Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Corrida Popular Costa Nova com chuva de recordes

A Corrida Popular da Costa Nova realizou-se no dia 13 de Julho, as 19h, estando a organização do evento a cargo de Atletas.Net e da Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio de OPraticante.pt como média.

Animação e aquecimento

Antes da grande partida principal, foram muitas as diversões, com jogos e dança promovidos pela a organização.

Ambiente espetacular e uma receção digna a todos atletas que chegassem para levantar o seu kit e dorsal.

Corrida da Pequenada

Realizou-se as 18.30, a partida da corrida dos futuros atletas do nosso atletismo, um momento espetacular onde muitos dos pais acompanhavam os seus filhos durante o percurso até a meta.

Defendo que todas as provas de atletismo deviam ter uma prova infantil associada de modo a transmitir os valores e gosto no atletismo aos mais jovens.

Caminhada

A caminhada iniciou-se também antes do tiro de partida da prova principal às 18h30, na Vagueira e seguiu em direção à Costa Nova, pela ciclovia, junta à Ria e paralela ao percurso da corrida.

Apoio e motivação frequente enquanto os atletas davam o seu máximo.

Tiro da Partida da prova Corrida Popular da Costa Nova

A Prova principal dos 10 km tinha como partida e chegada frente ao Mercado municipal da Costa Nova, com os atletas concentrarem-se no local para iniciarem a prova e de concentração nos objetivos de obterem a vitória e/ou baterem os seus recordes pessoais.

Eu Tiago Lopes em representação de OPraticante.pt, fui um deles, tinha por objetivo bater a minha marca pessoal e acabei por consegui-lo.

Partida iniciou-se assim as 19h, com grande apoio dos espetadores que davam o seu apoio extra e motivação para todos os atletas.

“ Os 10 km mais rápidos de Portugal ”

Assumiu-se desde a primeira edição como os 10 quilómetros mais rápidos de Portugal, onde tem vindo a ganhar projeção ao ponto de ser já um dos eventos mais marcantes daquela localidade ribeirinha.

Percurso ideal para grandes marcas e recordes pessoais, e eu fui testemunha disso mesmo.

Ligação de Costa Nova e Vagueira, com retorno aos 5 km na Vagueira até ao ponto inicial da prova num percurso asfalto e plano, onde me senti totalmente confortável.

Bruno Batista vence a Corrida Popular da Costa Nova

O atleta do CN Rio Maior, Bruno Batista acabou por conquistar a vitoria acabando com o tempo 30.59min, onde surgiu isolado desde a viragem do retorno.

Curiosamente mais dois atletas do CN Rio Maior, Filipe Vitorino no 2º lugar, com o tempo de 31.15min. e no 3º lugar, Francisco Cerveira com o tempo de 32.19min, completaram o pódio.

Referir que continua ainda a pertencer a Ricardo Ribas o recorde da prova, com o tempo de 30.33min.

Carla Martinho imparável na Corrida Popular da Costa Nova

A atleta Carla Martinho, do Recreio de Águeda conquistou a sua quinta vitoria consecutiva na Nissan Corrida Popular da Costa Nova, terminando com o tempo de 35.00min.

Recorda-se que o recorde da prova do lado feminino continua a pertencer a Carla Martinho, com o tempo de 34.39min.

A fechar o pódio feminino, em 2º lugar ficou Sara Pinho, do ADREP com o tempo de 35.25min e no 3º lugar Joana Fonseca, do GFD Running com o tempo de 36.00min.

Clube Atletismo de Ovar obtêm vitória colectiva

Pódio em equipas pertenceu ao Clube Atletismo de Ovar, na segunda posição foi o Recreio Águeda e na terceira posição DCI/Trilhos Luso Bussaco.

Joao Antunes Homenageado na Costa Nova

O nome pode não dizer muito para a maioria do público ligado ao atletismo, mas nos bastidores do mundo das corridas João Antunes é altamente respeitado.

Na casa dos setenta anos de idade, já retirado, João Antunes esteve na élite mundial dos medidores de provas de estrada, sendo, a par de Américo Chaves, os dois únicos medidores portugueses com grau internacional A, o que lhes confere o raro estatuto de poderem, por exemplo, medir e certificar a distância da maratona em campeonatos do mundo ou Jogos Olímpicos, um privilégio que João Antunes já teve oportunidade de viver. De Angola a Timor, percorreu meio mundo a medir e a certificar provas de atletismo em estrada.

