Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

CampeõesdePortugal.pt num website de acesso livre

A Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, I.P. foi o palco escolhido para a apresentação do website ( campeoesdeportugal.pt ), um projeto promovido pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto e que conta com a participação e o apoio financeiro da Fundação do Desporto e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A iniciativa foi tornada pública no início da reunião do Conselho Nacional do Desporto.

O projeto visa criar na internet um sítio ( campeoesdeportugal.pt ) para divulgar e promover a excelência no Desporto português.

O CNID diz tratar-se de uma iniciativa inédita, tanto a nível nacional como internacional, e com ela pretende assinalar os 55 anos de existência, que se completam em 2021.

Pretende-se juntar numa base de dados, aberta a todos os interessados, os nomes dos campeões olímpicos, paralímpicos, mundiais, europeus e nacionais, permitindo a fácil consulta e um diversificado aproveitamento jornalístico ou meramente informativo, a partir de qualquer parte do globo, a qualquer hora.

campeoesdeportugal.pt

Qual a razão para ser o CNID a lançar esta iniciativa?

Porque os Jornalistas são parte importante da narrativa das vitórias desportivas e porque tratando-se de uma organização sem fins lucrativos, que tem apoio do Estado mas é privada, encontra-se ao mesmo tempo suficientemente distante e suficientemente próxima das confederações, das federações ou dos atletas.

Naturalmente, não será possível fazer tudo ao mesmo tempo. O projeto começa pelos títulos nacionais e internacionais, alargando a recolha de informação para o nível distrital numa segunda fase.

O projeto conta com o cofinanciamento da Fundação do Desporto e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Uma primeira atividade foi já concretizada: a escolha do logótipo, a cujo concurso se apresentaram 72 trabalhos. Segue-se a aquisição da solução informática que permitirá concretizar a ideia.

Um projeto desta dimensão implica a colaboração de dezenas e dezenas de instituições, a começar pelos organismos da área do Desporto: Comité Olímpico e Comité Paralímpico, Fundação do Desporto, Confederação do Desporto, Federações, Associações, Ligas e Clubes.

Será solicitada, também, a colaboração dos órgãos de Comunicação Social e de outras entidades para garantir maior qualidade histórico-informativa.

Equaciona-se, ainda, convidar jornalistas e outras personalidades para escrever sobre alguns campeões portugueses, aumentando o valor informativo-cultural do “site”.

A História é sempre uma narrativa

Manuel Queiroz, Presidente do CNID, afirma que “a História é sempre uma narrativa que não é neutra e a narrativa deve ter sempre uma base profissional para assim se assegurar a perenidade destas histórias. Não vamos escrever a História, mas vamos dar subsídios para essa escrita.

É um serviço que se presta à Comunidade Desportiva, desde aqueles que o CNID representa (os jornalistas e colaboradores da área da Informação de Desporto), aos principais atores – atletas, equipas, técnicos, dirigentes, árbitros e patrocinadores.

 

campeoesdeportugal.pt
Manuel Queiroz, Presidente do CNID

Campeoesdeportugal.pt uma montra motivacional e aspiracional

Para o Provedor da SCML, Edmundo Martinho, “Este é um projeto que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acarinhou desde a sua génese que entendemos ser uma ferramenta de serviço público, ao compilar toda a informação possível da carreira dos principais talentos desportivos nacionais nos últimos 100 anos.
Este será um espaço que vai contribuir decisivamente para que a sociedade possa ter mais e melhor informação.
Congratulamo-nos com a abertura deste espaço digital que pode ser também uma montra motivacional e aspiracional a todos os que visitam”.

Homenageia sucessivas gerações de Campeoesdeportugal.pt

Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, destaca que “este relevante projeto, em boa hora equacionado pelo CNID, homenageia acima de tudo o esforço, abnegação e compromisso de sucessivas gerações de CAMPEÕES que – ao longo de mais de Cem Anos, com as inúmeras vicissitudes de cada época correspondente – tão bem teimaram em escrever a História do Desporto em PORTUGAL.

O empenho comum de poder contribuir para perpetuar a memória todos estes feitos atléticos, no conjunto das várias modalidades desportivas formalmente reconhecidas, é incentivo mais do que suficiente para a Fundação do Desporto se associar a tão importante iniciativa, de verdadeiro alcance nacional e enorme impacto histórico.
Se não soubermos honrar a nossa história coletiva, jamais conseguiremos devidamente adequar e projetar o futuro.

Paulo Frischknecht, Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto

Um excelente ponto de encontro entre os nossos CampeõesdePortugal.pt

Vitor Pataco, Presidente do IPDJ, IP considera que “a plataforma ( campeoesdeportugal.pt ) vai ser um excelente ponto de encontro entre os nossos campeões e todos aqueles que se interessam pelas suas vidas, pelas suas realizações, pelo brilho que trazem à sociedade, satisfazendo o interesse de investigadores, jornalistas, famílias ou simplesmente interessados pelo desporto”.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que deu início a esta sessão, destacou o produto final, o objeto deste protocolo, que institui um sítio na Internet para divulgação e promoção da excelência do desporto português, em que se pretende reunir num mesmo local todos os campeões, individuais e coletivos, de Portugal.

Visualize também

Citius, Altius e Fortius, espírito Olímpico e Paralímpico

Texto: Fundação do Desporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta