TRAIL TERRA DO BRINQUEDO NÃO É PARA BRINCAR
A festa do Trail, volta já no próximo dia 8 e 9 de Junho ao Parque Vale do Leça, em Alfena, com mais uma edição do Trail Terra do Brinquedo.
Página Organização
Leia também
TRAIL TERRA DO BRINQUEDO, UMA PROVA QUE ENGANA
Trail Terra do Brinquedo
O Trail Terra do Brinquedo é uma organização da KeMedo Team Associação Desportos em Natureza e conta com a coorganização da Câmara Municipal de Valongo e Junta Freguesia de Alfena.
OPraticante.pt é mais uma vez média partner do evento.
Sobre a prova
Esta prova, percorre trilhos e caminhos na serra de Alfena e de Quinta Rei, no Concelho de Valongo, com partida e chegada no Parque Vale do Leça.
No dia 8 de Junho, decorre:
- 𝑻𝒓𝒂𝒊𝒍 𝑲𝒊𝒅𝒔 para crianças dos 4 aos 14 anos.
Já no dia 9 de Junho, decorrem as seguintes provas:
- Trail Sprint 21km, é pontuável para a Serie 100 ATRP e para o Circuito de Trilhos de Valongo;
- Mini Trail 13km, é pontuável para o Circuito de Trilhos de Valongo;
- Caminhada 9km.
Altimetria de cada distância
- Trail Sprint 21km – D+750
- Mini Trail 13km – D+350
- Caminhada 9km – D+190
“Uma prova que engana todos os atletas” Célia Neto
“Uma prova que engana todos os atletas, pois todos pensam que vão lá brincar… Mas na verdade esta prova de brincadeira não tem nada e ainda por cima organizada pelos “kemedo.
Subidas difíceis, descidas perigosas, mas single tracks com paisagens muito bonitas. Iniciamos cada subida a pronunciar: “kemedo”.
Iniciamos cada descida a pronunciar: “kemedo”.
Mas lá vamos brincando e disfrutando da prova porque quem adora este mundo do trail gosta de se superar, desafiando o desafio do caminho difícil.”
Sobre o Brinquedo
O brinquedo tradicional de Valongo resulta da indústria do fabrico de brinquedo, que ao longo dos tempos usou diferentes matérias-primas: terracota, papel, madeira, chapa, celuloide e plástico, acompanhando o gosto as diferentes épocas.
O que começou por ser uma forma de ocupar tempos mortos entre lides agrícolas e alegria dos mais pequenos, rapidamente se tornou uma fonte de rendimento.
Uns paus e tábuas afeiçoados e toscamente pintados deram origem a brinquedos populares, que reproduziam os usados nas tarefas quotidianas.
A madeira deu lugar à chapa, muitas vezes reaproveitada de latas de óleo e conservas, que se transformou em veículos de todos os géneros para os rapazes; fogões e ferrinhos de brunir para as meninas.
O celuloide foi criado para satisfazer uma escassez de materiais durante a segunda guerra mundial.
Foi de curta duração dada a sua fragilidade, mas deixou o caminho aberto para o plástico.
Este foi e continua a ser a base de todo o tipo de criação do séc. XX, dentro e fora deste contexto, que viu multiplicar exponencialmente as suas formas, cores e funções.
Oficina do Brinquedo Tradicional Português
Consciente da relevância de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural do concelho, o Município investiu na criação da Oficina do Brinquedo Tradicional Português, que foi construída na antiga escola de Cabeda, em Alfena.
Este espaço pretende associar a modernidade à memória e à tradição, recordando a história e preservando o saber-fazer de gerações com abordagens inovadoras.