Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Campeonato Nacional de Triatlo Jovem – 5ª Jornada

Realizou-se este Sábado,  dia 2 de Maio, no Parque das Nações em Lisboa, a quinta jornada do Campeonato Nacional Jovem de Triatlo. Após três jornadas disputadas na especialidade de duatlo, e uma jornada disputada em triatlo, esta foi a primeira prova disputada em Aquatlo, ou seja, composta por um segmento de natação e outro de corrida, tendo a caracteristica de ter apenas uma transição. Esta especialidade é também a mais rápida tornando as distancias finais entre atletas mais curtas.
A próxima jornada realiza-se a 9 de Maio em Setúbal, no Parque Urbano de Albarquel e será também disputada na especialidade de Aquatlo (natação e corrida).

REMO CLUBE LUSITANO

Desta vez o primeiro a competir foi Gaspar Silva. O atleta benjamim fez uma prova de grande nível. Após ter nadado sempre entre os primeiros, Gaspar Silva acabou por fazer uma transição muito rápida e ficar pela primeira vez entre o top10 cortando a meta na sétima posição.  Ainda em benjamins, mas femininos, Letícia Magalhães foi a representante Lusitana tendo terminado na 12ª posição. No escalão de infantis Henrique Abelho (5º) e César Amândio (28º) foram os representantes Lusitanos. Os dois atletas andaram mais um vez muito próximos durante a natação, tendo Henrique Abelho ganho algum avanço no último segmento e chegado à meta antes do seu colega separados por menos de um minuto. Já no escalão de iniciados João Cascalheira, com um excelente posicionamento na água, fez um primeiro segmento de excelente nível saindo da água colocado num grupo muito forte. Após a corrida chegou à meta na 31º posição a menos de um segundo dos cinco atletas imediatamente à sua frente. Nos Juvenis Gaspar Rodrigues teve uma natação tranquila devido ao seu posicionamento tal como na etapa anterior conquistado o seu lugar no pelotão de atletas logo na água. Após uma corrida chegaria à meta na 50º posição.
As classificações dos atletas Lusitanos foram as seguintes:
Benjamins Masculinos: Gaspar Silva 7º (melhor classificação pessoal)
Benjamins Femininos: Letícia Magalhães 12º
Infantis: Henrique Abelho 5º; César Amândio 28º
Iniciados: João Cascalheira 31º (melhor classificação pessoal)
Juvenis: Gaspar Rodrigues 50º
Por equipas, o Lusitano fechou contas na décima sétima posição entre vinte e oito equipas.

ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS
PAULO ANTUNES no 5ºlugar do LISBOA TRIATHLON

Mais um fim-de-semana em cheio para o Triatlo torrejano, no sábado de manhã com as participações de Paulo Antunes e Pedro Antunes no LISBOA TRIATHLON (Triatlo Longo Internacional de Lisboa), e à tarde com os jovens da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, a participarem no Aquatlo de Lisboa no Parque da Nações em Lisboa (junto ao Oceanário).
A prova da manhã de sábado, foi uma oportunidade única para ver cerca de 900 atletas oriundos de 36 países, a participarem num triatlo longo com 1900m de natação, 90kms. de ciclismo e 21,1kms. de corrida, com PAULO ANTUNES na prova de Elite a conseguir um brilhante 5ºlugar com um tempo total de 3h52m (24m24s na natação, 2h11m07s no ciclismo e 1h14m20s na corrida), à frente do espanhol Gustavo Iglesias, que foi medalha de bronze no Campeonato da Europa de Half Ironman do ano passado.
Paulo Antunes assumiu desde logo o controlo da prova imprimindo um ritmo forte para tentar ganhar alguma vantagem para os seus adversários. Bruno Pais, atleta do Benfica, foi o único atleta que o acompanhou durante o percurso de natação.
No ciclismo, sabia que tinha de ser muito calculista e tentar colocar um andamento constante durante os 90kms, sem nunca descurar a alimentação e a hidratação. O percurso foi composto por 4 voltas de 22,5kms. No final deste segmento encontrava-se em 4º lugar, sendo o 2º português a chegar ao parque de transição.
Na corrida saiu com a mesma preocupação que teve no ciclismo, mantendo um ritmo forte e constante, acabou por perder uma posição, mas com uma meia maratona muito consistente.
O Atleta e Treinador da Escola de Triatlo de Torres Novas, ficou muito satisfeito pelo resultado alcançado uma vez que as sensações em treino estavam a tardar em aparecer em competição. Foi um dia onde nada falhou e onde esteve sempre perto da frente da corrida. Em relação ao tempo do ano passado nesta mesma prova retirou 20 minutos.
Paulo Antunes, vai ainda este ano realizar no dia 21 de Junho, uma prova de apuramento para o campeonato Mundo de Half Ironman em Kronborg na Dinamarca, e no dia 2 de Agosto, participará em Maastricht na Holanda, numa prova de apuramento para o Campeonato do Mundo de Ironman. Nestas 2 provas espera apurar-se para estar presente no dia 31 de Agosto, no Campeonato do Mundo Half Ironman na Áustria, e no dia 10 de Outubro no Hawai, no Campeonato do Mundo de Ironman.
Mas, para Paulo Antunes, esta prova de Lisboa teve também um significado especial, uma vez que no regresso à competição, o seu irmão Pedro Antunes alinhou pela primeira vez consigo na partida de uma prova de triatlo, e concluiu também este triatlo longo com um tempo de 4h57m, alcançando a 56ªposição entre 151 participantes do seu grupo de idades 40-44anos.

