Berihu Aregawi - Foto: Matthew Quine - Diamond League

Berihu Aregawi o terceiro mais rápido de sempre nos 10km estreia-se nos 21k em Lisboa

Recordista mundial dos 5k, Berihu Aregawi escolhe Meia Maratona de Lisboa para fazer a estreia na distância

Uma semana depois de ter anunciado a presença da recordista mundial Ruth Chep’ngetich, o Maratona Clube de Portugal revela hoje o etíope Berihu Aregawi como figura de cartaz do pelotão masculino da edição deste ano da EDP Meia Maratona de Lisboa, prova agendada para 9 de março.

Recordista mundial dos 5 quilómetros (12:49, em Barcelona 2021) e terceiro mais rápido de sempre nos 10 quilómetros (26:33, em Laredo 2023) e nos 3.000 metros (7:21.28, Chorzów 2024).

O etíope de 23 anos vai fazer na capital portuguesa a sua estreia na meia maratona.

Depois de no ano passado se ter afirmado definitivamente no palco internacional, com a medalha de prata nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos Paris’2024.

Berihu Aregawi
Berihu Aregawi – Foto: Getty Images

Um passo dado num momento que o ainda jovem etíope considera certo e que surge após uma preparação na qual se aplicou ao máximo.

Estou entusiasmado por anunciar que vou fazer a minha estreia na distância a 9 de março na Meia Maratona de Lisboa.

Treinei bem nestes últimos meses para preparar esta estreia e mal posso esperar para correr rápido“, disse Aregawi à organização.

Além de medalha de prata em Paris’2024, o etíope foi ainda 4.º em Tóquio’2020 (igualmente nos 10.000 metros), uma posição que repetiu na mesma distância nos Mundiais de 2023, em Budapeste.

Foi ainda duas vezes medalha de prata no Mundial de Corta-Mato, em 2023 e 2024.

Foto: Maratona Clube de Portugal

Meia Maratona de Lisboa

Com este anúncio, Lisboa reforça o seu estatuto de destino privilegiado para os atletas de elite e estreantes que procuram um percurso rápido, plano e propício a grandes marcas.

A EDP Meia Maratona de Lisboa faz parte do circuito internacional SuperHalfs, um prestigiado conjunto de meias maratonas que inclui também as provas de Praga, Copenhaga, Cardiff, Valência e Berlim.

O objetivo do circuito é promover corridas de renome, que se realizam em cidades icónicas.

Os atletas que completam todas a seis provas (a partir deste ano sem qualquer tempo limite) obtêm uma SuperMedalha.

Saber mais aqui

Parceiros

Deixe um comentário