Camélias, a tradição de sempre num evento com casa cheia

Gil Antunes

Este fim-de-semana as zonas do Estoril, Sintra e Mafra voltam a viver a “febre” da velocidade com mais uma edição do Rallye das Camélias.

Mais uma vez organizada pelo Clube Motorismo de Setúbal, a versão de 2022 de uma das mais clássicas provas nacionais promete uma nova página de uma riquíssima história.

Demonstrando a vitalidade deste desafio, o bilstein group junta-se como “main sponsor” da organização e está tudo pronto para que comece a competição.

E olhando para a parte desportiva, o bilstein group Camélias vai manter o figurino que tanto sucesso tem tido.

Site oficial do evento

Página do evento

Texto: Bruno Coutinho

Rallye das Camélias promete emoção do inicio ao fim

A abrir as hostilidades duas especiais “habitués” nos ralis na região, Sintra – Pé da Serra.

Os desafiantes 10.06 kms que começam na subida da Rampa da Pena, entrando depois na rápida sequência até ao cruzamento dos Capuchos, para finalizar junto ao Pé da Serra.

Minutos depois mais 11.25 kms na classificativa Azóia – Cascais, com as clássicas Peninha e Lagoa Azul feitas em sentido inverso.

É altura depois de rumar à zona de Mafra, com a especial Monte Gordo – Gradil com mais de 13 kms a fechar a secção matinal, antes de uma retemperadora pausa junto a esse monumento de interesse nacional que é o Palácio Nacional de Mafra.

Camélias

Após o almoço, tempo para os poucos mais de 10 kms do Codeçal e a mais curta especial do rali, Livramento, antes de nova visita ao Parque de Assistência montado como habitualmente no Parque Intermodal de Mafra, onde se espera a presença de bastante público.

Para fechar dupla passagem pelo troço mais longo do rali, Capuchos com 14.53 kms, uma ao cair da noite e outra já mesmo sem a luz do astro rei.

Será aqui que talvez tudo se decida, antes da consagração dos heróis nos Jardins do Casino Estoril.

E falando em consagração, nada como olhar para os 75 inscritos (o limite de equipas aceites foi atingido…) que mais uma vez responderam da melhor forma à chamada do Clube de Motorismo de Setúbal.

Aqui chegados os três vencedores das edições mais recentes estão presentes e são os maiores favoritos.

Camélias
O novo carro de Rui Madeira

Rui Madeira quer repetir a vitória

o piloto português Rui Madeira surge desta vez ao volante de Mitsubishi Mirage tentando repetir a vitória da última edição, e terá no banco do lado direito o recém-chegado de África, Nuno Rodrigues da Silva.

Rui Madeira vai juntar mais um carro aliciante à “coleção” que foi aumentando ao longo da sua carreira.

Vai apostar agora num Mitsubishi Mirage Proto para enfrentar a desafiante edução deste ano do Rali das Camélias.

A hipótese de tripular o carro nipónico “já tinha surgido em finais de 2021 através de conversações com o Tiago Almeida.

Acabou por se concretizar agora para o Rali das Camélias, pois tinha bastante curiosidade em guiar um Mitsubishi mais próxima da nova geração de carros de Rally, se bem que se trate de um carro da categoria X6”.

Habituado a lutar sempre pela vitória, Rui Madeira assume que “vai ser muito difícil repetir o triunfo de 2021. O objetivo será fazer um bom rali, como sempre, tentar andar perto dos R5 e dos restantes R4, mas vai depender muito do teste que farei mais próximo da prova. Pensar na vitória seria algo utópico, sem ter testado a máquina que o Tiago Almeida nos colocou à disposição, mas tudo faremos para estar nos lugares cimeiros”.

A dupla Pedro Clarimundo/Mário Castro e Paulo Neto também são favoritos

A dupla Pedro Clarimundo/Mário Castro, que ganhou o rali em 2020, volta a optar pelo Skoda Fabia, ao passo que Paulo Neto, que ganhou no regresso das Camélias ao panorama nacional, vai seguramente aproveitar esta prova para ganhar ritmo, a pensar no Campeonato Nacional de Ralis e vai tentar levar o seu também Skoda Fabia ao triunfo, enquanto a correr por fora teremos Carlos Fernandes com o Mitsubishi Lancer.

Olhando mais uma vez para o grande trabalho da organização, nota para a estreia do novo Toyota Yaris do troféu, que irá desempenhar o papel de abrir a estrada como carro 0 e que será preparado pela Inside Motor.

Com o São Pedro a ajudar é esperada casa cheia ao longo das especiais.

Palácio de Mafra como fundo do Rallye das Camélias

O início está marcado para as 9h nos Jardins do Casino Estoril, aonde os pilotos vão regressar às 20h.

Pelo meio Sintra – Pé da Serra às 9h38, Azóia – Cascais às 10h06 e Monte Gordo – Gradil às 11h14 antes do almoço.

Durante a tarde Codeçal e Livramento são os palcos da ação às 15h03 e 15h46. Para fechar regresso a Sintra e aos Capuchos às 17h30 e às 19h20.

Os dados estão lançados e está tudo pronto para mais uma emblemática edição das “Camélias” com o carimbo da reconhecida qualidade do Clube Motorismo deSetúbal e desta feita com o apoio de confiança do bilstein group.

Parceiros