NAZARÉ, O CANHÃO ACORDOU
A janela de espera para o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge 2024/2025, já começou, um evento da World Surf League que reúne nomes de destaque no surf de ondas gigantes do mundo.
A competição, que se estende até 31 de março de 2025, será realizada em apenas um dia em que as condições ideais se confirmarem para o espetáculo de tow-in nas ondas monstruosas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal.
Os fãs e entusiastas dos desportos radicais poderão acompanhar tudo ao vivo pela Red Bull TV e pelo site da World Surf League.
Lucas “Chumbo” Chianca uma das verdadeiras lendas da modalidade na Nazaré
A referência Lucas “Chumbo” Chianca encabeça a comitiva, onde marcam presença verdadeiras lendas da modalidade.
Ao todo estão representados 13 países, com destaque para as três potências mundiais do surf – Estados Unidos da América, Brasil e Austrália.
Em femininos, a francesa Justine Dupont e a norte-americana Carissa Moore surgem em destaque na Nazaré.
A competição e os critérios de avaliação
O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge é realizado em formato de tow-in, onde nove equipes, cada uma com dois surfistas, se alternam entre surfar e pilotar o jet ski de apoio da dupla.
O sistema de disputa inclui seis baterias de 40 minutos, nas quais cada equipe terá duas chances de exibir seu melhor surf.
O evento premiará as seguintes categorias: Melhor Performance Masculina, Melhor Performance Feminina e Melhor Equipe.
Cada surfista será avaliado com base em suas duas melhores ondas, sendo que a maior onda surfada contará em dobro para o total individual.
A pontuação máxima de cada surfista pode chegar a 30 pontos, com cada onda recebendo notas de 0,1 a 10.
Emoção garantida para os amantes das ondas gigantes
A janela de espera do evento se estende até o fim de março, com a WSL emitindo um “Alerta Amarelo” 72 horas antes do possível início da competição, caso as condições estejam favoráveis.
Se confirmadas, um “Alerta Verde” será emitido 24 horas antes do evento, indicando que a competição vai acontecer, e as equipes partirão para a Praia do Norte para desafiar uma das ondas mais temidas e espetaculares do mundo.
Evento têm projetado a marca Nazaré pelo mundo
O turismo ligado aos desportos de mar tem atraído mais pessoas, em especial nestes dias de ondulação forte e de campeonatos.
Já os eventos e a as performances dos atletas, acompanhados pelos media, têm projetado a marca Nazaré pelo mundo.