CORRIDA E CAMINHADA DA LIBERDADE
A 45.ª edição da Corrida e Caminhada da Liberdade, uma das mais antigas competições deste género em Portugal, realiza-se hoje e conta com 1500 inscritos.
Conta-se com a participação de atletas de todo o país em representação de vários clubes e também individuais.
Evento que há 4 décadas marca o calendário nacional de provas de estrada
Durante a manhã de 25 de Abril, as ruas de Custóias vão receber o evento que há 4 décadas marca o calendário nacional de provas de estrada.
Realizam-se várias corridas nos diversos escalões: Benjamins A; Benjamins B; Infantis; Iniciados; Juvenis; Juniores; Seniores e Veteranos.
Os percursos variam entre os: 800; 1600; 2000; 3000; 5000 e 10000 metros.
As provas começam às 09h00 com a corrida de Benjamins A/B; às 09h15 com os Infantis; às 09h30 com os Iniciados; às 10h00 com os Juvenis e às 10h30 com os Juniores; Seniores; Veteranos e com uma Caminhada.
O percurso da prova principal vai contar com duas voltas de cinco quilómetros com uma altimetria variável, que vai percorrer várias ruas da freguesia de Custóias.
O evento conta também com uma caminhada especialmente indicada para famílias e crianças, e para todos aqueles que gostam de caminhar e conviver enquanto fazem exercício físico.
45.ª edição da Corrida e Caminhada da Liberdade
A partida e chegada dos percursos será no Largo do Souto, onde decorrerá o hastear das bandeiras às 09h00 e animação no Largo.
As provas vão ser realizadas em circuito urbano, percorrendo as principais artérias da Freguesia de Custóias.
Os dez primeiros classificados nos escalões (Seniores Masculinos; Seniores Femininos; Veteranos Masculinos e Veteranos Femininos) vão receber prémios monetários em Cartão Presente.
As inscrições foram gratuitas para o evento, sendo que há uma recolha de bens alimentares na entrega do dorsal, em que estes bens serão entregues para as Associações:
Associação A nossa Missão;
Associação A Família Girassol e Conferência Vicentina de São Tiago de Custóias, que apoiam em géneros alimentares famílias carenciadas.
Este é um dos eventos no âmbito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, organizada pela União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.