MARTÍN QUASE CAMPEÃO, MAS BAGNAIA AINDA SONHA COM O ‘TRI’
Jorge Martín vai partir com 24 pontos de vantagem sobre Francesco Bagnaia para o último Grande Prémio do Mundial de MotoGP da temporada, que será corrido em Barcelona.
Num duelo de Ducatis, um triunfo na corrida sprint garantirá desde logo a conquistar do primeiro título ao espanhol.
Mas o italiano, bicampeão do Mundo em título, ainda sonha.
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Fonte: Desporto Sapo
Mundial MotoGP 2024 termina em Barcelona
A prova que fecha mais um Mundial da categoria rainha do motociclismo de velocidade vai ter lugar em Barcelona e não em Valência, como inicialmente previsto.
A alteração ocorreu devido às cheias trágicas cheias que assolaram aquela região de Espanha, ganhando mesmo a denominação de Grande Prémio Solidário de Barcelona.
E poderá consagrar Martin, de 26 anos, a correr em casa, como o primeiro piloto de uma equipa independente a sagrar-se campeão desde que a categoria de MotoGP substituiu, em 2002, a de 500cc.
O último a conseguir um título militando numa equipa independente foi o italiano Valentino Rossi, em 2001, com a Honda Nastro Azurro.
Vantagem clara Martín na luta pelo título, mas Bagnaia ainda sonha com o tri
Martín, que milita na Pramac Ducati, parte com 24 pontos de vantagem sobre o italiano e bicampeão Francesco Bagnaia (numa Ducati oficial).
Nesta prova estão ainda 37 em jogo (12 na corrida sprint de sábado e 25 na corrida principal, domingo).
O título pode, pois, chegar logo no sábado, na corrida sprint, que atribui 12 pontos ao vencedor e nove ao segundo classificado, sete ao terceiro e, depois, seis ao quarto, cinco ao quinto e assim por diante até ao nono classificado, que leva um ponto.
O piloto madrileno, que no próximo ano vai mudar de cores e correr pela Aprilia, chega à última prova com 485 pontos, contra os 461 de Bagnaia.
Assim, caso vença a corrida sprint, Martín será automaticamente campeão, mesmo que Bagnaia seja segundo.
Face aos 12 pontos do triunfo, Martín somaria 497 pontos, contra os 470 que Bagnaia atingiria na melhor das hipóteses, com o segundo lugar.
O espanhol será também desde logo campeão no sábado se terminar a corrida em:
segundo (e Bagnaia em terceiro ou pior);
terceiro (e o italiano em quinto ou pior);
em quarto (e Bagnaia em sexto ou pior);
em quinto (se Bagnaia for sétimo ou pior);
ou sexto (se o italiano for oitavo ou pior).
Decisão do título entre Martin e Bagnaia pode ficar adiada para domingo
Se nenhum destes cenários se verificar, a decisão do título fica então adiada para domingo.
Aí, claro, as contas vão depender do que se tiver passado na véspera.
Mas com um total de 37 pontos em disputa, Martin precisa de totalizar 14 entre os dois dias para assegurar o título sem depender de ‘terceiros‘.
Em caso de igualdade pontual, contudo, o título será para o italiano, visto que conta com 10 vitórias em corridas longas na temporada, contra apenas três do espanhol.
Martin superiorizou-se, sim, nas corridas sprint, nas quais leva vantagem, com sete triunfos contra seis de Bagnaia nos 19 Grandes Prémios já disputados.
Só Martin e Bagnaia podem ser campeões, sendo que o italiano nunca será campeão se somar menos do que 24 no conjunto dos dois dias, mesmo que o espanhol não some nenhum.
Caso Bagnaia consiga, ainda assim, dar a volta aos acontecimentos e inverter a classificação, tornar-se-á no 11.º piloto da história a somar três títulos na categoria rainha do motociclismo de velocidade e no 9.º a lográ-lo de forma consecutiva.
Miguel Oliveira regressa…para uma despedida
A prova marcará também o regresso do piloto português Miguel Oliveira à competição, naquela que será a sua derradeira corrida pela Trackhouse Aprilia.
Miguel Oliveira estava afastado da competição desde 29 de setembro, quando sofreu diversas fraturas no pulso direito devido a uma queda na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Indonésia, 15.ª etapa do Mundial.
“Estou entusiasmado por regressar à competição em MotoGP.
As minhas expectativas não são altas pois não sei que limitações vou ter ainda no pulso, até me voltar a sentar em cima da mota”, disse o piloto de Almada.
Este regresso será, ao mesmo tempo, um adeus, já que Miguel Oliveira, 29 anos, irá em 2025 mudar-se para a Pramac Yamaha.
A temporada 2024 não correu da melhor forma ao ‘Falcão‘, com várias quedas.
O seu melhor resultado da época foi um 6.º lugar no GP da Alemanha.
Ocupa, atualmente, o 15.º lugar no campeonato, com 71 pontos, tendo falhado cinco das 19 corridas disputadas (Indonésia, Japão, Austrália, Tailândia e Malásia).