Engenheiro de formação, João Antunes acompanhou os primórdios do rigor das medições das corridas, no início dos anos 90 do século passado, com a vinda a Portugal do matemático francês La Salle, que esteve na origem das fórmulas que ainda hoje aferem, com um rigor impressionante, as distâncias medidas, com o auxílio de uma bicicleta, um contador Johnson acopolado e uma correta calibragem, onde entram para a fórmula científica os números da pressão dos pneus e da temperatura ambiente, entre outros.

João Antunes

João Antunes  foi um dos pioneiros em Portugal

João Antunes apaixonou-se pela matemática das medições e foi um dos pioneiros em Portugal na sensibilização para a importância da correta medição das provas de estrada, deixando um legado que os seus seguidores sabem ser de difícil alcance: «Aprendi muito com o João e muito do que eu sou nesta atividade a ele devo» – confessa António Freire, um dos mais requisitados medidores oficiais da Federação Portuguesa de Atletismo.

Que acrescentou: «A maioria das pessoas não tem ideia da responsabilidade que temos entre mãos. Psicologicamente e fisicamente pode ser desgastante, já que uma medição pode facilmente demorar um ou mais dias» – explica António Freire, que admite que esta homenagem é mais do que merecida: «O João já merecia o reconhecimento público do seu extraordinário trabalho. Como medidor fico muito sensibilizado pela iniciativa do Atletas.net».

Ao telefone João Antunes, que mantém uma amizade de longa data com o diretor do Atletas.net, respondeu ao convite com a voz embargada: «Obrigado. Fico muito sensibilizado e quase sem palavras. É sempre bom reconhecerem o que fiz com tanta dedicação e amor ao atletismo».

A título de curiosidade refira-se que é a João Antunes a quem se deve o slogan da Corrida Popular da Costa Nova, quando em 2014, o credenciado medidor admitiu, no final da medição da prova: «Tem tudo para ser os 10 km mais rápidos de Portugal».

A homenagem a João Antunes decorreu na cerimónia protocolar da Nissan Corrida Popular da Costa Nova.

Sino da Tradição

Este sino dava o incentivo a quem chegasse de bater os seus recordes pessoais, uma tradição caracteristica de todos os anos , sempre será um momento inesquecivel para cada atleta.

Por acaso não conseguir tocar, tal a emoção de ter batido o meu recorde pessoal.

Muitos foram os recordes pessoais obtidos durante toda a prova, emoções , festejos e lágrimas de alegria.
No meu caso foi um tremendo orgulho conseguir a minha melhor marca nesta prova.

Recorde de Inscrições e participação

Corrida Popular da Costa Nova teve como referido muitos atletas com a sua melhor marca, mas a organização obteve o seu recorde de inscrições e participação.

Foram mais de 1500 atletas que desafiaram-se nesta sexta edição.

OPraticante.pt marcou presença

A equipa do Opraticante.pt esteve representada por dois atletas tendo obtido, Tiago Lopes – 4º Lugar Sub23 / 103º Geral – 39.06min e Paulo Lopes – 236º Geral – 42.42min.

Aspetos Positivos

Corrida Popular da Costa Nova foi um sucesso, prova com excelente ambiente, recordes pessoais de muitos atletas e recorde pessoal de inscrições prova com mais de 1500 atletas.

Este número de participação crescente no evento não surpreende uma vez que que esta prova reúne todas as condições para uma grande marca e terminar a época desportiva é sempre especial.

Espero mesmo que a Corrida Popular da Costa Nova seja uma prova foco no calendário nacional nos próximos anos.

Corrida Popular Costa Nova

Aspetos a melhorar

Nem tudo foi perfeito, e uns dos momentos negativos foi o balneário designado pela a organização, onde no interior tinha um espaço reduzido para quase 3 atletas.

Muitos atletas, tal como eu tiveram que se despir e vestir no exterior do balneário onde muitas mulheres tinham de passar despercebidas para o outro o balneário.

Deviam de refletir sobre esta situação, porque deixou um desconforto em todos atletas.

Texto: Tiago Lopes
Fotos: Atletas.Net

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta