Desenferruja Canelas e “Dor de Pernas……”

6ª edição do Desenferruja Canelas, uma organização da Associação de Moradores de Vale Bejinha e Carrasqueira, propondo-se a melhorar e a fazer crescer o número de participantes, em relação às cinco edições dos anos anteriores, mas sobretudo a fazer por manter um estatuto de qualidade global do evento, já reconhecido anteriormente pelos participantes e que nesta edição conseguiu fidelizar mais umas dezenas de amantes desta modalidade ao mesmo.

Desenferruja Canelas

Desenferruja Canelas tem como objectivo, promover a prática da modalidade BTT, contribuir para o conhecimento do património natural da Freguesia de São Luís e Concelho de Odemira.

Desenferruja Canelas

São Luís a quarta maior freguesia

Esta é a quarta maior freguesia do concelho de Odemira e tem sido sempre das freguesias com mais habitantes.

A marcar a paisagem de toda a freguesia está a imponência da serra de S. Domingos, o rio Mira e a ribeira do Torgal.

Apesar de não integrar desde sempre o concelho de Odemira, tal como foi definido no foral de 1256, S. Luís é considerada uma das suas freguesias históricas, a par de Santa Maria, Salvador, Saboia e Relíquias. S. Luís chegou a pertencer ao concelho de Vila Nova de Milfontes.

Desenferruja Canelas reuniu cerca de 210 participantes em três distâncias, um passeio familiar com cerca de 25 km, a meia maratona com 45 km e por último a maratona de 75 Km quilómetros que fazia parte da 4ª prova da Taça da Concelhia de Odemira 2016.

Adivinhava-se um dia soberbo, com as condições climatéricas a proporcionar uma boa manhã para a prática desportiva, neste caso concreto de BTT e deste evento.

Desenferruja Canelas

E lá vamos nós…

Pelas 07h00 da madrugada inicia-se a chegada de alguns participantes, tendo toda a logística facilmente identificada e com um pequeno-almoço soberbo onde nada faltou.

Pelas 09h00, no local da partida da sede da Associação de Moradores de Vale Bejinha e Carrasqueira (antiga escola primária) já se encontravam os Betetistas prontos para uma bela manhã de pura diversão e puro prazer.

Iniciou-se a prova, que ocorreu sem qualquer problema, dando possibilidade para os participantes esticarem as pernas, quem disputava a taça, carregou nos cranques e foi a sua vida.

O percurso…

Percurso bem marcado, com traçado interessante, ainda mais para quem não conhecia a zona, com singles tracks fenomenais, circulando no interior de passagens únicas, como de um filme se trata-se e claro que não podia deixar de existir as tais subidas complicadas, que fazem os participantes superar-se, como comprova a foto. Foi um misto de tudo, estradões sobe e desce.

Desenferruja Canelas
Foto Calhegas

Ao longo do Desenferruja Canelas existiram vários pontos de “reforço” de água e abastecimento para ajudar os participantes.

É de elogiar e salientar o apoio incondicional dos profissionais médicos, numa prova desta envergadura, pois “In Loco” assisti a um participante a necessitar de auxílio médico, tendo sido rapidamente socorrido.

Evento de grande valor

Foi um evento de grande valor, com excelentes marcações, quem se enganou foi por aselhice ou distracção, e a rematar um belo almoço convívio, que serviu para recompor as energias gastas no percurso, sortear brindes oferecidos por vários apoiantes e a entrega dos prémios aos participantes.

Á organização pede-se que continue o esforço, dedicação, a alma por estas modalidades, ao mais alto nível e todos os anos delicie os praticantes do BTT com este nível de prova.

A organização

Em conversa com um dos membros da organização, este agradeceu às várias entidades e associações pelo o empenho e auxilio prestado da prova que decorreu sem incidentes, bem como à empresa O Praticante, um excelente média partner do evento na sua promoção.

É de mencionar apesar de existir prémios/classificações para vários escalões houve também prémios por equipas, ou seja, os três primeiros de cada equipa a chegar tiveram direito a subir também ao pódio como prova de reconhecimento do trabalho em equipa.

Classificações Gerais

Geral 75km Masculinos
1º Ricardo Félix – FBikes, 2º Hugo Vilhena – FBikes, 3º Rui Matias – G.D. Santa Cruz/Litoralmotors.pt;

Geral 75km Femininos;
Teresa Fernandes – Nutrimania/Duraizos

Geral 45km Masculinos
1º Hélder Miguel Silva – 360Bike-Trail / Mundimat, 2º João Rodrigues – G.D. Santa Cruz/Litoralmotors.pt, 3º José Rato – Clube BTT Aguiar

Geral 45km Femininos
1ª Maria de Jesus – Team Escala Visual, 2ª Leontina Palhas – Sadocer Bike Team, 3º Mónica Peixe – Clube BTT Azeitão

Opraticante.pt / BTT Bairro de Sagres – Alcantarilha esteve presente na maratona, representado por Horácio Correia ficando classificado em 36º Geral do Master 30.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Horácio Correia
Fotos: Paula Silva

Parceiros