Campeonato do Mundo de Velocidade em Portugal

Torre

Já há oito países confirmados para o Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23.

Texto / foto: Federação Portuguesa de Canoagem

Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23

Portugal, Espanha, Bielorrússia, Grã-Bretanha, Suécia, Israel, Eslovénia e Tunísia vão marcar presença na prova prevista para os dias 15, 16, 17 e 18 de julho deste ano

Já são oito os países com presença confirmada no Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23.

O evento vai ter o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho como palco, entre os dias 15 e 18 de julho deste ano.

Além de Portugal, a competição conta também com as inscrições das seleções de Espanha, Bielorrússia, Grã-Bretanha, Suécia, Israel, Eslovénia e Tunísia.

A organização da prova, que, “em termos numéricos, é a maior da canoagem mundial”, perspetiva receber 60 países e cerca de 1.500 atletas dos dois escalões.

Apesar dos tempos ainda serem de muitas incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19, a canoagem mundial dá um sinal de esperança.

Os países a assumiram, desde já, a vontade de marcar presença numa grande competição internacional.

Campeonato do Mundo de Velocidade
Nova torre de chegada do CAR de Montemor-o-Velho

“… sucesso da organização”

De sublinhar que Portugal recebe pela segunda vez um Campeonato do Mundo de Velocidade de Juniores e Sub-23, repetindo a organização levada a cabo em 2015.

Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, trata-se de “um bom indicador da vontade dos países na participação no nosso Mundial”.

Vítor Félix defendeu que as inscrições já concretizadas “podem contribuir para o sucesso da organização”.

Sublinhando que “a excelência organizativa é algo que Portugal tem habituado quem nos visita”.

Na quinta-feira, a antiga torre de chegada do CAR de Montemor-o-Velho foi demolida, assumindo-se esta ação como um passo fundamental para o futuro da canoagem portuguesa.

Segue-se, agora, a construção da nova infraestrutura, que vai reforçar a excelência daquele equipamento desportivo de âmbito internacional.

Importa lembrar que a construção da nova torre de chegada já estava prevista para 2018, ano em que Montemor-o-Velho recebeu o Mundial de Velocidade e Paracanoagem.

Depois do Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem de 2018, o Mundial de Juniores e Sub-23, em 2021 assume-se como o início de um novo ciclo de competições internacionais no CAR de Montemor-o-Velho.

De referir que a Federação Portuguesa de Canoagem é, neste momento, uma das candidatas à organização, em 2023, do Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23, prova que, em 2012, também teve lugar em Portugal.

Parceiros

Deixe uma resposta