Clube Airsoft Todo Terreno 10 anos actividade

Clube Airsoft Todo Terreno

Em ano de aniversário, recordamos que a história do Clube Airsoft Todo Terreno começou em Julho de 2007, quando um grupo de cerca de 5 amigos resolveu juntar-se e formar uma equipa, oficializando-se em Setembro do mesmo ano.

Clube Airsoft Todo Terreno

Com uma formação inicial constituída quase na sua totalidade por elementos das forças de segurança PSP / GNR, o CATT, evoluiu no sentido de abrir o grupo á comunidade e facilmente cresceu para um número acima das 10 unidades de operacionais, que faziam da modalidade um hobby.

Nos meandros do airsoft os Op. do CATT são identificados por um “C”(ex. C01-Boss; C02-Tretas) seguido de um numero de entrada na equipa e do nickname que lhes é atribuído quando terminam a fase de integração e assim que demonstrarem ter capacidades para integrar a equipa.

Atualmente a equipa do CATT conta com 40 elementos registados, mantendo-se ativos enquanto operacionais entre 20 e 25 unidades

Honra e Lealdade

Com o lema “HONRA E LEALDADE”, o CATT numa primeira fase limitava-se a participar em jogos organizados por outras equipas e grupos, assumindo posteriormente uma iniciativa que o levou a organizar os seus próprios jogos e eventos, como demonstrações á comunidade e Torneios de Tiro Prático in door.

Sendo o airsoft uma modalidade em crescendo no nosso pais, o CATT, com uma estrutura de base sólida e sempre com ambições de chegar mais alem na modalidade, rapidamente começou a contactar clubes e associações com vista á legalização da modalidade tornando-se assim em 2009 uma equipa com estatutos próprios e inserida na secção desportiva da Associação de Amigos do Pinhal do General, AAPG onde pertence atualmente.

Se numa fase inicial do novo projeto, os jogos do CATT eram organizados em campos cedidos por particulares, nomeadamente “CAVANQUISTÃO” e “AFGANISETUBAL” na zona de Setubal, rapidamente criou o seu próprio “teatro de guerra” num espaço / terreno pertencente á Associação de Amigos do Pinhal do General ao qual foi dado o nome de “VALE LONGO”, devido á sua morfologia.

Jogos Solidários

Com a reunião de todas as infraestruturas necessárias (sede e campo de jogo), os operacionais do CATT – Clube Airsoft Todo Terreno, decidiram utilizar a modalidade para fins humanitários, optando por realizar jogos com vista a apoiar instituições e pessoas com necessidades especiais.

Depois de se legalizar como Clube de Praticantes junto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e na modalidade de airsoft, o Clube Airsoft Todo Terreno realizou para além dos eventos solidários, a trilogia “Vale Longo”, com jogos de nível nacional, que envolveram várias centenas de praticantes, lojas e entidades dos mais diversos pontos dos pais.

Ao longo dos anos, os vários eventos realizados no conselho do Seixal, foram de tal ordem, que chamaram á atenção da edilidade local, que os convidou em 2011 para participar pela primeira vez, no maior evento desportivo do conselho, as Seixaliadas.

Mais de 400 nos jogos oficiais organizados

Nos eventos oficiais realizados até á data, o CATT contou com a presença de cerca de 400 praticantes durante a trilogia “V.L.” nos jogos “Vale Longo”, “Vale longo II O REGRESSO” e “Vale Longo III, O CONFRONTO FINAL” que, em conjunto com a organização e restante staff, envolveram, cerca de 500 pessoas e várias viaturas de apoio.

Foram ainda organizados outros eventos pelo CATT durante os vários anos da sua curta existência e sempre no vertente humanitário e solidária de nível nacional, mostrando assim aos mais sépticos que o airsoft afinal não é só “um grupo de malucos, que se junta ao fim de semana para andar aos tiros uns com os outros”.

Jogos Solidários

Assim, já foram organizados, entre demonstrações da modalidade, na 27ª Seixaliada em 2010 até á atualidade, cerca de vinte eventos de airsoft, como “Op. VALE LONGO I”;“Op.VALE LONGO II-O REGRESSO”; “OP.HONORIS CAUSA”; “EXPOSIÇÃO TEMATICA” e “Op.VALE LONGO III-O CONFRONTO FINAL”; “Op.RODRIGO”; “AMNESIA”; “A MARCAÇÃO”; “3º TURNO”; “A QUINTA COLUNA”; “MOSKIT” e “BRIDGE-A PONTE”, sendo a maior parte deles no âmbito das Seixaliadas.

Tal como organizou eventos, o CATT também participou em vários jogos em diferentes pontos do território nacional, nomeadamente na zona do Alentejo, centro do pais (Aveiro), Algarve e outros realizados na margem sul do Tejo.

 

ALCATTRAZ

Em 2013 o CATT, depois de ter conseguido um acesso a um edifício localizado em Setúbal, através de um contrato com a empresa proprietária do mesmo, iniciou uma vertente da modalidade conhecida por CQB / CQC, que se direciona para a guerrilha urbana, nascendo assim um espaço batizado e conhecido nos meandros do airsoft por “ALCATTRAZ”, visualize aqui o artigo sobre o evento.

Também aqui foi explorada a vertente solidaria de uma modalidade que conta atualmente com cerca de 10 mil praticantes em Portugal, inscritos em varias Associações Promotoras de Desporto, vulgo APD´s.

Na vertente do CQB o CATT já organizou em ALCATTRAZ diversos jogos solidários nomeadamente a “OP.FENIX”, “JE SUIS BOMBEIRO”, “O ENIGMA”, “GAMEBOX”, “ESCONDIDO”, “O MITO”, “A BUSCA”, “HELLOinALCATRAZ”, entre outros, visualize aqui o artigo sobre o jogo a favor dos Bombeiros Voluntários de Setúbal.

23 e 24 de setembro, comemoração com jogo do 10º aniversário

No próximo dia 23 de setembro, o Clube Airsoft Todo Terreno irá comemorar o seu décimo aniversário com realização de um jogo durante dois dias, inserido na edição das Seixaliadas deste ano.

Mário Candeias

Numa era onde a tecnologia e as redes sociais são um forte meio de comunicação e divulgação da modalidade, o CATT tem ao dispor dos interessados em algumas redes sociais, nomeadamente:

Facebook do Clube.

ALCATTRAZ no facebook.

Twitter do Clube.

Clube no Youtube.

Forumeiros do Clube.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Mário Candeias
Fotos: CATT

Parceiros