ESTÁDIO DE PRAIA REGRESSA COM TRÊS MESES DE EVENTOS DESPORTIVOS
Share the post "ESTÁDIO DE PRAIA REGRESSA COM TRÊS MESES DE EVENTOS DESPORTIVOS"
A 14.ª edição do Estádio de Praia regressa para três meses de competições em dez modalidades de praia, num perímetro desportivo de excelência na cidade, entre o “pulmão verde” do Porto, o Parque da Cidade, e a Praia Internacional, em plena frente Atlântica.
Até ao pôr do sol está prometida animação paralela e longos dias de desporto ao ar livre.
Porto volta a ser o centro dos desportos de verão
A temporada desportiva de verão no Porto arranca no primeiro fim de semana de junho, a 3 e 4 de junho.
São três meses de eventos desportivos, alguns destes em estreia exclusiva na cidade, com etapas nacionais e internacionais de modalidades de praia tão diversas como o futebol, rugby, voleibol, andebol, ténis e futevólei, às quais, juntam-se, este ano, quatro estreantes: o hóquei, o teqball, o basquetebol 3×3 e o crosstraining.
Ao todo vão ser 14 fins de semana seguidos de desportos de praia, até 3 de setembro, e que terminam com outra novidade: um concerto de encerramento, a ser anunciado brevemente.
Como habitual, o Estádio de Praia está montado junto ao Edifício Transparente, naquele que é um perímetro desportivo de excelência na cidade, em plena Frente Atlântica, com ligação a um dos maiores parques urbanos da Europa – o Parque da Cidade.
“O Estádio de Praia é uma das maiores estruturas desportivas sazonais montadas no Porto no verão.
Continuamos apostados em transformar esta zona específica da cidade, num verdadeiro polo dinamizador de eventos desportivos de praia que sejam diferenciadores e que incentivem o exercício físico ao ar livre junto do público em geral, em especial crianças e jovens em pleno período de férias escolares”, sublinha Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto.
Calendário desportivo do Estádio de Praia
O arranque oficial do Estádio de Praia será no primeiro fim de semana de junho, a 3 e 4 de junho, com o Campeonato de Elite de Futebol de Praia, organizado pela Associação Futebol do Porto.
Nesse primeiro mês há também o Porto Futevólei Open (a 10 e 11), o Porto Beach Rugby (de 14 a 18) e o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia (de 23 a 25).
Julho começa com dois torneios das novas modalidades: nos dias 1 e 2 disputa-se a competição de Beach Hockey, e a 8 e 9 de junho é a vez do Beach Teqball, uma espécie de ténis de mesa jogado numa superfície curva com uma bola semelhante à do futebol, que pode ser tocada por qualquer parte do corpo menos as mãos.
De 20 a 23 e de 27 a 30 de junho realizam-se as quarta e a quinta etapas do And’Praia, o circuito nacional de andebol na areia. Pelo meio (nos dias 15 e 16) há ainda mais uma passagem do Campeonato de Elite de Futebol de Praia.
Agosto chega com outra estreia. Nos dias 5 e 6 decorre a jornada portuense do Circuito Nacional de 3×3 (basquetebol).
Seguem-se depois três provas de futebol de praia organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol: a 12 e 13 joga-se a fase final do Campeonato Nacional Feminino, a 14 e 15 a etapa derradeira do Campeonato Sub-19 Masculino e entre 17 e 20 a Taça Nacional em Seniores Masculinos.
O mês termina com o Porto Beach Tennis, no fim de semana de 26 e 27.
Crosstraining encerra temporada desportiva
Para o final está guardada outra nova disciplina do calendário desportivo de verão, o crosstraining, com a estreia dos Porto Beach Games, a 2 e 3 de setembro.
Também nesta edição do Estádio de Praia, e de acordo com o Pacto do Porto para o Clima, há um esforço na atenuação do impacto da pegada ecológica com a disponibilização de postos de recolha diferenciada de resíduos, colocação de pontos de abastecimento de água e reutilização de materiais de divulgação no pós-evento.
O Estádio de Praia é uma iniciativa da Município do Porto, implementada pela empresa municipal Ágora. A entrada em todas as provas é gratuita.