AQUATLO DE LISBOA – Campeonato Nacional Triatlo Jovem

À tarde, e no mesmo palco do Triatlo Internacional Longo de Lisboa, o Parque da Nações em Lisboa (junto ao Oceanário), realizou-se o 1º Aquatlo do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, com a presença da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas.
A organização do LISBOA TRIATHLON, teve a excelente ideia de em conjunto com a Federação de Triatlo de Portugal, organizar também uma prova para os jovens triatletas, aproveitando o cenário da realização da prova internacional, ao proporcionar a estes jovens disfrutarem de uma participação com um envolvimento diferente, como por exemplo a competição com jovens de outros países.
Este Aquatlo de Lisboa começou da melhor maneira para o triatlo torrejano, com FRANCISCO TAROUCO CARVALHO a vencer categoricamente esta prova e a subir ao pódio em 1ºlugar.
Em Infantis, as melhores participações torrejanas pertenceram a João Nuno Batista e Pedro Afonso Silva nos 6º e 7ºlugares, enquanto em Iniciados, Daniel Rodrigues e Duarte Santos chegaram nas 9ª e 11ª posições, e em femininos, Ana Margarida Silva foi 16ª classificada.
A terminar a participação dos atletas torrejanos no Aquatlo de Lisboa, o destaque vai para mais 3 pódios alcançados pelos Juvenis, com RICARDO BATISTA a vencer, JOSÉ PEDRO VIEIRA a subir à 2ªposição do pódio, e em femininos, JOANA MIRANDA também a alcançar o 2ºlugar nesta prova.
A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas conquistou mais um 2ºlugar por equipas entre 27 equipas participantes neste Aquatlo de Lisboa, e ao fim de 5 etapas disputadas do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, está também em 2ºlugar neste Campeonato que é liderado pelo Alhandra Sport Clube.

1º TRIATLO DE CUBA

No domingo, dia 3 de Maio, em Cuba, no Baixo Alentejo, realizou-se mais uma etapa a contar para a Taça de Portugal de Triatlo.
A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas esteve presente com os atletas ANDRÉ CRUZ e TIAGO MORGADO.
ANDRÉ CRUZ, que não pode estar presente por doença na semana passada no Sabugal, terminou esta prova em 7ºlugar no seu escalão de Cadetes (27º na geral), enquanto em Juniores, TIAGO MORGADO foi 12ºclassificado (28º na geral) neste 1º Triatlo de Cuba.
No próximo sábado, dia 9 de Maio, continuamos com as provas de Aquatlo, realizando-se em Setúbal mais uma etapa a contar para o Campeonato Nacional de Triatlo Jovem.

Foto de destaque: Escola Triatlo Torres Novas – 2º lugar no Aquatlo de Lisboa

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta