Canoagem em Barcelos pela mão dos Amigos da Montanha

Canoagem

Os Amigos da Montanha apresentaram um novo projeto na área desportiva, a Escola de Canoagem. É um objetivo há muito definido pelos Amigos da Montanha e que agora se tornou possível concretizar, salientou o presidente da direção dos Amigos da Montanha, Américo Alves, na apresentação da nova escola, realizada na passada segunda-feira no areal de Barcelinhos.

Amigos da Montanha apresentam projecto da Escola de Canoagem

Sabemos que é mais uma responsabilidade que nos recai sobre os ombros, mas estamos preparados para ela.
É uma modalidade que não é fácil de desenvolver, principalmente no inverno, mas quem sabe se daqui a meia dúzia de anos podemos ter campeões da modalidade em Barcelos”, acrescentou.

Davide Ferreira, responsável pela secção de canoagem na Associação, salientou que apesar de canoagem já existir há muito nos Amigos da Montanha, era apenas de lazer. “Com o protocolo desenvolvido com a Escola Secundária de Barcelinhos tornou-se possível desenvolver esta modalidade através do Desporto Escolar.

Nesse sentido foram criadas algumas condições físicas, nomeadamente no areal de Barcelinhos, e adquiridos alguns barcos. A vertente competitiva será assegurada por um técnico experiente na modalidade, e os treinos, que serão também de captação de novos elementos, realizar-se-ão às segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h.

Esta nova valência está inserida no projeto mais vasto de formação dos Amigos da Montanha onde já estão estruturadas as modalidades de natação, atletismo e orientação. “Vamos trazer para o rio o desporto e a formação. Queremos que haja um crescimento sustentado e com fundamento técnico”, salientou Américo Alves.

As pessoas estão a acreditar no rio e no areal

O responsável pelo formação nos Amigos da Montanha, António Costa, referiu que “as pessoas estão a acreditar no rio e no areal” e este é um excelente momento para lançar o projeto, lutando pela formação de jovens, tal como tem vindo a acontecer com êxito nas outras modalidades dos AM.

O Diretor da Escola Secundária de Barcelinhos, António Carvalho, salientou a ideia lançada pelo professor Carlos Magalhães para incluir a modalidade no desporto escolar, uma ideia que a Escola acolheu de braços abertos, utilizando-se os recursos disponibilizados pelos AM, e que se torna, também, uma excelente forma de ocupar os tempos livres e fazer crescer a formação.

Futuro risonho

Já Ernesto Morais, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, com quem os AM assinaram um protocolo, não tem dúvidas em considerar que este é um projeto que tem tudo para garantir um “futuro risonho” já que tem fatores fundamentais para que isso aconteça, referindo-se à ligação com as escolas e ao envolvimento de pessoas com conhecimento técnico e experiência na modalidade.

O presidente da Junta de Barcelinhos, Rui Peixoto, evidenciou os Amigos da Montanha como sinónimo de dinamismo, desejando que daqui saiam campeões no futuro.

O vereador do desporto da Câmara Municipal de Barcelos, Francisco Rocha, afirmou que o aparecimento desta escola nos AM em nada o surpreende, considerando o histórico e percurso da Associação de fazer “cada vez mais e melhor”, agradecendo tudo o que tem feito em prol do desporto e do concelho, assim como no aproximar das pessoas ao rio.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: Amigos da Montanha

Parceiros

Deixe uma resposta