BENFICA VS. SPORTING, UMA FINAL COMO NUNCA SE VIU

Foto: SportFlash / FPB
SL Benfica e Sporting CP encontram-se este domingo, pelas 19 horas, no primeiro jogo da final da Liga Betclic Masculina, um dérbi especial dado ser a primeira vez que os rivais de Lisboa se encontram nesta fase do campeonato desde que o modelo competitivo assumiu os playoffs.
Dérbi especial entre os rivais de Lisboa
Norberto Alves é o timoneiro das “águias”.
A cumprir a quarta temporada no emblema “encarnado”, o técnico de 55 anos apresenta um currículo com vários títulos conquistados, dos quais se destacam um campeonato nacional e uma Taça de Portugal com o Benfica, dois campeonatos, uma supertaça e duas Taças Hugo dos Santos pela Oliveirense, e ainda uma segunda divisão nacional com o Olivais, em 1998/1999.
Já Pedro Nuno Monteiro está na primeira temporada ao comando do Sporting.
O treinador de 52 anos, que ao longo do seu percurso enquanto técnico já conta com passagens por Canadá, México, Finlândia, Bahrain e Colômbia, conquistou o seu primeiro título em Portugal com o Illiabum, em 2017/2018, quando venceu a Taça de Portugal.
No presente ano desportivo já triplicou esse total ao levantar a supertaça e a Taça Hugo dos Santos.
Frente a frente
Os dois treinadores já mediram forças mais de uma dezena de vezes ao longo dos últimos seis anos, em diferentes emblemas e competições distintas.
O primeiro embate, em 2017/2018, sorriu para Norberto, que viu a sua Oliveirense vencer o Illiabum por 83-62.
No total já se enfrentaram em 12 ocasiões com oito triunfos para o comandante das “águias” e quatro para o líder dos “leões”.
Mas desde que assumiram o comando dos rivais lisboetas o equilíbrio tem sido nota dominante: três vitórias para cada em 2022/2023.
A final começa este domingo, dia 4 de junho, pelas 19 horas, no Pavilhão Fidelidade, e têm transmissão na FPBtv e na RTP2.