Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Campeonato Nacional de Triatlo Jovem – III Aquatlo de Setúbal

Realizou-se este Sábado, dia 9 de Maio, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, a sexta jornada do Campeonato Nacional Jovem de Triatlo, para os escalões, Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.
Esta foi a segunda jornada disputada em Aquatlo, ou seja, composta por um 1º segmento de natação que variaram de acordo com os 4 escalões etários envolvidos nesta competição, entre os 50m e os 300m, e um 2º segmento de corrida que variou entre os 400m e os 2000m, tendo a característica de ter apenas uma transição. Esta especialidade é também a mais rápida tornando as distâncias finais entre atletas mais curtas.
Em benjamins a participação individual dos triatletas torrejanos, teve destaque em Francisco Carvalho, que realizou mais uma excelente prova alcançando um brilhante 3º lugar, e para David Sá, que conseguiu chegar na 12ª posição, os atletas lusitanos tiveram representados por Gaspar Silva (7º) e Letícia Magalhães (10º), ambos entrar no top10 masculino e feminino respectivamente, numa prova que ficou marcada pelas dificuldades que os atletas sentiram nas águas do Sado, especialmente neste escalão.
No escalão etário seguinte, nos Infantis, participaram 53 atletas, o Torrejano João Batista, conseguiu um excelente 5º lugar, depois de uma excelente recuperação no segmento de corrida, e o seu colega de equipa, Pedro Silva, alcançou o 8º lugar. Afonso Vedor foi (18º) classificado, Martim Salvador (21º), Vasco Santos (30º) e Rodrigo Carreira foi (49º),
Henrique Abelho (6º) e César Amândio (27º) foram os representantes Lusitanos. Os dois atletas andaram mais uma vez muito próximos durante a natação beneficiando bastante das opções tácticas que fizeram, conseguindo nadar sempre numa posição favorável em relação à corrente que se fez sentir durante as provas, e às rápidas transições a que os jovens Lusitanos já nos habituaram. No segmento de corrida Henrique Abelho ganhou de novo algum avanço ao seu colega que cortou a meta cerca de um minuto depois.
Em femininos, Benedita Sottomayor chegou à meta na 20ª posição, e Inês Domingues foi 22ª classificada, em representação dos torrejanos.
Nos Iniciados, 57 foram os participantes, Duarte Santos, continua a confirmar que consegue sempre melhor, e desta vez foi o melhor torrejano neste escalão, concluindo este Aquatlo no 7º lugar, quase seguido pelos seus colegas de equipa, Daniel Rodrigues e Tiago Lopes no 10º e 11º lugar, respectivamente, João Graça no (21º), Guilherme Marques no (23º), Duarte Bento no (35º) e David Pereira no (38º) completaram a equipa torrejana.
João Cascalheira, foi o único Lusitano e à semelhança dos seus colegas, repetiu o excelente posicionamento na água, realizando um primeiro segmento de excelente nível saindo da água colocado num grupo muito forte terminando na 33ª posição após a corrida.
Em femininos, a Escola de Triatlo torrejana teve três representantes, que continuam a melhorar a sua prestação de prova em prova. Ana Silva foi a melhor torrejana na 10ªposição, Rafaela Nunes chegou no (35º) e Beatriz Neves foi (37ª).
Finalmente nos Juvenis, estiveram em competição 62 atletas, tendo sido a prova mais disputada da tarde, os Torrejanos estiveram em realce com os desempenhos de Ricardo Batista e José Vieira, a repetirem os lugares obtidos em Lisboa, subiram mais uma vez ao pódio no 1º e 2º lugares, respectivamente, acabando este Aquatlo bem distanciados do atleta que se classificou na 3ª posição. André Rodrigues, mais uma vez com um excelente segmento de natação, terminou a sua prova no (13º), Bernardo Soares que acabou na (26ª), Ruben Vedor (40ª), Miguel Moreira (43ª), David Domingues (44ª) e Luís Silva (47ª).
Os Lusitanos Gaspar Rodrigues (41º) e Manuel Jaleca (51º) tiveram um desempenho bastante positivo e revelando uma constante evolução ao longo da época desportiva tendo Gaspar Rodrigues recuperando nove posições em relação à última jornada em Lisboa, jornada essa em que o seu colega Manuel Jaleca esteve ausente por lesão sendo esta a estreia na especialidade.
Em femininos, mais uma excelente prova de Joana Miranda, a subir novamente ao pódio no 2º lugar, e a sua colega da equipa neste escalão, Mariana Correia a alcançar o 7º lugar.
Mais um excelente 2º lugar da Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, representados por 30 atletas, com o Alhandra Sport Clube a conseguir o 1ºlugar, o Fátima Escola de Triatlo a ficar no 3ºlugar, e o Remo Clube Lusitano a obter o décimo quinto lugar, entre vinte e quatro equipas.

No próximo domingo de manhã, dia 17 de Maio, será a 7ªetapa do Campeonato Nacional Triatlo Jovem, no Equspólis na Golegã, com a realização do 2º Triatlo Xterra Kids, uma prova de triatlo em que o segmento de ciclismo será no formato de BTT. Aproveitando a realização no sábado anterior à tarde, de uma etapa da Taça do Mundo de Xterra, em Portugal, os jovens triatletas vão mais uma vez poder disfrutar do palco aonde se realiza uma competição internacional.

Prova Aberta Sprint e Prova Aberta Super Sprint

No final da tarde, decorreu a Prova Aberta, também um Aquatlo em formato de Sprint, com duas distâncias:
Um 1º segmento de natação de 300m, finalizando com um segmento de corrida de 2 kms.
Um 1º segmento de natação de 750m, finalizando com um segmento de corrida de 5 kms.

Na distância mais curta (300m natação +2km corrida) os Lusitanos estiveram representados por Susana Vale foi 16º classificada absoluta e 4º no seu escalão de séniores. Por seu lado, nos homens, o ex-remador Pedro Fernandes foi 8º classificado absoluto tendo vencido o escalão sénior.
Nos Torrejanos na distância longa, o destaque vai para Carolina Serra que venceu esta prova em femininos, mas Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas esteve também presente com 5 atletas masculinos, que colectivamente alcançaram o 2º lugar colectivo, graças ao desempenho de Ricardo Margarido que terminou no 6º lugar da geral, André Cruz (14º), Marco Sousa no (15º) e Rafael Marques (29º). João Vieira não conseguiu concluir a sua prova, por ressentir de uma lesão nas suas costas.
Ainda na distância longa a cadete Catarina Cascalheira e o sénior Sérgio Fajardo alinharam pelos Lusitanos para percorrer 750m de natação e 5km de corrida. Catarina Cascalheira chegou à meta na 8ª posição absoluta, sendo 5ª no seu escalão de cadetes. Sérgio Fajardo fechou a prova na 37ª posição absoluta sendo o 6º sénior a cortar a meta.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta