com 1h13min45seg.

Inês Monteiro, Catarina Ribeiro e Sara Moreira

OPraticante.pt / A. D. Amarante Atletismo na 12ª EDP Meia-maratona do Douro Vinhateiro

A equipa de OPraticante.pt / A. D. Amarante Atletismo marcou presença com 8 atletas, sendo de destacar o excelente resultado de Alfredo Pinheiro, 24º da Geral, 1h15min39se, Carlos Queirós, 59º da Geral, 1h22min15seg, Bruno Teixeira, 435º da Geral, 1h36min50seg, Miguel Barros, 436º da Geral, 1h36min51seg, Osvaldo Teixeira, 602º da Geral, 1h39min59seg, Jorge Teixeira, 628º da Geral, 1h40min56seg, António Gonçalves, 1352º da Geral, 1h52min34seg, Cátia Pereira, 1863ª da Geral, 1h59min43seg.

Carlos Queirós, Osvaldo Teixeira, Cátia pereira, Bruno Teixeira e Jorge Teixeira

Visualize mais fotos em:

Álbum I

Álbum II

Álbum III

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Davide Pinheiro
Fotos: Organização / Davide Pinheiro

Parceiros

1 thought on “A Mais Bela Corrida do Mundo – Douro Vinhateiro

Deixe uma resposta