“Brilharete” na 7ª Edição Desenferrujem Canelas

Desenferrujem

7º Desenferrujem Canelas esteve a cargo da Associação de Moradores de Vale Bejinha e Carrasqueira.

Vale Bejinha é uma vila no interior do concelho de Beja, Freguesia de São Luís, onde as vilas mais próximas são Cortinhas, Carrasqueira, troviscais entre muito outras, sendo a estrada CM1100 que une ao concelho.

7º Desenferrujem Canelas

Esta edição do Desenferrujem Canelas, contou para a Taça concelhia de Odemira.

O percurso teve a maratona com 75km, a meia-maratona de 45km e o mais importante de todo o passeio familiar.

Não podia de deixar de passar em vários pontos importantes da freguesia de São Luís, o Rio Mira com a chegada a sede da Associação de Moradores de Vale Bejinha e Carrasqueira (antiga Escola Primaria).

Mário Fragoso

 

Mário Fragoso da Clube BTT Pedal’Ar livre conta-nos a paixão pelo BTT e a sua participação no evento.

No dia 01-01-2013 foi um dia muito importante, foi concretizado um dos objectivos do nosso grupo, fundámos a equipa Clube BTT pedal ‘AR livre.

Neste momento já contamos com um grande número de associados, tendo comprovado nesta 7ª edição Desenferrujem canelas.

” Todos são tratados de igual modo “

Os dos nossos lemas, “Todos são tratados de igual modo”.

Neste evento, como é habitual, somos sempre bem recebidos e fizemos questão de trazer vários sócios, arrecadando o 1º Lugar por equipas com maior número de atletas.

Foi mais um fantástico domingo, tudo correu bem, desde o inicio do “passeio” até ao seu “Terminus”.

Desde que me recordo, só não compareci a duas edições, mas sempre com excelentes marcações, muitos abastecimentos de água, que devido ao imenso pó e calor nesta altura do ano, tornou-se muito importante.

Quero agradecer a forma como fomos recebidos e que visitem o nosso passeio em 25 de novembro Rota da Batata-doce.

Octávio do Carmo do Clube BTT Grândola descreveu a participação do Clube muito positiva, devido a ter sido uma prova sem percalços e não mais importante sem problemas físicos.

Desde 2012 sem faltar ao Desenferrujem Canelas

Desde de 2012 os membros deste clube nunca faltaram a este evento, um passeio muito bonito, com a dificuldade que é característica do local, bem marcado, abastecimentos “Top” e muito importante vários pontos de água, só existindo um ponto negativo o muito “PÒ” que se existia, mas neste aspecto a organização não pode fazer nada.

Este clube foi fundado no 13 de dezembro de 2012, por mim e o meu amigo Nuno Guerreiro, actual presidente do clube.

Já participávamos em vários eventos com um grupo de amigos e consideramos em avançar para algo mais competitivo.

Logo no 1º ano de existência participámos em cerca de 30 provas, tendo resultados muito positivos, transmitindo mais forças para continuar este projecto.

No decorrer destes anos fomos evoluindo muito, cada vez com mais elementos que dão maior estabilidade e força a este propósito.

Foi da nossa força e persistência que conseguimos engrandecer este clube, alcançamos os tão esperados patrocínios e ainda projectamos a nível nacional esta região lindíssima de Grândola.

Sede que seria o alicerce para novos projectos

Neste momento queríamos avançar com mais projectos, a sede que seria o alicerce para dar aos nossos jovens desta região uma escola para os mais novos, mas era necessário o auxílio e apoio do Município de Grândola.

Desenferrujem

Nelson Leite pertence ao Clube Porches BTT Team deixou-nos o rescaldo da sua primeira participação neste evento.

Início de prova muito rápido, logo nos primeiros 5 km tive uma queda devido ao muito pó que existia, parti os óculos, fiquei com pouco desorientado, com escoriações nos braços e pernas, mas a alma e o espírito sacrifico de um “Betetista” é muito forte, levantei-me, endireitei o volante e toca a “rolar o punho” e aí vou eu atrás do prejuízo até ao final.

A chegada prontamente fui assistido por uma equipa de socorro que se encontrava no local.

Percurso muito bom, marcações magníficas, dureza “Q.B.” tendo ficado bastante agradado e com a certeza de regressar no próximo ano.

Classificações:

Geral 75km

1º Nelson Candeias Team Extremo Sul / Hotel Alisios/ Cenmais; 2º Hélio Ramos – Extremo Sul/ Retiro dos Caçadores; 3º Ricardo Felix – BTT Botelhos.

Geral 75km Femininos

1ª Teresa Alexandra Fernandes – DuraizosBTT/Lusabikes

Geral 45km

1º João Rodrigues – G.D.Santa Cruz / litoralmotors.pt; 2º Hélder Silva – 360ª Bike – Trail/Mundimat; 3º José Cantante Team – Escala Visual;

Geral Femininos 45km

1ª Vanessa Martins – BTT Loulé / BPI / Elevis; 2ª Leontina Borges Palhas – BTT JD Carvalhal; 3ª Ally Martins – Furões extreambtt.

Rescaldo final foi muito positivo, os seus intervenientes relataram que foi uma manhã soberba, onde desde os primeiros raios de sol na pequena vila de Vale Bejinha até ao final de tarde, foi tudo “10 estrelas”.

Em relação á prova, bons trilhos, boas estradas, singlestracks soberbos e claro não podia de existir as “tais” subidas complicadas que fazem superar os participantes.

O Espírito de equipa muito forte, nunca ninguém fica trás é o lema deste grupo da Equipa Só Vai Quem Quer / Iberpower, que esteve representada por Horácio Correia, Ricardo Guerreiro, Nuno Carlos, Sandro Calhegas, André Gonçalves.

Equipa Só Vai Quem Quer / Iberpower

É de saudar o esforço da organização para marcar as zonas perigosas, devido ao muito pó que iria haver, aos vários pontos de água muito importantes, num dia que a temperatura estava alta para esta altura do ano.

Um até já ou até para o ano!

Um muito obrigado aos colaboradores deste evento e rescaldo.

Visualize aqui o artigo sobre a edição de 2016.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Horácio Correia
Fotos: Paula Silva / Alexandra Rosa / Vitor Bigodinho / António Tobias

Parceiros