Danças de Salão | Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira campeões nacionais

Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira sagraram-se Campeões Nacionais de Danças Standard – Profissionais, em prova realizada na noite de (21/02/2015) no Pavilhão Desportivo Municipal Rainha Dona Leonor nas Caldas da Rainha, vencendo a competição nas cinco danças.

Já no ano de 2014, Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira tinham alcançado o 1º lugar do Circuito Nacional em Danças de Salão 2014 da Federação Portuguesa de Dança Desportiva, no escalão de Profissionais Standard e o 2º lugar em Profissionais Latinas. Estes resultados, deram a este par de campeões do concelho do Seixal o direito de representar oficialmente Portugal na mais alta esfera das danças de salão internacionais.
Ainda em 2014, representaram o nosso país no Campeonato da Europa de Danças Latinas, em Leipzig (Alemanha), onde ficaram no top 27, e no Campeonato do Mundo das Dez Danças, em Brasov (Roménia), onde ficaram no top 16. Estiveram em Magdburg (Alemanha) para mais dois desafios de peso: o Campeonato da Europa de Danças Standard (Top 31) e a Taça do Mundo de Danças Latinas (Top 22). Participaram em Horsens (Dinamarca) na disputa do Campeonato do Mundo de Danças Standard (Top 32).
Iniciaram as suas presenças internacionais no ano de 2015 representando Portugal no Campeonato da Europa de Profissionais Standard WDSF, realizado em Copenhagen – Dinamarca.

Sérgio Lourenço é Licenciado em Ciências do Desporto – Ramo de Exercício e Saúde – pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. É Professor certificado pela TheInternational Dance TeachersAssociation (IDTA), com grau de Associate em Standard e Latinas e Dançarino certificado pela United KingdomAlliance (U.K.A.). Iniciou-se nas danças de salão em 2004 na vertente competitiva, sempre com optimos resultados.
Cátia Cerqueira é Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Dançarina Certificada pela United KingdomAlliance (U.K.A.). Iniciou a prática de danças de salão em 1996, com apenas 11 anos, tendo enveredado pela vertente de espectáculo. Em 2001 iniciou a competição, com óptimos resultados desde então.
Sérgio e Cátia começaram a dançar juntos em Fevereiro de 2007, tendo realizado o primeiro campeonato como par logo em Maio de 2007, alcançando o 1º lugar, iniciando aí uma rápida progressão como dançarinos e como professores.
Competiram, até Abril de 2014, nos escalões de Profissionais em Latinas e Modernas (Standard), pela A.P.P.D.S.I. (Associação Portuguesa de Professores de Dança de Salão Internacional), no World Dance Council. Tendo participado nos Campeonatos do Mundo e da Europa de Profissionais 10 Danças, em 2013.
Encontram-se actualmente a competir na WDSF Professional Division, pela FPDD (Federação Portuguesa de Dança Desportiva).
Paralelamente dedicam-se ao ensino e à realização de espectáculos e animação de eventos, áreas estas em que já somam vastas experiências.

Destas experiências destacam-se algumas como:

  • Participação como dançarinos na final do programa televisivo “Casamento de Sonho” da TVI
  • Participação como dançarinos na gala de Natal do BPN
  • Participação como dançarino/professor (Sérgio) no programa televisivo “Dança Comigo” da RTP1
  • Participação como dançarinos em gravações da novela “Perfeito Coração” da SIC
  • Animadores e Dançarinos no jantar de aniversário do CLIX
  • Dançarinos do espectáculo “Lisboa ao Parque” no Parque Mayer no Verão 2009
  • Dançarinos na Ópera de Wagner – “O Crepúsculo dos Deuses” no Teatro de São Carlos

Sérgio Lourenço e Cátia Cerqueira são um dos mais brilhantes e regulares pares de Danças de Salão nacionais da actualidade e são professores desta especialidade no Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo (Corroios), no Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Casalinhense (Torres Vedras) e no Level Health Club (Almada).

Parceiros