Campeonato do Mundo de Velocidade, Portugal é candidato

Mundial de Velocidade

Portugal é um dos países candidatos a receber, em 2025, o Campeonato do Mundo de Velocidade de Seniores.

Federação Portuguesa de Canoagem também apresentou candidatura à organização, em 2024, do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar.

Decisão da Federação Internacional de Canoagem é conhecida no dia 12 de março

Texto / foto: Federação Portuguesa de Canoagem

Campeonato do Mundo de Velocidade de Seniores

Promovida pela Federação Portuguesa de Canoagem, a candidatura conta com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e do Governo.

Depois de ter recebido a competição em 2018, prova em que Fernando Pimenta se sagrou campeão do Mundo em K1 1.000 metros e em K1 5.000 metros, o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho volta a estar entre os candidatos a receber a elite mundial da canoagem.

A candidatura portuguesa não está, no entanto, sozinha na corrida à organização do Campeonato do Mundo de Velocidade de Seniores, com as cidades de Poznan (Polónia), Plovdiv (Bulgária) e Milão (Itália) a assumirem-se como concorrentes.

A Federação Internacional de Canoagem decide na sexta-feira, 12 de março, qual o país organizador da edição de 2025 do Mundial.

Para 2023, Portugal também é candidato a receber uma Taça do Mundo de Velocidade.

Além de Montemor-o-Velho, as cidades de Szeged (Hungria) e Poznan (Polónia) surgem como concorrentes.

Se a Federação Internacional de Canoagem decidir organizar três Taças do Mundo, cada um dos países candidatos organizará uma.

Caso a opção recaia na organização de apenas duas, uma das candidaturas vai ter de ficar de fora.

A decisão será tomada na sexta-feira, 12 de março.

Campeonato do Mundo de Velocidade
Fernando Pimenta

Portugal o único país concorrente ao Mundial de Canoagem de Mar

A Federação Portuguesa de Canoagem também se candidatou à organização, em 2024, na Madeira, do Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar, apresentando-se como Campeonato do Mundo de Velocidade.

A candidatura portuguesa conta com o apoio da Associação Regional de Canoagem da Madeira e do Governo Regional da Madeira.

De referir que o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar esteve para se realizar em Portugal, entre Esposende e Viana do Castelo, de 1 a 6 de setembro de 2020.

No entanto, a pandemia de Covid-19 obrigou ao cancelamento da prova, que contava com o envolvimento da Federação Portuguesa de Canoagem, da Nelo e de várias entidades locais.

Parceiros