Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Calhandriz num território caprichosamente desenhado

Dia 25 de Abril ira decorrer a 5ª edição do Trail Callandriz, organizado pela Associação de Eventos de Calhandriz, situados no concelho de Vila Franca de Xira, e OPraticante.pt volta a marcar presença neste evento como um dos média e com os seus representantes a usufruírem de tão belos trilhos.

Calhandriz

Incrustada num território caprichosamente desenhado pela erosão, a povoação de Calhandriz, anfiteatro natural de grande beleza, é muito anterior à fundação de Portugal. O traçado urbano da freguesia, agarrado ao relevo da serra, e por isso nem sempre harmonioso, é único no concelho de Vila Franca de Xira.

O casario estende-se encosta abaixo, num cair suave que agrada aos seus cerca de novecentos habitantes, beneficiários das fantásticas vantagens de um ambiente rural tranquilo.

O Padroeiro desta freguesia é São Marcos

Calhandriz

Igreja Matriz de São Marcos

A Igreja Matriz de São Marcos (mais conhecida por Igreja de São Marcos), apresenta características setecentistas, situada na Calhandriz, é a única Igreja da freguesia.

Desconhece-se a sua data original de construção, sabendo-se apenas que foi reconstruída após o terramoto de 1755.

Não se conhece a data original da sua construção, existindo vestígios de uma construção romana (lápide trabalhada do período Romano) que terá existido no local onde hoje se ergue a Igreja, no seu interior subsistem várias peças da reconstrução. Desde logo a imagem de S. Marcos Padroeiro da Freguesia e uma tela com a figura da Nossa Senhora da Assunção ambas do Séc XVIII. O altar-mor é revestido a talha dourada e policromada.

No ano de 1755, após o grande terramoto que devastou a cidade de Lisboa e as regiões circundantes (como o Vale da Calhandriz), iniciou-se a reconstrução da Igreja de S. Marcos.

Entre os anos de 2001 e 2002 o templo foi alvo de obras de recuperação, promovidas pela paróquia local.

Trail Running Calhandriz

Iremos percorrer 20 km num sobe e desce de singles fantásticos com 1100 D+, 90% do percurso é em trilhos, só existe alcatrão nos primeiros 500 metros a sair da aldeia, duas passagens de estrada e nos últimos 100 metros.

O percurso irá percorrer os trilhos da União das freguesias de Calhandriz, Alhandra, São João dos Montes, Alverca e Sobralinho, após isso podemos usufruir de um belo banhinho e um reconfortante almoço para quem quiser ficar para o convívio entre os atletas e a população desta fantástica freguesia que nos recebe sempre tão bem.

Além do Trail existe uma caminhada com cerca de 8 km a sair á mesma hora.

As inscrições vão estar a decorrer até dia 18 de Abril ou até se atingir os 250 atletas inscritos (inscrições pagas)

Página do evento.

Página da caminhada.

Página da organização.

Informações:

E-mail: cecalhandriz@gmail.com/ infotrilhoperdido@gmail.com (relacionado com inscrições)
Telem.: 933 448 134 / 965 797 458

Encontramo-nos por lá.

Texto: Sandra Oliveira
Fotos: Página da organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta