CORVUS TRAIL, UM TRAIL COM TRADIÇÃO NO CTR

Corvus Trail

Decorreu nos dias 2 e 3 de Abril, na Herdade da Murteira em Mouriscas, a 4ª Edição do Corvus Trail.

Um evento organizado pelo COA – Clube de Orientação e Aventura juntamente com a EPDRA – Escola de Desenvolvimento Rural de Abrantes e a ACROM – Associação Cultural das Rotas de Mouriscas e com o apoio da Junta de Freguesia de Mouriscas e dos Munícipios de Abrantes, Mação e Sardoal.

O Corvus Trail integra o CTR – Circuito de Trail do Ribatejo

É uma prova Certificada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal que integra os Circuitos Nacionais de Trail, Trail Sprint e Jovem.

Esta prova é reconhecida pela ITRA – International Trail Running Association, inserida no UTMB World Séries Qualifier.

A compor o evento, no sábado dia 2 o Trail Longo (30km) e o Trail Kids e no domingo dia 3 o Trail Curto (15km), Mini Trail (8km) e a Caminhada (11km).

Contou com mais de 700 participantes nas várias distâncias.

Leia também

A PROVA É MAIS DO QUE UM TRAIL

TRAIL, QUINZE PROVAS PARA TODOS OS GOSTOS

Texto: Helena Santos // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização

IV Corvus Trail

Com os dorsais levantados e colocados e depois do aquecimento chega a hora de passar pelo controlo zero feito na Herdade da Murteira.

Os atletas todos juntos seguiam então para o ponto de partida que seria mais à frente na R. Vale Meixinho.

Corvus Trail

Partida e lá seguimos por um estradão e alguns trilhos até à Capela da Senhora dos Matos, tão conhecida em Mouriscas, um pouco mais à frente a primeira subida a sério a subida dos eucaliptos.

Num sobe e desce rumava-se à Anta da Foz do Rio Frio e a partir daí a parte da prova mais linda e desafiante.

Trilhos bem verdes e floridos, várias travessias dentro de água e muita beleza em volta da Ribeira do Rio Frio.

O Trilho Indiana Jones, Trilho do Javali, Trilho da Azenha e Trilho dos Jacarés e eis o esperado Trilho da Subida da Pedra Branca.

Corvus Trail
Trilho da Subida da Pedra Branca

Antes de o começar a subir, mais uma passagem por um riacho, uma bela, dura e desafiante subida, mas que lá bem no alto acabava por compensar o esforço para a fazer.

Depois de ultrapassada a subida, foram cerca de mais 3km rápidos e finalmente a chegada à meta, onde para além do abastecimento final os atletas ainda tinha o reforço final à espera.

No Trail longo para além do percurso feito pelos 15km, vários foram os belos trilhos percorridos pela Ribeira da Arcês e a famosa Subida do Mota, que depois de na edição anterior ter sido retirada por questões de segurança, nesta edição voltou.

Subida do Mota

Vencedores

Trail longo

Lúcio Carrilho dos Trilhos Dos Templários/Acr Santa Cita venceu o trail longo ao terminar em 02:54:16, em segundo lugar Luiz Mota da Casa do Benfica de Abrantes com 02:56:03 e a fechar o pódio David Costa do Fátima Trail Team com 02:58:26.

Do lado feminino Jocelina Ferreira do Montanha Club Trail Running Efapel venceu ao terminar em 03:27:19, em segundo lugar Rita Maia do Fátima Trail Team com 03:39:44 e a fechar o pódio Sofia Nunes do Trilho Perdido Eventos/Imporlux com 03:46:27.

Trail curto

Patrício Gaspar doAma(Dores) Trail Team/Acru venceu o trail curto ao terminar em 01:16:56, em segundo lugar João Figueiredo com 01:17:33 e a fechar o pódio Paulo Santos daAssociação Desportiva De Aldeia Da Ribeira com 01:18:00.

Do lado feminino Ana Rodrigues do Cpalcanenatrail venceu ao terminar em 01:29:13, em segundo lugar Ana Oliveira do Fátima Trail Team com 01:33:19 e a fechar o pódio a madrinha Tetyana Vakulyuk com 01:37:51.

Nesta distância esteve também Helena Santos de OPraticante.pt.

Corvus Trail
Helena Santos de OPraticante.pt

Mini trail

Francisco Martins doClube de Atletismo de Trail Runners da Ponte venceu o mini trail ao terminar em 00:43:28, em segundo lugar Nuno Pombinho do Clube de Atletismo de Trail Runners da Ponte com 00:44:39 e a fechar o pódio Tiago Fernandes com 00:45:44.

Do lado feminino Rita Ramos do Cpalcanenatrail venceu ao terminar em 01:00:45, em segundo lugar Laura Rosário do Craks Do Pedalcom 01:01:28 e a fechar o pódio a Tatiana Calado da A.D.Vale de Sorense com 01:02:42.

Corvus Trail
Trail Kids

Trail Kids Academia Corvus Trail

Mais uma vez e como nos tem habituado verificou-se que a compor o evento também estiveram as corridas para os mais jovens.

Com duas distâncias, uma de 500 metros para as crianças com idade inferior ou igual a 7 anos e outra de 1.000 metros para as crianças com 8 ou mais anos.

Corvus Trail
Tetyana Vakulyuk com Artur Oliveira

Madrinha e Homenagens

A quarta edição teve como madrinha Tetyana Vakulyuk, ucraniana a residir em Portugal e vencedora da primeira edição, atleta que se associou à iniciativa de recolha de bens para o povo ucraniano neste evento através do centro de recolha da J.F. de Mouriscas.

A Organização voltou a inovar com a atribuição de um dorsal vitalício a Manuel Victorino, um dos atletas mais conhecidos do Trail Nacional e com presença assídua em todos os eventos do COA.

Corvus Trail
Manuel Victorino homenageado com Hugo Água

No decorrer da cerimónia de entrega de prémios a Organização homenageou o Eng.º João Quinas por ter contribuído para a formação de centenas de jovens ao longo do seu percurso profissional e por ser também um dos responsáveis pelo crescimento do Corvus Trail.

Organização do Corvus Trail

Mais uma vez e como nos tem habituado uma excelente organização e animação do início ao fim.

Trilhos muito bem marcados.

Ao longo do percurso vários foram os membros da organização que foram aparecendo e dando apoio aos atletas, em alguns pontos os bombeiros também estavam de vigilância.

Fazem tudo em prol do bem estar dos atletas.

Prova equestre que se realizou paralelamente

Neste fim de semana, em paralelo ao Corvus Trail, na EPDRA realizaram-se também provas de equitação.

No sábado uma prova de Dressage e no domingo uma prova de Saltos que permitiu um fim-de-semana diferente para toda a família.

Corvus Trail
Artur Oliveira do COA – Clube de Orientação e Aventura

Para terminar estivemos à conversa com Artur Oliveira da organização que nos referiu sobre o evento

O balanço da edição de 2022 do Corvus Trail é muito positivo, o feedback que recebemos foi fantástico.

Na nossa prova, acima de tudo, gostamos que os participantes se sintam em casa, e esse objetivo tem sido conseguido, a cada edição tem-se verificado um crescimento do número de participantes.

Em termos de percurso, neste momento temos uma base que está consolidada, no entanto, todos os anos temos o desafio de o aperfeiçoar e de surpreender quem o percorre.

Em 2021, iniciámos o projeto Academia Corvus Trail, uma aposta do COA na formação do Trail e Orientação.

Nesta edição os nossos jovens estrearam-se a correr em casa no Trail Kids, o que é um motivo de orgulho, satisfação e de muita esperança no futuro.

Agradecemos a todos os participantes, entidades e parceiros que voltaram a confiar em nós.

Neste momento sinto um privilégio enorme por pertencer a esta família, com pessoas dedicadas, empenhadas e que trabalham como uma verdadeira equipa.

Voltaremos em 2023…

Parceiros