Campeonato Nacional de Pesca Submarina

Pesca submarina

02-PescaConfirmado Campeonato Nacional de Pesca Submarina, 4 e 5 de junho 2016, em Sagres

Este Campeonato Nacional é organizado pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) e conta com o apoio do Clube Recreativo Infante de Sagres e da Câmara Municipal de Vila do Bispo, entre outras entidades locais.

Vão participar neste Campeonato mais de duas dezenas de competidores filiados FPAS que ficaram apurados pelos Campeonatos Regionais realizados, no inicio deste ano, nos Açores, na Madeira e no Continente.

O Campeonato Nacional desta modalidade desportiva praticada exclusivamente em apneia será disputado com o apoio de embarcação, em 2 jornadas, com a duração de 5 horas cada, e a classificação final será obtida pela soma dos resultados obtidos por cada atleta nos dois dias.

No final de cada jornada, como habitualmente, após as pesagens terá lugar um sorteio dos maiores exemplares pelo público assistente e as capturas são para oferta à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.

O programa previsto é o seguinte:

Sábado, 4 de Junho 2016
9h00 – Recepção Participantes Porto de Abrigo de Sagres
9h15 – Reunião de Delegados, fotografia de grupo e Abraço de Fair Play
Embarque Porto de Abrigo de Sagres
10h15 – Concentração no mar
10h30 – Início da Competição – Prova
15h30 – Fim da Jornada e Concentração no mar
Desembarque Porto de Abrigo de Sagres
17h00 – Concentração no centro de Sagres, na antiga Escola Primária nº1 de Sagres, junto ao Posto de Turismo, para Pesagem e Classificação da jornada

Domingo, 5 de Junho 2016
9h00 – Reunião de Delegados e Abraço de Fair Play
Embarque Porto de Abrigo de Sagres
10h00 – Concentração no mar
10h15 – Início da Competição – Prova
15h15 – Fim da Jornada e Concentração no mar
Desembarque Porto de Abrigo de Sagres
17h00 – Concentração no centro de Sagres, na antiga Escola Primária nº1 de Sagres, junto ao Posto de Turismo, para Pesagem, Classificação da jornada, Classificação final e entrega de Prémios

A Pesca Submarina é das modalidades subaquáticas mais populares em Portugal e é praticada, exclusivamente, em apneia por milhares de adeptos da competição e com fins lúdicos. Pode ser praticada por atletas de competição de uma faixa etária mais alargada do que o habitual noutras modalidades, para além dos 40 anos.

Habitualmente é usado como equipamento básico a mascara, tubo, barbatanas, fato de mergulho, meias, luvas, cinto com lastro, bóia ou prancha de sinalização, lanterna, entre outros, bem como diversos equipamentos complementares ou de apoio, nomeadamente, embarcação.

Esta modalidade subaquática tem por base a captura em número reduzido de espécies marinhas no seu habitat natural através da utilização de um arpão ou arma, de forma seletiva, protegendo e respeitando as espécies raras ou ameaçadas de extinção.

Sugerimos também a visita pelo site e facebook da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas

Parceiros